EJB QL - Select Max

Olá pessoal,

Preciso pegar o último indice da minha tabela, o famoso select max…
Qual seria o melhor mode de faze-lo ? usando um metodo find ou um metodo de selecao ?
Como ficaria o metodo e como ficaria o EJB QL ?

obrigado.

mindu

Cara,

a ejb-ql do EJB 2.0 soh tem:

CONCAT(), LENGTH(), LOCATE(), SUBSTRING(), ABS(), e SQRT()

No EJB 2.1 vai ter:

COUNT(), MAX( ), MIN( ), AVG( ) e SUM( )

Da uma olhada em:

EJB 2.1 Adds New Functionality to EJB QL

e esse aqui como referencia:

http://www.ejb-ql.com

Abraco,

é isto que eu gosto no JDO :slight_smile:
da para criar uma classe view que representa uma consulta SQL direta no banco e nos campos os MAX das outras tabelas :slight_smile:
usando o tjdo pelo menos isto é barbada :slight_smile:

estou testando ele a uma semana, e estou gostando bastante :slight_smile:

urubatan, que tal um tutorial de jdo pra gente?

eu soh nao gostei do tjdo esses lances de ter de ficar preparando classes e executando scripts e scripts antes de realmente usar. ojb e hibernate nao tem dessa.

toda implementacao jdo eh assim ou soh a tjdo?

faço um tutorial sim, mas vai ser um basico, pois estou estudando o JDO a pouco tempo :slight_smile:

este esquema de preparar as classes faz parte da especificação do JDO, tanto que o tjdo não implementa um “Class Enhancer” ele utiliza o da “Reference implementation”:slight_smile:

mas nada que o ant não resolva :slight_smile:

estou utilizando o tjdo em testes agora com o Portal de patterns (no final da semana passada apaguei todas as classes DAO que eu tinha escrito o SQL direto nelas e estou substituindo elas por classes DAO utilizando o JDO, assim ja aprendo a utilizar ele, ai assim que colocar o portal no ar escrevo um tutorial de JDO para o GUJ :slight_smile:

o OJB provavelmente vai ter um wraper para isto, pois dizem que ele vai suportar o padrão JDO também, o hibernate é bem legal, mas utiliza um padrão proprio, a vantagem de utilizar o JDO é poder mudar por exemplo do tjdo para qualquer outra implementação de JDO existente :slight_smile:

gostei de uns esquemas no TJDO que ele implementa fora da especificação, são poucas coisas, mas ele duporta algums tipos de consulta a mais, tipo um String.indexOf(String substr) ou String.startsWith(String substr, int toffset) que não fazem parte da especificação do JDO :slight_smile:

o mais legal, é que a linguagem de consulta é Java :slight_smile:
tipo, cria-se uma consulta para uma classe persistente, e pode navegar avontade nos campos dela para pesquisar qualquer coisa, inclusive em collections :slight_smile:
ele só não suporta, collections dentro de collections, mas ainda não precisei persistir isto :slight_smile:

obrigado.

mindu