Conforme o link acima o Google está trabalhando em uma nova plataforma sem Java, notícia triste para nós.
Eu acho que “em breve” é uma visão bastante otimista. Que eu me lembre, há notícias sobre o Fuchsia há pelo menos uns 2 anos, e mesmo que o Google coloque esforços enormes nesse projeto, não é algo que eles podem trazer pro mercado da noite pro dia, e menos ainda matar o Android.
Obviamente, quem já estiver acompanhando essa tecnologia e se preparando para ela pode se dar bem, mas não é como se o Android fosse sumir do mapa em 1 de Janeiro de 2019 e o Fuchsia se tornar onipresente no dia seguinte. Ainda há o fato de que o Google precisa trazer seus parceiros para essa iniciativa, como a Samsung, evitando que eles partam para outras coisas, como o Tizen.
Abraço.
O Fuchsia pode demorar, mas se livrar do Java vai ser rápido.
Tanto que isso já está acontecendo com a mudança para Kotlin no Android.
Pra mim, o mais interessante desse novo SO do google é que não será baseado no Linux.
Vai ser muito importante pro futuro dos dispositivos da Google se livrar da base do kernel Linux e principalmente do Java.
“O primeiro dispositivo com o Fuchsia só deve ser lançado em 2021 e, se nada der errado, a substituição do Android em smartphones deverá levar cinco anos, o mesmo valendo para laptops.”
É…vai demorar um tempinho…vamos passar por mais alguns “Fim do mundo” até isso acontecer…
A google tem 2 sistemas operacionais o chromeOS e o Android, e esta trabalhando num terceiro o Fuchsia. Pelo visto estão mais perdidos que cego em tiroteio.
Sem contar aquela linguagem deles a “GO” que não decola nem com reza braba.
Esperar pra ver, mas não parece ser motivo pra panico, vm em java ou mesmo um port não deverão faltar num futuro proximo.
Acho muito difícil o google se livrar do Linux devido a todos os seus benefícios oque pode acontecer e uma aproximação dos kerneis, para facilitar a manutenção do sistema, o fuchsia tem sua aplicação especifica, e pode vir a ser um substituto no futuro, mas pode acabar sendo um laboratório de testes para novas funcionalidades, e nunca se tornar de fato um substituto, acho que ele tem objetivo de atuar em embarcados e IOT, se livrar do java e fácil e vantajoso, do kernel linux seria um retroceso.