Eclipse

Olá pessoal!

Desistalei o java da minha máquina e instalei a versão J2EE porém agora quando eu tento acessar o Eclipse ocorre o seguinte erro:

Failed to load the JNI shared library "C:\Sun\AppServer\jdk\jre\bin\client\jvm.dll

Alguém poderia me ajudar?

Obrigado.

de uma maneira básica.

Para rodar o JEE você necessariamente necessita do JSE, então você precisará do jdk.
As especificações do java ee estarão no seu servidor de aplicação, por exemplo, para rodar o java ee6 você precisará do jdk acima do 1.6.1 além do servidor de aplicação como o glassfish 3.0 ou o jBoos 6.

Sou iniciante em Java e Eclipse, mas acho que é assim que vc informa ao Eclipse onde está o JRE.

No Eclipse vc tem que ir no menu Window e selecionar Preferences.

Lá vc vai em Java e depois em Installed JREs.

1 - Clica no botão Add (lá tem três opções, mas eu usei a que já vem selecionada)
2- Clica em Next e informa a pasta onde tem seu JRE (caminho completo).

Ex.: C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_26\jre (neste caso o JRE está dentro do JDK).

para abrir o eclipse você precisa de um jdk e preferencialmente as variaveis de ambientes configuradas…

se você der um “java -version” no seu console, precisa vir a versão do java…

Parece que quando vc baixa o Java EE com JDK, dentro de alguma pasta do Glassfish3 fica o JDK e dentro dele fica o JRE.

Obrigado pela atenção pessoal!

Conforme já comentei em outro poste, programpo em Delphi e estou aprendendo Java. Em uma apostila da Caelum o aprendizado é com J2EE, o Eclipse estava rodando normamlmente até que eu desistalei tudo que havia de java e instalei o J2EE, foi então quando eu fui abrir o eclipse e ocorreu tal erro.

Pasta do J2EE: C:\Sun\AppServer\jdk\bin (nesta pasta há todos os arquivos, ex. javac.exe, javaw.exe, etc) setei as variáveis de ambiente mais o problema persiste.

O eclipse emite um erro ao carregar a jvm.dll mesmo setando as veriáveis de ambiente.

Minha pergunda é a seguinte: além do J2EE necessito de outra versão?

Obrigado.

Instalei o jdk1.6.0_21 e voltou a funcionar, mais não entendi uma coisa: O eclipse vai usar os recursos do jdk1.6.0_21 ou do J2EE?

Obrigado.

O eclipse vai usar o o jdk que é responsável por compilar seus arquivos .java e transformar-lo em bytecodes.
As especificações do java ee ficam dentro do servidor de aplicação.

Então o servidor de aplicação é quem irá usar o J2EE?

Obrigado.

Otávio!
Vc disse: “As especificações do java ee ficam dentro do servidor de aplicação”

Eu notei que quando é instalado o JAVA EE com JDK, o JDK fica dentro do servidor Glassfish e o JRE dentro do JDK. Mas se eu vou usar o JBoss AS, como é que ele vai saber que está usando o JAVA EE? O JBoss AS já vem com essas informações dentro dele? Eu sou iniciante e estou confusa com esses conceitos.

Grata,
Fátima.

Bom, gente, vamos por partes:

  1. O Eclipse, não se iludam, é uma aplicação Java. Para abrir ele precisa de um runtime java instalado.

Quando você instala o JDK, ele também instala um runtime java, e é isso que provavelmente o eclipse está usando para se abrir.

  1. No eclipse, você consegue especificar no geral, e para cada projeto, qual SDK java irá utilizar. Isso é feito em “Windows” -> “Preferences” -> “Java”. Você pode até várias versões diferentes do java armazenadas na máquina, que o eclipse consegue utilizá-las: basta indicar em que pasta essas versões estão.

Um uso típico disso é verificar, por exemplo, se sua aplicação vai rodar no OpenJava, ou em versões anteriores do Java.

[quote=F?ima]Otávio!
Vc disse: “As especificações do java ee ficam dentro do servidor de aplicação”

1)Eu notei que quando é instalado o JAVA EE com JDK, o JDK fica dentro do servidor Glassfish
2)e o JRE dentro do JDK.
3) Mas se eu vou usar o JBoss AS, como é que ele vai saber que está usando o JAVA EE?
4)O JBoss AS já vem com essas informações dentro dele?

Grata,
Fátima.[/quote]

  1. são coisas bem diferentes jre executa o java, o jdk compila o java, o java ee é uma plataforma java
    Só que eles se integram porque quando você vai usar o java ee você necessariamente vai querer compilar o arquivo
    e logo em seguida também vai querer executar essa aplicação

  2. não necessariamente como já disse são componentes diferentes, o que acontece é que quando você instala o jdk o jre já vem junto.
    Agora para você criar aplicação java ee, por ela ser uma plataforma java, você terá que necessariamente compilar o arquivo e necessitará do compilador java, jdk.

  3. As especificações ficam dentro do java ee então o jboss já tem os arquivos java .jar dentro deles o que ele precisará é do jdk.

  4. não você terá que referenciar a home do java caso use uma ide ele fará isso automaticamente para você, da mesma forma que o glassfish.
    O que acontece é que no glassfish existe um pacote com o três.
    Seria semelhante ao xamp que vem o php, mysql junto, apesar de estarem no mesmo pacote de instalação são componentes diferentes.

Espero ter ajudado.

O link abaixo indica como que o executável eclipse encontra a máquina virtual java para se abrir.

http://wiki.eclipse.org/Equinox_Launcher#Finding_a_VM.2C_Using_JNI_Invocation_or_Executing_Java

O negócio é mais complicado do que eu imaginava!

Obrigado.

Obrigada Otávio, mas eu não entendi bem a explicação 3 (" As especificações ficam dentro do java ee então o jboss já tem os arquivos java .jar dentro deles o que ele precisará é do jdk.
).

Onde é que eu consigo ver o JAVA EE no drive C: ?

Eu entendo pouco. Mas, por exemplo, eu tenho o JDK instalado. Quando vou instalar o JAVA EE (que não vem com o JDK dentro), eu noto que o instalador pede o caminho do JDK. Então será que é assim? O JDK já vem com o JRE. Então juntos eles forma o JAVA SE.

E quando o instalador do Java EE pede o caminho do JDK, eu acho que ele coloca algumas APIs no JDK. Então JDK com novas APIs e um servidor de aplicativos é que juntos formam o JAVA EE?

É isso?

Grata,
Fátima.