Eclipse - Melhor estrutura

Ola Pessoal,

Vou começar a desenvolver um projeto usando o Eclipse e estou em uma dúvida cruel :slight_smile:

A aplicação consistirá de uma programa Base que instanciara outras classes que serão JInternalFrame … essas classes serão projetos completos com, possivelmente, várias outras classes e apenas a classe principal será uma interface pré-definida … ou seja, cada uma dessas classes será um projeto novo.

O melhor é:

  1. Criar um novo projeto para cada “sub-projeto” da aplicação e ter toda a estrutura separada de cada projeto.
  2. Manter um grande projeto contendo o Base e todos os sub-projetos (apenas um diretório src, bin e doc) separados pelo package
  3. outro modo …

Sugestões?!?

Obrigado

Isso vai do teu gosto :slight_smile:
nao ira mudar em nada o desenvolvimento propriamente dito…

mas olhe as opcoes do eclipse, tem como referenciar dois projetos distintos, assim você pode ter cada um dos projetos separados.

O eclipse deixa vc configurar dependências entre projetos (e entre JARS), de forma que vc consiga usar o jar de um como lib do outro.

Já te dou 3 conselhos, que se fossem mesmo bons eu vendia, mas farão vc pensar com certeza:

  1. Descubra o que vc quer ter sempre de cada projeto e crie uma interface pra eles.

  2. Não restrinja a GUI de um projeto a um JInternalFrame. Espere JComponents e crie um JInternalFrame pra eles. Assim, se no futuro vc quiser transformar sua aplicação em MDI (várias janelas), não dá (tanto) trabalho, e vc pode deixar isso configurável.

  3. Pense em coisas comuns que eles vão ter, e numa maneira de facilitar o acesso a coisas comuns (isso pode significar que sua interface tem um método init(MyContext context), que inicializa um projeto). A idéia de um contexto configurável contendo os recursos disponíveis, é muito boa e sempre alivia dores de cabeça. O contexto de uma aplicação stand-alone é o System. O de um Servlet é um ServletContext. O de um Applet é um AppletContext.

Depois me diz pra que é que vc tá inventando isso e se eu vou querer um dia roubar a sua idéia , ok??

[]s do duke!

Ola Duke, Pessoal,

:roll: Estou pensando … acho que preciso de mais tempo meditando :slight_smile:

Quanto a interface estou planejando mesmo, ela terá algumas funções que vão servir pra meu programa principal recuperar informações acerca do projeto interno da classe, coisas como nome, versão, direitos de acesso, etc. além é claro funções de inicialização …

Quanto ao contexto … pelo que entendi seria uma classe que contenha todas as informações comuns ao projeto base e os sub-projetos, é isso? Bem, pretendo ter informações como dados de conexão, dados do usuário, etc. etc. …

A dica 2 foi na mosca :!: … vou tentar fazer o projeto por esse caminho, valeu mesmo!

Sobre o que eu vou fazer … é bem interno, você não vai conseguir tanto dinheiro quanto consegue com os conselhos :lol:
A idéia básica é ter um programa base onde os usuários logam, eu recupero o perfil deles e disponibilizo um menu com os programas que eles podem acessar … pra adicionar o programa basta desenvolver um projeto da interface geral do sistema , adicionar as informaÇòes dele no banco de dados (acesso, jar, etc.) e o programa já o disponibiliza … quase como plugins mas não ao pé da letra pq eu preciso recuperar informacoes do banco e nao apenas localizar os arquivos em um diretorio.
Mais alguma ideia?

Muito obrigado … 8)