EJB 2.0 ou Hibernate?

Estou envolvido num projeto que rodará no WebSphere 5.1, ou seja, especificação J2EE 1.3. Cerca de 600 usuários vão acessá-lo o dia todo. Pergunto se vale a pena encarar os EJBs 2.0 ou é melhor utilizar o Hibernate numa versão mais antiga? Em outras palavras, é necessário distribuir a aplicação para esse número de usuários?

Use EJB principalmente em casos que você tiver servidores em cluster.
No seu caso, você está tentando comparar os objetos EntityBeans (do EJB) com o Hibernate.
Na minha opinião, o Hibernate + Spring resolveria o seu caso sem problema

Eu sou completamente negativo a utilização do EJB para qualquer coisa… ESSA É A MINHA OPINIÃO!!!
Quanto ao Hibernate e o numero de usuários, vale vc aprofundar os conhecimentos da equipe ou da pessoa responsavel pelo modelo de dominio para um tunning das configurações a fim de minimizar os acessos. Sugiro a utilização de um cache de segundo nivel e um modelo de acesso em entidades estáticas (entidades pequenas e que não mudam o tempo todo) em objetos que implementem um Singleton.
Tenho um sistema com 200 entidades e mais de 1000 pessoas, com uma média de 180 acessos simultâneos e ele nunca parou por performance por causa do hibernate…

ok, pessoal.
obrigado pelas dicas.

Eu tb não usaria EJB2 fora de cluster… Seria a única coisa que faria usar EJB2 e eu ainda pensaria muito a respeito.

Eu deveria te cobrar por esta dica, pois vai te economizar muitas dores de cabeça. :smiley:

Nunca use EJB2!

Principalmente para fazer persistencia.

Qual versão do hibernate eu deveria utilizar para J2EE 1.3?

Use a mais recente possivel… se não me engano é a 3.2…
Quem faz a restrição de uso do Hibernate é vc, e não o J2EE…

so quem usou ejb 2.0 CMP sabe o que passou…
não vejo mais NENHUM motivo para se usar isso.

[]'s