Eclipse

Bom dia a todos,

A hora esperada chegou.

Já descarreguei tudo (penso eu) da Internet. :?:

Eclipse
JDK 6

Penso que chega para começar mas necessitava de um apoio vosso no sentido de configurar o eclipse e também ver o que é necessário para trabalhar com bases de dados e de onde devo descarregar. Nesse ponto acredito que haja mais algumas coisas necessárias.

Agradeço todo o vosso apoio antecipadamente

Um abraço
José Santos

Afinal de que tipo de configuração vc precisa, para configurar o eclipse ?
pois tem configuracoes que nao sao tao faceis !
o que vc precisa fazer ? que tipo de projetos?

[quote=paulo.rogeriobr]Afinal de que tipo de configuração vc precisa, para configurar o eclipse ?
pois tem configuracoes que nao sao tao faceis !
o que vc precisa fazer ? que tipo de projetos?[/quote]

Boa tarde Paulo Rogerio,

Estou tentando fazer um projecto com base de dados (CRUD + interface gráfica) mas até agora estou tentando configurar o ambiente de trabalho (o Eclipse). Embora tenha testado o NetBeans, as apostilas trazem o eclipse e fará algum sentido começar e abordar o estudo com o Eclipse.

Por outro lado, no NetBeans acrescentei o JavaDb , também tinha adicionado o MySql-conector pois fiz alguns testes com eles. Mas após conversar com alguns colegas do GUJ resolvi fixar-me no Eclipse.

De repente lembro-me dos plug-ins…

Mas na realidade, a questão coloca-se desta forma:

Para fazer uma aplicação Web de gestão de bases de dados relacionais com interface gráfica, o que devo configurar no Eclipse e que produtos adicionais devo ter instalados no PC.

No final será para alterar o projecto e criar uma ligação a uma base de dados num AS/400. (JT400 - Esta já eu sei do diálogo com alguns colegas)

Mas até lá tenho muito que aprender, pois estou iniciando o meu aprendizado no Java agora. A diferença é que tenho um objectivo a que me propuz. Será que conseguirei??

Pois vou fazendo este caminho, caminhando com o vosso apoio. Espero ter esclarecido.
Qualquer dúvida, não hesite.

Grato mais uma vez, pela vossa ajuda e apoio

José Santos

Se você não tem noção de por onde começar, recomendo dar uma olhada na documentação do próprio eclipse ou no site.

O eclipse dispõe de tutoriais interativos com os Cheat Sheets.

Para dúvidas específicas você pode contar conosco, mas para as mais genéricas eu sugiro uma lida no material disponível.

Agora que vi seu post, recomendo de início usar os plugins WTP (para a parte web) e o DTP (para banco de dados).

Ambos os plugins são da fundação Eclipse e você encontra a documentação de uso no próprio site.

Já que ainda está aprendendo Java, não tente dar um passo maior do que a perna. Vá devagar com os conceitos para não sofrer com um “gap” tecnológico mais pra frente (estudar frameworks web sem ter noção do que é um Servlet ou estudar o Hibernate sem nunca ter feito algo em JDBC). É bom ter uma base.

Outra dica que pode lhe ser útil: não se prenda ao Eclipse só por causa dos tutoriais, o Netbeans é muito bom também e vale muito mais a pena você usar o que mais te atrair porque ambos são excelentes ferramentas de desenvolvimento.

[quote=Ataxexe]Se você não tem noção de por onde começar, recomendo dar uma olhada na documentação do próprio eclipse ou no site.

O eclipse dispõe de tutoriais interativos com os Cheat Sheets.

Para dúvidas específicas você pode contar conosco, mas para as mais genéricas eu sugiro uma lida no material disponível.[/quote]

Boa tarde,

Concordo consigo e de certa forma estou fazendo isso.

Contudo vou verificar os tutoriais interactivos Cheat Sheets que você mencionou.

Obrigado pelas dicas e apoio

[quote=Ataxexe]Agora que vi seu post, recomendo de início usar os plugins WTP (para a parte web) e o DTP (para banco de dados).

Ambos os plugins são da fundação Eclipse e você encontra a documentação de uso no próprio site.

Já que ainda está aprendendo Java, não tente dar um passo maior do que a perna. Vá devagar com os conceitos para não sofrer com um “gap” tecnológico mais pra frente (estudar frameworks web sem ter noção do que é um Servlet ou estudar o Hibernate sem nunca ter feito algo em JDBC). É bom ter uma base.

Outra dica que pode lhe ser útil: não se prenda ao Eclipse só por causa dos tutoriais, o Netbeans é muito bom também e vale muito mais a pena você usar o que mais te atrair porque ambos são excelentes ferramentas de desenvolvimento.[/quote]

Obrigado novamente

Ponto de situação:

1º o WTP e depois o DTP . Sendo plugins como os instalo no ambiente do Eclipse?

Concordo consigo relativamente ao Netbeans e na realidade devemos estar desenvolvendo num ambiente onde nos sentirmos melhor.

Obrigado pelo apoio

José Santos

O Update Manager é a melhor forma para você os instalar. E ele já vem com o link para esses plugins.

Menu: Help -> Install New Software…
No campo “Work with”, escolha “Helios” (ou o nome da versão do seu Eclipse - o Helios é o atual).

Irá aparecer uma lista com vários plugins. Aí você escolhe os que quer baixar (no caso, o Web Tools e o Data Tools) que o Eclipse baixará automaticamente as dependências pra você.