Alguém sabe dizer se já é possível desenvolver JSF com o eclipse ou netbens?
att,
kardon
Alguém sabe dizer se já é possível desenvolver JSF com o eclipse ou netbens?
att,
kardon
mas é claro… até com notepad
Caro Kardon,
È possível criar aplicações com estas duas IDEs, elas vão te dar algum realçes de sintaxe mais alguns recursos como criação do web.xml e faces-config.xml , criação de beans e etc…
Mais a grande vantagem e proposta do JSF (JSR-127) é a criação de aplicações e interfaces robustas de maneira rápida e produtiva, portanto existem ferramentas mais avançadas e proprietárias como o JBuilder, JDeveloper,SUN Java Studio Creator.
Para Eclipse existe uma ferramenta (plugin) chamada JSFStudio da exadel. Eu estou estudando alguns exemplos na IDE NetBeans 4.1 e estou achando interessante esse ambiente e a sua produtividade, aderindo aos padrões recentes do JSP,Servlets, JSTL além de ter integrado o Tomcat 5.0.28.
PS. tem o faces-console no site… http://www.jamesholmes.com/
e procure exemplos + especificações no site da sun
abraços…
Olá William, td bem? Quando eu perguntei se era possível desenvolver JSF com o eclipse e/ou netbens, estava na verdade querendo saber se existe algo similar a ferramenta Java Studio Creator para o ECLIPSE OU NETBENS, e que seja free. Porque se for para comprar uma dessas ferramentas prefiro continuar com M$ que é muito + produtivo e talvez custe menos.
Att,
Ricardo
Caro Kardon,
Vou ser sincero com vc. se for para comparar ferramentas da microsoft com java, eu já passei desta fase pois conheço e muito o outro lado.
O nosso foco em questão é JSF e eu fui muito objetivo na minha resposta. Agora vc querer comparar o custo do ROI/anual comparando uma IDE de alto nível, multiplataforma etc…etc…com um framework da Microsoft achando que vai ter produtividade, eu te mostro um builder feito em “java swing” de 83 KB criando uma aplicação completa JSF com alguns clicks de mouse.Bem que eu quero dizer com isso é que existem ferramentas para qualquer tipo de aplicativo basta vc. querer usar :razz:
a licença do Sun One Studio PARECE, não é certeza, que custa uns 80 dolares… e a do .NOT? (sim, o O é de propósito)