Em breve Java e Android juntos, vão ser descontinuado

Conforme o link acima o Google está trabalhando em uma nova plataforma sem Java, notícia triste para nós.

Eu acho que “em breve” é uma visão bastante otimista. Que eu me lembre, há notícias sobre o Fuchsia há pelo menos uns 2 anos, e mesmo que o Google coloque esforços enormes nesse projeto, não é algo que eles podem trazer pro mercado da noite pro dia, e menos ainda matar o Android.

Obviamente, quem já estiver acompanhando essa tecnologia e se preparando para ela pode se dar bem, mas não é como se o Android fosse sumir do mapa em 1 de Janeiro de 2019 e o Fuchsia se tornar onipresente no dia seguinte. Ainda há o fato de que o Google precisa trazer seus parceiros para essa iniciativa, como a Samsung, evitando que eles partam para outras coisas, como o Tizen.

Abraço.

1 curtida

O Fuchsia pode demorar, mas se livrar do Java vai ser rápido.

Tanto que isso já está acontecendo com a mudança para Kotlin no Android.

Pra mim, o mais interessante desse novo SO do google é que não será baseado no Linux.

1 curtida

Vai ser muito importante pro futuro dos dispositivos da Google se livrar da base do kernel Linux e principalmente do Java.

“O primeiro dispositivo com o Fuchsia só deve ser lançado em 2021 e, se nada der errado, a substituição do Android em smartphones deverá levar cinco anos, o mesmo valendo para laptops.”

É…vai demorar um tempinho…vamos passar por mais alguns “Fim do mundo” até isso acontecer…

A google tem 2 sistemas operacionais o chromeOS e o Android, e esta trabalhando num terceiro o Fuchsia. Pelo visto estão mais perdidos que cego em tiroteio.
Sem contar aquela linguagem deles a “GO” que não decola nem com reza braba.
Esperar pra ver, mas não parece ser motivo pra panico, vm em java ou mesmo um port não deverão faltar num futuro proximo.

3 curtidas

Acho muito difícil o google se livrar do Linux devido a todos os seus benefícios oque pode acontecer e uma aproximação dos kerneis, para facilitar a manutenção do sistema, o fuchsia tem sua aplicação especifica, e pode vir a ser um substituto no futuro, mas pode acabar sendo um laboratório de testes para novas funcionalidades, e nunca se tornar de fato um substituto, acho que ele tem objetivo de atuar em embarcados e IOT, se livrar do java e fácil e vantajoso, do kernel linux seria um retroceso.