Elliot Rusty Harold prevendo o futuro do Java

O programador e autor de diversos livros Elliot Rusty Harold publicou no developerWorks da IBM um texto sobre o que ele acha que vão ser os grandes acontecimentos do Java esse ano. Vale pelo menos pra guardar e olhar denovo ano que vem pra ver se ele conseguiu acertar em alguma coisa :stuck_out_tongue:

Texto completo: Jvaa 2007: The year in preview

Ha que maravilha, todos os artigos que manda são em inglês… Mas pelo mensagem já da pra perceber oque é.

Obs. Não to achando ruim não, é ótimo vc compartilhar, só fiquei meio frustado por não falar inglês.

Na boa, [size=24][color=red]corra atrás de um curso de inglês[/color][/size].

Saber inglês é tão importante, senão mais, do que saber programar nessa profissão :smiley:

Na nossa área saber inglês é tão importante quanto programar.
Fico de cara com o fato de a maior parte dos desenvolvedores simplesmente não saber o que significa “yes”!

a melhor forma de aprender ingles 'e sendo autodidata.

indice de gramatica,
http://grammar.ccc.commnet.edu/grammar/index2.htm

podcast
http://www.eslpod.com/website/index.php

questoes e testes

eu tambem selecionei alguns podcasts no meu blog se voces lerem este post.
http://fmeyer.org/?p=30

nao exagera tambem : )

Ho, valeu gente. :smiley: Mas tem algum tipo de inglês mais básico pra programador ou eu terei que aprender tudo? … Assim fica difícil.
Mas brigadão pela ajuda.

Vai com calma man!

Primeiro vc tem que aprender a ler. Pra mim essa foi a parte mais difícil!

Aprender outra língua é como aprender a programar. Você só aprende a programar programando. Só aprende outra língua lendo e escrevendo.

Leia o máximo que puder em inglês, com a ajuda de um dicionário. Com o tempo o dicionário vai se tornar cada vez menos necessário. Como seu manual de referência, que, à medida em que você vai aprendendo Java, você vai usando menos.

Se tiver um livro com versão em inglês e português, pode ser um bom exercício. Assim como em Java, ler exemplos com explicação ajuda!

Traduza textos! Você não lê exemplos e roda pra entender o que eles fazem?

Arranje alguém para te corrigir! Alguém que leia seus textos e traduções. Você usa depurador, não usa?

Com o tempo, ler em outra língua se tornará tão natural quanto ler um código fonte…

opa, para la … a forma mais facil de aprender um idioma 'e fixando formas visuais com sons, exatamente como quando voce ta aprendendo falar quando crianca.

ex, quando voce olha uma arvore, vc tem que entender que aquilo 'e uma tree, nao a traducao daquilo do portugues pro ingles 'e tree.

com essa abordagem, voce consege falar sem problemas e sem engasgar tentando traduzir o que voce ta pensando pro ingles.

depois voce vai pra parte escrita, lendo e fixando os sons com as palavras. tem uns audiobooks pra vender que vem o livro escrito com o CD, eh uma forma interessante de estudo.

depois que voce aprendeu bem ingles, voce pode se dedicar a tentar entender os britanicos :slight_smile:

E olha que em certos lugares saber programar não é nem tão importante… :twisted:

Entender inglês britânico é uma coisa, mas qualquer um que tenha assistido Monty Python sabe que entender os britânicos é impossível. :slight_smile:

Sobre o TFA, o cara foi bem conservador nas previsões dele, ele basicamente repetiu o que estava acontecendo ou sendo anunciado no fim de 2006. Vamos ver. Eu, particularmente, estou curioso pra ver no que vai dar a abertura do JDK

Diria que você precisa ir aprendendo tudo, pro seu próprio bem.

Sobre a frase a seguir:

“Mas tem algum tipo de inglês mais básico pra programador ou eu terei que aprender tudo?”

Pô kra, na empresa aonde vc trabalhar, vc só usa a linguagem Java? Não usa JSP, Servlets, Struts, e coisas do tipo não?

Calma, eu não quero ralhar contigo nem tirar sarro da sua kra, mas pô, não basta ficar só no “The book is on the table”.

Tem empresas que só em vc colocar “inglês fluente” no currículo, t chamam sem ver se vc sabe programar a tecnologia que ela está precisando.

Teve um dia, em que fui chamado para uma entrevista, e qdo fui ver, eles precisavam d um desenvolvedor .NET, mas eles m chamaram por devido eu ter tanto Inglês e quanto Espanhol fluente.

Tomo a liberdade em lhe uma dica, aprenda outro idioma como espanhol, mandarim (por favor, um idioma forte, não tente aprender dialetos), pois o Inglês É UMA OBRIGAÇÃO DE TODO PROFISSIONAL DE TI.

Acho que não é bom desvirtuar o assunto dessa thread. Mesmo sendo algo muito importante dessa área.

Resumi algumas coisas:

Ele focaliza nas próximas versões do Java, como a Java 7 (estará como open source), na praticidade de até então, algumas coisas que fazemos todos dias, se tornando mais “curtas”, mais “quick”, algo que já ocorreu desde a Java 5.

Exemplo adotado é das listas, enquanto fazemos minhaLista.add(0, “GUJ”);, poderemos ter algo mais “prático”, similar ao que fazemos com arrays. minhaLista[0] = “GUJ”; Da mesma lógica, poderemos então obter o nosso valor de forma paralela a de um array. String site = minhaLista[0];

Ele fala ainda de closures (fechamentos) que é uma realidade na linguagem Ruby e poderemos ter ainda algo relativo em 2007.

Fala sobre propriedades de uma classe, no caso para simplificar, iríamos da uma “insted” em alguns métodos (getters/setters).

Para isso essas propriedades teriam uma keyword “property” que faria o membro se tornar mais “quick”, parecido com que ocorre com o Ruby usando o attr_accessor.

Fala ainda também sobre precisão aritmética arbitrária, do qual poderemos ter algumas facilidades na hora de atribuir valores. Fala também de packages, que podem se torna mais “flexíveis”.

O Swing Application Framework (que acho que o próprio maurício criou um tópico recentimente a respeito), do qual isso pode realmente trazer uma grande novidade para o mundo de aplicações gráficas desktop para Java. Acho que essa mudança chegar, será de grande valia.

Fala ainda sobre o Ruby, que segundo ele terá uma boa visibilidade nesse ano, mesmo ele preferindo o Python, mas que o Ruby tem um “kill app”, que é o Rails, e esse ano muita coisa pode acontecer com ele.

Bom, resumi um pouco, obviamente não falei de tudo, o texto é bom, vale apena da uma lida.

Isso eu acho dispensável, mas uma coisa que eu achei legal que ele também falou é a inicialização rápida de listas, algo como ArrayList listaGujers = {“Um”, “monte”, “de”, “gente”} .