Eclipse...necessito de ajuda urgente

Olá pessoal!

Antes de mais… quero louvar este projecto (portaljava), que não sabia da sua existência… mas que me parece ser mesmo uma ideia fantástica, e espero contribuir para o seu bom funcionamento…

Ora bem… aqui vai o meu problema…

Não sou um programador java muito experiente, e quando programei em java foi sempre em pequena escala, sem ter necessidade de recorrer a um IDE (como o eclipse).
Agora estou envolvido num projecto, em que vou ter de trabalhar com inumeros ficheiros… e como tal foi-me aconselhado usar o eclipse para desenvolver o projecto.

Aqui começa o meu problema… O projecto tem já uma estrutura de directórios bem definida, a minha função é optimizar algumas funcionalidades…
A estrutura de directorios (do worksapce do projecto) é um pouco complexa… mas vou aqui deixar a mesma:

#worsapce/programa1/bin/(vários fiheiros e directórios) - onde são colocados os ficheiros .class, após compilacao
#worsapce/programa1/data/(vários ficheiros e directórios) - estruturas/dados usados nos programas
#worsapce/programa1/src/(vários ficheiros e directórios) - ficheiros source

Bem… o meu problema pode ser descrito de forma muito simples… eu simplesmente não sei como quando altero um dos ficheiros, e digo para que seja compilado, o resultado seja colocado automaticamente no directório “bin”… ou seja, cada vez que altero o código fonte, e mande compilar, como é que a estrutura de ficheiros fonte são compilados e colocados no directório “bin”…

Não sei se fui suficientemente claro… mas caso precisem de mais informação digam por favor…

Desde já agradeço pela ajuda… seria mesmo bom se alguém me pudesse orientar, pois estou cansado de andar à procura de informação na net… sem sucesso…

Fiquem bem!

PS - Estou a usar eclipse 3.0.1, em linux (Slackware)

/edu

Olá Edu!!!

Primeiramente, seria legal se você procurasse alguns tutoriais sobre Eclipse, que é uma ferramente maravilhosa.

Quanto ao seu problema com os diretórios, é bem simples. Se você mandar o Eclipse criar o projeto no directorio #workspace/programa1 ele irá tentar detectar o conteúdo das outras pastas.

Existem algumas pastas importantes num projeto Eclipse, uma delas é a pasta de SRC (que deveria ser #worsapce/programa1/src/) e a pasta de OUTPUT (que deveria ser #worsapce/programa1/bin/).

Tente criar um novo projeto no Eclipe… Logo na primeira tela, de um noma e especifique que o projeto terá um diretório específicio, colocando este como #workspace/programa1.

Na tela seguinte haverá quatro tabfolders (source,projects,libraries,order a and export)

Em source, se a pasta #worsapce/programa1/src não estiver definida, clique em add, e certifique-se de que só ela esteja presente, é importante que a raiz #worsapce/programa1/ não seja um source… apenas a pasta SRC mesmo.

Lá embaixo existe uma opção “default output folder:” que determina a pasta padrão de saída (ou seja, os .class), clique em browse, e selecione a pasta #worsapce/programa1/bin.

Na tab folder projects, você pode dizer ao Eclipse se aquele projeto deve enxergar outros projetos ou não.

E na tab libraries, você deve assinalar todos os .jar que venha a utilizar, se eu entendi bem, eles poderiam ficar armazenados em #worsapce/programa1/data

Isso é o suficiente para montar sua estrutura no Eclipse. Agora quanto ao ato de compilar, não existe. Uma vez que vc salva um .java no ecipse, ele automaticamente gera o .class correspondente no output folder.

Abraços!!

Muito obrigado…

Penso que já estou a entrar na ideia, e já consegui colocar o projecto a funcionar, pelo menos a compilar e isso… vamos la a ver se consigo por isto tudo a funcionar… dado que é mesmo uma estrutura de ficheiros e directorias complexa! Mas com essa essa simples indicação de passos, e a ideia básica de funcionamento de projectos em eclipse, eu espero conseguir por isto a andar…

Por enquanto estou a ter um erro, mas penso que tem a ver com alguma biblioteca externa, que devo precisar… mas vou investigar melhor!

De qualquer modo… eu vou colocando aqui algum problema que vá tendo…

Muito obrigado!

Abraço!

/edu