Ejb?

Olá,

Tenho uma dúvida que é muito básica, n é nova, mas ainda básica.

Um projeto (ERP) feito em java (JPA - EclipseLink, com flex como camada view), que será hospedado no servidor da própria
empresa, com até 50 usuários (no max), é viável/“necessário” o uso de EJB?, ou nada de EJB, nada de Glassfish, JBoss?, pois
uma aplicação simples (apenas com JPA) e o Tomcat (com pool de conexão) dão conta do recado sem maiores problemas…

?

Grato,

Se vai usar Tomcat nada de EJB, pois o tomcat não suporta.

Eu não sei se seria interessante o uso do EJB, Geralmente eu uso em todos os sistemas que eu faço, mesmo os pequenos. Alguns dizem que é bazuca para matar mosca, mas nunca se sabe o quanto sua mosca vai crescer.

Então, eu sei q EJB n funciona no Tomcat, é justamente por isso q estou em dúvida,
usá-lo ou não, senão, vou pro Tomcat, com certeza, mas se for viável, claro que preciso de
um container robusto. Mas a questão é: se para um sistema “pequeno” que vai atender no max 50 usuários
é viável o uso ou não, por justamente pensar se n estaria usando uma arquitetura robusta "demais"
sem necessidade, como vc mesmo disse “bazuca para matar mosca” :).

Bem,

Se futuramente sua aplicação vir a crescer
acho adequado sim.

Aconselho a vc utilizar o Jboss seam, q se adapta perfeitamente
a isso.

Se vai ser hospedado no servidor da propria empresa, então não tem porque não usar um servidor mais robusto.

Quanto a EJB acho que depende, como o luaninhell se sua aplicação vai crescer ou não tem um tempo de vida util definido é melhor você usar o EJB.

Importante a dica.

Em relação a crescer, bom, o projeto n tem muito pra onde crescer após o término, pode ser acrescentado uma coisinha ou outra,
mas nada grande.
Uma das dúvidas era tb, nesse meu contexto, de n usar EJB e se seria ruim n ter transações gerenciadas, caso o número de
usuários ultrapasse os 30, ou 30 n é “nada” neste caso? :slight_smile:

Oi UpTheIrons,

O que define a arquitetura a ser adotada são os pré-requisitos do projeto. Portanto, é dificil sugerir uma solução sem conhecer os detalhes do que você realmente precisa.

 Mesmo assim, vamos lá.

 Pelo que você disse acredito que com o spring + o que você disse (JPA - EclipseLink, com flex como camada view)  + um TomCat ou Jetty (o guj me parece que está sob o domínio do Jetty - daí já dá para ter uma idéia) já resolveria o problema de forma bem "simplificada". Mesmo que o número de usuários aumente bastante, podemos dizer para uns 200 a 500 simultaneamente. Sem falar que você poderá utilizar uma máquina comum com 1 ou 2 gigas de memória ram (se tiver mais melhor ainda); tambem depende do que você instalar nela.

 Ejbs são bons também, porem é necessário saber se você irá realmente utilizar os recursos que eles oferecem. Por exemplo, uma aplicação que seja statefull e que as instancias possam ser acessadas por várias formas de acesso (client swing, html e sabe-se lá mais o que der na cabeça de seus usuários). Outro ponto que os Ejbs ajudam bastante também são nos casos de clusterização da aplicação.

flws

Olá Fantomas,

Então, acho q tô me preocupando à toa, pq o número de usuários n passará dos 50, na verdade talvez
nem dos 30, então, talvez, dê pra realmente fazer da maneira mais simples (JPA - EclipseLink, com DAOS e tals :slight_smile: )
e Tomcat. Apesar de que usar pool de conexão do Tomcat é bem chato, em relação ao Glassfish que, pelo
que vi, n precisa de configuração “nenhuma”, já o Tomcat precisa de umas implementações, pelo menos
no caso do EclipseLink, se n estou errado.