Em Java, o que é essencial saber?

2 respostas
E

Pois é galera…A questão é exatamente esta do tópico…O que é essencial saber, como profissional que se propõe desenvolver em Java?

É claro que é sempre bom saber TUDO…Mas sabemos o quanto a tecnologia Java ganhou em amplitude nos últimos tempos. Leva tempo até um iniciante aprender OO, uem dirá usar a penca de framworks que o pessoal usa cotidianamente…

Seria legal o pessoal enumerar os aspectos da tecnologia que mais estão em voga…E até, se não fo pedir demais, enumerar uma possível ordem de estudo de tais conteúdos…Pode ser? :wink:

2 Respostas

maquiavelbona
Primeiramente aprender o básico:

-Orientação a objetos ( realmente estudar e não fingir estudar );

-Collections;

-Threads;

-Sockets( pode-se nunca usar, mas pode ser fundamental, melhor aprender agora );

-Tratamento de erros ( chega de lançar System.err.print(Deu pau aqui) );

-Ler a documentação ( cara, isso é um dom que pouca gente tem a audácia de ter. O que vejo de perguntas que podem ser respondidas  olhando a documentação)

-JDBC(não é nada complexo, fica mecânico depois da terceira vez);

-Básico de IO e se der NIO.
Para web:

-Servlets e JSP ( chega de scriptlets na página );

-Alguns patterns bons de se conhecer agora (DAO, Factory, Builder, Facade etc);

-Struts ( para aprender o que nunca fazer );

-Algum outro framework mais em inteligente ( JSF, Struts2, Vraptor2, Wicket, Mentawai etc);

-Além do básico de concorrência.

-JMS é uma boa ver.
Para desktop:

-AWT e Swing ( SWT se você for masoquista ou pagarem você para isso );

-Muita concorrência;

-EJB( lógica no cliente não é uma boa idéia);

-JMS  não é mais sonho, é realidade aqui.

Para dispositivos móveis:
-Toda a especificação MIDP e CLDC, infelizmente;

Posso ter esquecido algo aqui, mas acho que peguei parte das coisas mais críticas a se saber. Tem outras saladas de letrinhas que acho que dá para irem acrescentando ao final da minha mensagem.

Até!

E

Opa!!!
Belo roteiro, cara…Aposto que vai ajudar muita gente. Inclusive vai me ajudar a estudar Java para web. Até hoje só programei para desketop…

Se não for demais, seria legal se o pessoal pudesse indicar referências de cada tópico também…

PS: Isso de ler a documentação me deixa com muita raiva. É hábito de programador Java. Não consigo conceber um cara que se propõe a programar em Java sem consultar a documentação…Conheço uma penca de plagiadores de códigos que fazem uns softwares Frankensteins, baseados na cópia e colagem de trechos de códigos diversos…

Criado 1 de junho de 2008
Ultima resposta 1 de jun. de 2008
Respostas 2
Participantes 2