EJB's e JDBC

13 respostas
Claudia.pt

Olá pessoal!
Estou com graves dúvidas no desenvolvimento da minha aplicação J2EE… :?
Tenho uma base de dados em MS SQL Server 2000. Estou a usar o Eclipse 3.1 + WTP 0.7 + JBoss-4.0.2. Tenciono implementar a lógica de negócio com EJB’s que fazem queries à base de dados. Recomedaram-me usar Session Beans do tipo Stateless. Que acham??
E a ligação JDBC fica dentro de um bean??
Já ouvi falar em connection pool e DAO?? Que é ? Preciso disso???
Quantos beans vou precisar???

Agradeço qualquer luz neste meu ceú nublado :wink:

Cláudia

13 Respostas

pcalcado

Ola,

Qual o motivo de usar EJBs em primeiro lugar?

Claudia.pt

Humm
Não quero usar EJB’s pq toda a gente usa!!!
O cenário é o seguinte: um user no portal da empresa acede à aplicação via web browser e solicita o relatorio diario. Os campos desse realtorio são preenchidos com valores que estão na base de dados. Então pensei em EJB’s para lidar com essa parte das queries. E JSP’s+Servlets pra parte de apresentação.
Está mal??
Sou muito verde e nunca fiz uma aplicação J2EE toda e de raiz…
Toda a ajuda é bem vinda. :slight_smile:
Cláudia

F

Recomedaram-me usar Session Beans do tipo Stateless. Que acham??
Correto, a menos que vc precise conservar o estado de seu session durante várias requisições.

E a ligação JDBC fica dentro de um bean??
Não, Vc vai criar um datasource e neste vai configurar pool de conexões e as configurações padrão para acesso ao banco como url, password, …

Já ouvi falar em connection pool e DAO?? Que é ? Preciso disso???
Como falei o pool de conexões vc configura no datasource. DAO basicamente é uma camada que vc utiliza para separar o sql e ou recursos de manipulação relacionados a sua fonte de dados.

Preciso disso???
As camadas e padrões são apenas sugeridos para facilitar manutenção e desenvolvimento, mas, fica a seu criteria. Eu recomendo utilizar uma camada de DAO.

Obs.:

• Pesquise no forum que vc vai encontrar informações sobre DAO.
  • Sobre datasource o jbos tem exemplos em $JBOSS_HOME/docs/examples/jca/

Quantos beans vou precisar???
Depende de seu negócio / caso de uso. Ai vc vai ter que definir

"neste meu ceú nublado"
Putz, já faz 3 semanas que chove direto. :smiley:

flw

Thiago_Senna

Pelo que vocÊ colocou sobre o projeto vc não precisa de EJB!

É mais sensato você usar Servlets que também é J2EE! Não caia nesta história de usar EJB pq todo mundo acha ele bonitinho e engraçadinho! :wink:

Se você quer aproveitar esta oportunidade neste projeto para aprender algo a mais, então opte por um framework como o hibernate para fazer a persistência. DAO também é interessante e imprecindível em vários projetos, acho que vc deveria dar uma olhada neste padrão!

Se te obrigarem a usar os Session Beans, eu no seu lugar tentaria negociar a possibilidade de usar RMI!

Veja bém, JBOSS é um servidor muito parrancudo, enquanto sua aplicação é muito simples. Vc tá matando uma mosca com um canhão! O Jetty ou Tomcat com certeza está de bom tamanho! Além de agilizar o processo de desenvolvimento, é mais fácil (em minha opinião) de se aprender! :smiley:

C

O hibernate num resolve seu problema? Usar EJBs só por esse motivo não se justifica, fora q o aprendizado eh mais lento.
Acho muito mais simples vc desenvolver uma aplicação com hibernate, por ser bem mais produtivo e fácil de aprender.

Claudia.pt

Aqui em Portugal não chove há muito e fala-se de SECA!!!
Estamos em pleno Verão e céu azul!

pcalcado

Para relatórioa pesados, JDBC + DAO ou ferramentas específicas ajudam (busque no fórum sorbe ireport, jasperreports, essas coisas).

O único bom motivo para o uso de EJB que eu veria era se você precisasse de clientes remotos, não aprece ser o caso.

Servlets+POJOs+DAOs dão pro gasto.

Se precisar de algo mais complexo, veja o Spring Framework.

[]s

Claudia.pt

Creio que os relatórios são pesados pois terão de apresentar gráficos.

Clientes remotos? O servidor fica no local X e a empresa possui várias filiais em outros locais, embora na mesma cidade… são remotos não são??

Vejo que vocês fogem a todo o custo de EJB’s…

Até fico daquilo em que me estou a meter :roll:

pcalcado

Aplicações clientes, digo.

Um browser não é um cliente remoto nesse cotnexto.

Uma maquina onde ficam os EJBs e uma interface web nao possui cliente remoto. Servlets já costumam ser suficientes.

Uma maquina com os EJBs, outra maquina com a itnerface web acessando esses EJBs, eh cliente remoto. Neste caso EJB (Stateless Session beans) pode ser uma boa saída.

Thiago_Senna

Me corrijam se eu estiver errado!

Claudia, o cliente vai acessar aplicação usando swing ou brownser?

Se for brownser, acho que seria interessante vc usar Session Beans, assim como sugeriu o Philip.

Mas se o cliente for swing, não vejo necessidade! Se vc usar servlets ou mesmo RMI, basta sua aplicação servidora passar os dados para a aplicação cliente, e fica de total responsabilidade da view criar os relatórios e os gráficos!

Agora também estou em dúvidas… Dependendo do tamanho da aplicação, RMI ou Servlet não vale mais a pena do que Session Beans?

Abraços!
Thiago

Claudia.pt

Thiago não me digas q tens dúvidas porque assim até me desanimas :roll:
Eu kero que os empregados da empresa tenham um link no portal da empresa que abra uma página Web onde poderão ver os relatorios e graficos. Portanto é via browser. É um cliente WEB.
Julgo que qdo falas em swing falas em cliente Java (application client), certo?

Thiago_Senna

É, quando falo em swing estou falando de uma aplicação desktop que fica se comunicando com um servidor remoto!

O interessante no caso deste tipo de cliente é que o processamento responsável por gerar os gráficos e o relatório ficariam no cliente, e não no servidor! Mas quando é brownser é o servidor que irá processar e gerar os gráficos!

Bom, eu não sou o mais indicado para indicar o que fazer. De acordo com muitas discussões que já houveram neste fórum o jeito é vc usar o session bean somente para delegar as chamadas remotas para suas classes de negócio!

view --> session bean --> camada de negócio --> persistência

ou

view --> session bean --> façade --> camada de negócio --> persistência

Abraços!
Thiago

marciobarroso

Claudia,

Na minha opinião, pela simplicidade da sua aplicação, seria mto produtivo o uso de servlets carregando relatórios gerados pelo JasperReports. Vc não precisaria de nenhum framework de persistência pois no próprio jrxml gerado pelo JasperReport existe a query que deve ser executada para gerar aquele relatório … Você só chama o servlet passando os paramentros que a query necessita.

Já estive em um projeto onde optamos por este uso, e obtivemos muito sucesso, inclusive aprendizado de uma ferramenta q é mto requisitada no mercado para geração de relatórios e gráficos …

Abraço e boa sorte. :smiley:

Ps.: Eu possuo alguns tutoriais sobre o JasperReports, JFreeChart e IReports. Se precisar é só pedir.

Criado 12 de agosto de 2005
Ultima resposta 28 de mar. de 2006
Respostas 13
Participantes 6