ola
estou trabalhando com netbeans 5 e estou precisando
mudar onde ele cria os componentes
como faço para ele desabilitar?
Se você quer trabalhar direitinho com o NetBeans, não mexa no código gerado.
Pra começar ele vai desfazer tudo que você fez, na primeira vez que você alterar sua tela.
Em vez disso, aprenda a usar as propriedades de cada componente (são muitas, e dá para fazer tudo com elas.)
Se quer usar direitinho o Netbeans, jogue pelas regras dele. (É como futebol; fazer gol com a mão é mais fácil, mas está fora das regras - é pênalti).
andredeividi,
com algum editor de texto qq, pode ser o notepad ou vi, retire os comentarios que o netbeans insere no inicio de cada parte que ele gera, assim a proxima vez que abrir o codigo no netbeans vai poder edita-lo, mas como o thingol disse, tente nao usar essas artimanhas…
penalti só vai ser se o zagueiro tocar com a mao na bola, no caso do atacante, um cartao amarelo, ou uma expulsao talvez… :twisted:
flw
o parceiro to ligado!!!
eu tenho um projeto cujo
os componentes são proprios
exemplo
“tDDD”
e uma caixa de texto
então quero mudar esse nome para CaixaDDD
ok use o refctor!!! !!beleza!!!
mas não muda onde o netbeans cria…
Então minha pergunta ainda continua no ar!!!
Para alterar o nome do componente, selecione o seu componente no NetBeans, clique com o botão direito, e use a opção “Change Variable Name”.
Outra forma é localizar uma caixinha que é “Properties”, clicar o tab “Code”, e localizar “Variable Name”. Aí você pode alterar o nome da variável.
Cuidado que “name”, que aparece nas propriedades, é outra coisa (é uma string que você pode associar opcionalmente a um componente, mais ou menos como o atributo “name” no HTML. )
Uma outra forma, faça assim:
Imediatamente abaixo do método initComponentes(), você poderá mudar qualquer propriedade de qualquer componente, do seu jeito, obedecendo a sintaxe java (só não pode mudar o nome da variável, que deverá ser feito utilizando o menu Change Variable Name, como respondido nos tópicos anteriores).
té+
Como o thingol disse, é melhor trabalhar com as propriedades.
Mas se ainda assim você quiser mudar a maneira como o NetBeans inicia um componente, mude através do próprio NetBeans:
Clicando sobre um componente, e abrindo a palheta de suas propriedades, você tem a guia “Code”.
Lá você encontra: Custon Creation Code, Post-Creation Code, Post-Init Code, etc… onde você pode definir a maneira como o componente é criado, modificado após a criação, e modificado após a inicialização, respectivamente.
Aí vai uma imagem.
[]'s
Use Eclipse!
NetBeans, as vezes não é compatível nem com ele mesmo!
O eclipse dispõe de váris plug ins graficos, que torama mais facil o seu uso, e gera um codigo java limpo!
[quote=thingol]É como futebol; fazer gol com a mão é mais fácil, mas está fora das regras - é pênalti.[/quote]A não ser que a mão seja “la mano di Dio”!
[quote=JohnnyDurden]Use Eclipse!
NetBeans, as vezes não é compatível nem com ele mesmo!
O eclipse dispõe de váris plug ins graficos, que torama mais facil o seu uso, e gera um codigo java limpo!
[/quote]
Hehehehehe… ah essas paixões!!!
Eu não posso dizer se o Eclipse é melhor, pois nunca utilizei o mesmo para fazer interfaces gráficas, mas desde que uso o NetBeans ele nunca me deixou na mão. Sempre fiz tudo que precisei, e não acho o código java que ele gera “sujo”.
Na verdade o único código que deixo ele gerar para mim é o de inicialização dos componentes. O restante (tratamento de eventos e tudo mais) faço na mão mesmo.
Com isso não estou dizendo que o NetBeans é melhor, apenas que é possível fazer qualquer coisa com ele, também!
Muitas vezes não podemos escolher com que ferramenta trabalhar :mrgreen:
[]'s
Não quis dizer que o eclipse seja melhor, mas para edição do código gerado o eclipse se torna muito eficiente.
O netbeans 5, pelo que vi é muito bom para trabalhar com swing, mas o problema que ele gera um arquivo form, que o torna dificil de portar para outro IDE, e se vc adcionar algum componente grafico manualmente nele, ele não renderizará na tela. Já o eclipse tem um plug in grafico que da suporte a esses tipos de alteração gerando um código limpo.
Não acho o netbeans ruim, ja usei e ele ja me ajudou muito, mas tb ja tive muita dificuldades com ele como a postada neste tópico.
Cada IDE possui suas qualidades. Mas acho que para este caso o eclipse é mais eficiente.
deixa eu fazer uma pergunta , e se durante a criação e quisesse passar uma string como nome da variavel a ser criada , tem como???
ex :
javax.swing.JFrame “teste” = new javax.swing.JFrame();
Uma dúvida… E se ao invés de querer mudar o nome do componente, eu quiser mudar o tipo do objeto?
Por Exemplo: Usei vários JButton em meus projetos, e depois desenvolvi um outro tipo de botão, estendendo o JButton. Como fazer para alterar os componentes do meu projeto para este novo?