Acho que não é bom desvirtuar o assunto dessa thread. Mesmo sendo algo muito importante dessa área.
Resumi algumas coisas:
Ele focaliza nas próximas versões do Java, como a Java 7 (estará como open source), na praticidade de até então, algumas coisas que fazemos todos dias, se tornando mais “curtas”, mais “quick”, algo que já ocorreu desde a Java 5.
Exemplo adotado é das listas, enquanto fazemos minhaLista.add(0, “GUJ”);, poderemos ter algo mais “prático”, similar ao que fazemos com arrays. minhaLista[0] = “GUJ”; Da mesma lógica, poderemos então obter o nosso valor de forma paralela a de um array. String site = minhaLista[0];
Ele fala ainda de closures (fechamentos) que é uma realidade na linguagem Ruby e poderemos ter ainda algo relativo em 2007.
Fala sobre propriedades de uma classe, no caso para simplificar, iríamos da uma “insted” em alguns métodos (getters/setters).
Para isso essas propriedades teriam uma keyword “property” que faria o membro se tornar mais “quick”, parecido com que ocorre com o Ruby usando o attr_accessor.
Fala ainda também sobre precisão aritmética arbitrária, do qual poderemos ter algumas facilidades na hora de atribuir valores. Fala também de packages, que podem se torna mais “flexíveis”.
O Swing Application Framework (que acho que o próprio maurício criou um tópico recentimente a respeito), do qual isso pode realmente trazer uma grande novidade para o mundo de aplicações gráficas desktop para Java. Acho que essa mudança chegar, será de grande valia.
Fala ainda sobre o Ruby, que segundo ele terá uma boa visibilidade nesse ano, mesmo ele preferindo o Python, mas que o Ruby tem um “kill app”, que é o Rails, e esse ano muita coisa pode acontecer com ele.
Bom, resumi um pouco, obviamente não falei de tudo, o texto é bom, vale apena da uma lida.