Eclipse + MySQL = Erro ao acrescentar driver JDBC para se conectar

Olá!

Estou tentando fazer uma conexão com BD (MySQL), porém o problema se resume dessa forma:

Se eu escrevo o código e deixo de adicionar o driver JDBC no Buid Path do Java é apresentado o erro: “java.lang.classnotfoundexception:com.mysql.jdbc.driver” (acho que nada errado até aqui pois realmente falta o driver)

Porém, ao registrar o driver e incluí-lo no projeto e tentar compilá-lo, não acontece mais nada! Não é mostrado mensagem alguma, nada aparece no console e é como se eu não tivesse executado-o!
Mas se eu abro o gerenciador de tarefas, foram criados pelo eclipse arquivos java que não são mostrados!!

Sei que este tópico será parecido com vários outros, porém mesmo tendo as soluções propostas nos demais tópicos aqui e de outro lugares, ainda não encontrei uma solução para o problema!

(Tentativas: colocar os drivers JDBC diretamente na pasta lib do JRE, copiá-las para o projeto e só depois add ao build path e tentei instalar Eclipse-MySQL-JDK tudo num notebook recém formatado e o resultado foi o mesmo do meu).

CÓDIGO DA CLASSE QUE CONTÉM O MÉTODO PARA CONEXÃO AO BANCO DE DADOS:

import java.sql.;
import javax.swing.
;
//import com.mysql.*;

public class mySqlConnection {

	Connection con = null;

	public static Connection dbConnector() {
		
		String url = "jdbc:mysql://localhost:3306/Employeedata";
		
		try {
			Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
			Connection con = DriverManager.getConnection(url, "root", "");
			JOptionPane.showMessageDialog(null, "Conectado ao Banco de Dados!");
			return con;
			
		} catch (Exception e) {
			JOptionPane.showMessageDialog(null, e);
			return null;
		}
	}

}

WINDOW APPLICATION (JFRAME) QUE FARIA O TESTE:

import java.awt.EventQueue;
import java.sql.Connection;

import javax.swing.JFrame;

public class Login {

private JFrame frame;

/**
 * Launch the application.
 */
public static void main(String[] args) {
	EventQueue.invokeLater(new Runnable() {
		public void run() {
			try {
				Login window = new Login();
				window.frame.setVisible(true);
			} catch (Exception e) {
				e.printStackTrace();
			}
		}
	});
}

Connection con = null;

/**
 * Create the application.
 */

public Login() {
	initialize();
	con=mySqlConnection.dbConnector();
}

/**
 * Initialize the contents of the frame.
 */
private void initialize() {
	frame = new JFrame();
	frame.setBounds(100, 100, 450, 300);
	frame.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}

}

Agradeço desde já a ajuda e peço desculpas se o tópico estiver incorreto, pois é a primeira vez que utilizo o espaço e… estou meio desesperado que não funciona e fiquei “empacado” pois sem a devida conexão ao BD, não consigo prosseguir as vídeos aulas que estou assistindo!

Você pode usar o Maven (ou um similar) para gerenciar o pacote do MySQL, mas por via das dúvidas, poderia postar todas as linhas de erro?

Obrigado pela ajuda!!

Primeiramente, desculpe a ignorância mas, o Maven que você citou seriam somente os Drivers para a conexão, substituindo os do MySQL?
Se sim, fiz os downloads do mesmo agora e inseri no Build Path, porém, ocorreu a mesma coisa: Projeto compilou, não mostrou nenhum erro, porém… não abre nada na tela e não é mostrado nada no Console!!

Sobre as linhas de Erro, é como disse acima: Não é mostrado erro algum no console, o projeto parece compilar e nem mesmo ao lado dos números das linhas de código, não existem erros ou Warnings.

Detalhe: Se eu abro o gerenciador de tarefas, foram criados pelo eclipse arquivos java que não são mostrados e apenas consomem recursos do computador até que eu encerre o eclipse ou encerre suas tarefas!!

Novamente, obrigado pela ajuda!!!

1 curtida

O maven gerencia dependencias adicionais que você usa, de forma que você não precisa ficar se preocupando, é apenas configurar o que queria e já usar (Caso não precise de configurações externas).

Caso use o maven, esta é a dependencia que uso: https://mvnrepository.com/artifact/mysql/mysql-connector-java . A versão você pode dar preferência à aquela que mais usam.

também estou com o mesmo problema!