Em Manaus me disseram que se o java não ficar menos complicado vai "morrer". E ai? [resolvido]

No curso de analise de sistemas que faço no IFRR faz parte do curso uma viagem a algumas empresas e escolas de Manaus que desenvolvem programas. Na fundação desembargador Paulo feitosa nos vimos uma apresentação sobre um programa que eles desenvolveram para gerenciar os historicos medicos: digitalizar toda papelada dos hospitais (prontuario,requisicao de pedidos de exames…) é bacana e já está funcionado.
Nos perguntamos em que linguagem eles fizeram o programa e ele respondeu java. Quando perguntamos por quê ele disse:
“Nos queriamos fazer em C, C++, mas todos os programadores estavam ocupados com outros projetos e nós tinhamos dois programadores java livres, então nois fizemos em java mesmo”.
E completou:
“Java é linguagem mais cara de se desenvolver porque o gasto com pessoal é muito, a curva de aprendizagem é acentuada e se o java não se cuidar vai cair em desuso”.
Em manaus parece que o pessoal não é muito chegado em java. Gostam pacas de C/C++, phyton, php… java só se não tiver outra coisa.
E aí, o que vocês pensam disso?

Na minha cidade as empresas e as universidades estão usando muito o .NET, aqui o JAVA está sendo pouco usado.

Eu pessoalmente penso que Java vai viver muito ainda, e será muito utilizado.

Nao penso que Java seja complicado.

Muita gente tem essa opinião, e vende esse peixe. E sabe porque? Por desconhecer a plataforma.

Você quer usar Java como no PHP? Use então JSP + taglib com direito a conectar no banco direto no JSP. Você pode fazer isso, a plataforma te permite.

Quer usar uma aplicação com mvc simples? ué, faça então seu servlet conectar no banco de dados e redirecionar para o jsp. Você pode até mesmo se dar ao luxo de usar uma classe útil para conectar.

Ahh sim, você quer fazer algo mais robusto e automatizado? Use spring, ou sei lá o que mais sua cabeça sonhar. Ahh, mas você quer então distribuir sua aplicação, é? Então use EJB e seja feliz.

Vejo o pessoal falando que é dificil, que para programar em java precisa de 20 frameworks. E não é verdade .Você pode usar apenas o core da plataforma, mas também pode usar as “facilidades”. Eu já trabalho há 12 anos com Java, e nesse tempo todo já passei por muitos projetos muito mal medidos. Muitas vezes um simples site usa EJB. E porque? Por nada, apenas porque um programador leu um artigo, gostou do nome e resolveu usar, mesmo sem conhecer a tecnologia.

A API do Java é muito extensa, ampla. Ela precisa ser bem estudada, bem entendida… precisa que você entenda bem como funciona as coisas antes de sair tomando decisões. Para mim o forte da plataforma é exatamente permitir que você use o que você quiser, e talvez por isso achem-na complicado.

Enfim, apenas minha opinião.

hahahahahahhaahahahahhahahahahah…

Como podem achar o Java complicado se programam em C ou C++?

Tente programar em uma dessas linguagens… depois me conte o quão simples você achou.

Vamos voltar pra época do malloc(), calloc() então!!! Imagina, ter que colocar ‘/0’ no final de string? Affffff…
PS: antes que alguém retruque, admito que C tem lá suas vantagens.

Cara,

Falar de extinção de linguagem de programação é muito complicado e prematuro .
Uma linguagem “morrer” não é assim (vide Cobol , VB e Delphi que ainda tem mercado e ninguém diz que elas morreram - inclusive já vi gente falando que C/C++ morreu e sabemos que não) e principalmente java que vem evoluindo não só em termos de linguagem como bem mais em termos de plataforma/VM p/ suportar inclusive outras linguagens.

Normalmente quem diz isso é apegado a discussões do tipo “melhor linguagem” sendo que isso varia enormente das necessidades e porte do projeto,disponibilidade de pessoal qualificado, etc ou revista que adora faz previsões - que muitas vezes não acontecem.

Na boa - sem desmerecer - mas não dá pra pensar em extinção de “algo” como o java baseado na opinião (ou tendência ) de uma instituição lááá de Manaus (que inclusive usa) , sendo que os maiores centros de tecnologia no país - e no mundo - usam largamente.

Facilidade? Java não é só linguagem. Vide JavaFX que em termos de linguagem é bem mais fácil. Evolução dos framework’s/especificações/ferramentas e um monte de outras coisas como JSF pra Web (só pra citar um ) e IDE’s como o NetBeans que facilita me muito a criação de aplicações desktop (o Swing não morreu).

Enfim se vc quizer - é ótimo e obrigatório - aprender outras tecnologias , mas o java ainda é um padrão fortíssimo no mercado de TI.

Tô animado de novo com o java. :smiley:

[quote]karh-el whote .: Na fundação desembargador Paulo feitosa nos vimos uma apresentação sobre um programa que eles desenvolveram para gerenciar os historicos medicos: digitalizar toda papelada dos hospitais (prontuario,requisicao de pedidos de exames…) é bacana e já está funcionado.[/quote]Customizo alguns projetos para a área médica -Prontuário Eletrônico-PEP,RES,PAC, etc. - e, esses processos (GED/ECM/BPM) são todos feitos em ferramentas baseadas em java.Em projetos que implementei o sucesso somente aconteceu devido a liberdade, compatibilidade e padronização da linguagem/JVM com outras ferramentas de apoio.
Conhecimento e informação valem mais que 1000 palavras:
http://www.cesar.org.br/
http://www.rossicomunicacao.com.br/br/release_detalhe.asp?cod_release=134&cod_cliente=50
http://extranet.saude.prefeitura.sp.gov.br/biblioteca/informatica/manuais-de-sistemas/siga/Manual_Siga_v3.0a_Tabela.pdf
http://tutorial.saude.prefeitura.sp.gov.br/equipe.html
http://www.campinas.sp.gov.br/saude/sistemas/siga/manualTreinamentoCadastroFamilia_V02.pdf
sds.

Alguém diz que o C e o C++ morreram? As duas linguagens estão entre as mais usadas do mundo!

Exemplos?
C - Praticamente todo e qualquer hardware, praticamente todos os SOs.
C++ - Praticamente todos os jogos de computador e console, praticamente todos os navegadores, editores de imagem, reprodutores de vídeo, e diversas outras aplicações de desktop.

Eu programo em Cobol…Se java tah pra morrer, Cobol já deveria ter virado cinza a tempos.

Eu sou programador C/C++ e Java. Mas mexo bem mais com C/C++… e pelo que venho percebendo… de cada 100 vagas de Java deve ter 2 ou 3 de C/C++… e as vagas de Java pagam bem mais que C/C++.

Outra coisa que venho percebendo é que o .Net da Microsoft está crescendo “MUITO RÁPIDO”… 2 ou 3 anos atrás eu quase não escutava de C# e VB.net e tal. Hoje o mercado está pagando para os programadores .Net igual ou mais que Java.

O problema não é a linguagem em si… na verdade aprender qualquer linguagem é fácil… o difícil é usar trocentos frameworks/bibliotecas e adaptá-los e integrá-los… com C/C++ isso se multiplica por 200… pois no C/C++ não existe algo padrão, e a maioria das coisas são bem toscas e cheias de bugs. O STL do C++ é super genérico e até hoje não é muito usado… sendo que o mesmo já existe desde 1997/1998… e o Boost ninguém quer instalar e mesmo assim é super genérico também o mercado não está usando muito ela.

Em Java por exemplo existem poucas classes de Strings… em C/C++ eu por exemplo já mexi com mais de 15 implementações(MFC, C++ padrão, C, QT, ATL, APIWIN32, e N implementações desconhecidas e claro já inventei a minha também… e o mais tosco é que coloquei no sistema da empresa :lol: :lol: :lol: outras pessoas vão falar, mais uma para aprender… :lol: :lol: :lol:) delas… todas sendo incompatíveis… e com nomes de métodos distintos… e claro, com bugs desconhecidos e problemas de performance… e o saco de por a lib no sistema… “LEMBRANDO QUE TUDO ISSO SOMENTE PARA FAZER LTRIM RTRIM TOKEN CONCAT ADD SPLIT SIZE POOL FORMATACOES E ALGUMAS COISINHA MAIS”. Resumindo: perda de tempo total.

Se o pessoal de Java reclama que existem muitos framework e bibliotecas, estão reclamando de barriga cheia… rs… em C/C++ é muito pior…

Talvez a filosofia de existir uma coisa única é bom para a humanidade… ninguém reclama do teclado, pois é único e padronizado. Talvez este seja o segredo do .Net estar crescendo tanto… pois deve ser algo único e padronizado. Mas sempre vai ter os reclamões de plantão para falar que isso é ruim e tal pois vc fica preso e manda bla bla bla nisso. A mesma coisa com os alimentos geneticamente modificados… e as células tronco e etc!

Porque com os teclado ninguém reclado de todo mundo usar o mesmo padrão??? Porque o pessoal não fica falando… inventei um layout de teclado que vai fazer os ABNT2 comer poeira… :lol: :lol: :lol: :lol:

implementações(MFC, C++ padrão, C, QT, ATL, APIWIN32, e N implementações desconhecidas e claro já inventei a minha também... e o mais tosco é que coloquei no sistema da empresa :lol: :lol: :lol: outras pessoas vão falar, mais uma para aprender...  :lol: :lol: :lol:) delas...

Olha… rs… o fórum entendeu o “:lol:)” como um emoticons(duh meio obvio né tem um 2 pontos)… rs… mas esse JForum por exemplo as vezes dá uns pau estranho(aparece pela metade o conteúdo, manda enviar e perde o conteudo, abre uns popup estranho e etc) aqui… nos fóruns phpbb vbulletion nunca dá essas coisas… rs… aquela velha história… quanto mais gente usar e mais padronizado, melhor é… por isso que esses foruns phpbb tão dominando… tudo quanto é fórum usa phpbb… acho que o php só sobrevive devido esses fóruns phpbb… :lol: :lol: :lol: nunca ví uma empresa de grande porte usar php… geralmente a maioria só usa .Net ou Java…

Daqui a pouco a Microsoft vai lançar o pacote MegaFórumDotNet e vai atachar no IIS… aí vai ser a velha história do icq, dos, netscape, lotus123, winamp, sega, zonealarm, yahoomail, etc.

Prezados,

primeiramente a linguagem de programação Java nunca, nem é e nem nunca será complicada. Apenas as pessoas que pensam que aprendem Java se complicam e acabam pensando que é complicado.
Simplesmente a essência do Java desde sua concepção que deriva do SmallTalk e do C/C++. Seria uma linguagem robusta de alto nível, com consequências de ser um linguagem interpretada (as vezes um ponto fraco para o Java, mas é a vida, alguma coisa tem q falhar ou não dar certo).

Não vejo nada de complicado de uma linguagem, na verdade as pessoas gostam muito de fazer comparativos. Pessoal acho q não existe linguagem difícil ou fácil, apenas a maneira correta da pessoa assimilar o conceito e fazer suas devidas adaptações.
Na teoria dos algoritmos vcs devem saber que nenhum código fabricado ou feito por uma pessoa nunca pode ser igual a de outra. Isso é fato, a não ser que vc copie e use de forma discriminada.

Acho que algumas pessoas se complicam por saber que a linguagem Java a cada dia ganha mais adeptos e com isso necessita ser atualizada. Acho que isso faz as pessoas mais novas na parte de desenvolvimento em Java ficarem de “cabelo em pé” em saber que a linguagem ganha um “tunning” diário. Pois isso deve ser feito, pois é uma linguagem que se adequa ao contexto real e isso é que é a grande sacada do Java.

Assim seria muito fácil o povo querer aprender Pascal e mesmo assim ficar usando todos os recursos até se extinguir. Uma linguagem que se preze, sempre deve estar em constante atualização pois a cada dia uma pessoa aprende algo novo, um algoritmo novo, uma ameaça nova, uma metodologia nova, uma ideia nova e etc.

Java ganha diariamente uma nova diretiva com linguagens que podem ser rodadas em cima da JVM como o Scala, JRuby e etc.

Vocês presados devem saber que nenhuma linguagem merece ou deve ser comparada, isso é decisão do Developer saber qual linguagem deve ser adequada ao quadro de decisão para ser usada em algum projeto.
Acho uma bobagem ficarem falando Java é isso, Java é aquivo, C é melhor que Java, Fortram trabalha melhor com compiladores inter-estáticos. Pow gente, acorda. Viva a vida, aprenda o máximo que puder, se vc gosta de programar vá em frente, não tenha medo de aprender um fortram, um pascal, um cobol, um JAVA, C, C#, C++, J#, Ruby, PHP, Lua e tantas outras linguagens que a cada dia ganha um nome. A única coisa que falo é sempre perceba a necessidade a ser utilizada e quando utilizar faça bom proveito, a linguagem (qualquer uma) está aí, vc tem um ambiente a ser utilizado, a única coisa que peço é, faça com seriedade, nunca ataque ninguém dizendo que eu sou o melhor, a linguagem que uso é melhor.
Isso pra mim de ficar dizendo que uma linguagem é melhor que a outra é coisa de preguiçoso, achar que vai programar uma linguagem nova recente e coisa do tipo, vcs não programam, vcs aprendem algo que já foi inventado.

Eu por se só, louvo aquelas pessoas que ainda usam um cobol para desenvolver algo que a mente tenta raciocinar e lançar para fora em formato de programa. Aquelas pessoas que não precisam de framework JSF, .NLOG, JBoss.

é isso, minha opnião lançada.
[]´s a todos.

java não vai morrer isso parece uma piada :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

java vai se tornar a linguaguem universal!!!

Eu costumo dizer que programador C/C++ é um framework ambulante… geralmente quando alguma empresa contrata um programador C++ o programador C++ faz o sistema ficar a cara dele… :lol: :lol: :lol:

O sistema tende a ficar tão parecido com a cara do programador C/C++ que quando a empresa contrata outro programador C/C++ o sistema tende a mudar de cara com o tempo… :lol: :lol: :lol: isso se o programador não decidir fazer tudo de novo… a famosa reinvenção da roda.

Valeu, pessoal. Eu agradeço muito.

C++ é mais fácil que java !? Nossa. Java abstraiu muita coisa do c++, e deu tudo mastigado para o desenvolvedor. Também é uma idéia muito extravagante, achar que java vai cair em desuso. Nem as antigas cairam.

[quote=karh-el]No curso de analise de sistemas que faço no IFRR faz parte do curso uma viagem a algumas empresas e escolas de Manaus que desenvolvem programas. Na fundação desembargador Paulo feitosa nos vimos uma apresentação sobre um programa que eles desenvolveram para gerenciar os historicos medicos: digitalizar toda papelada dos hospitais (prontuario,requisicao de pedidos de exames…) é bacana e já está funcionado.
Nos perguntamos em que linguagem eles fizeram o programa e ele respondeu java. Quando perguntamos por quê ele disse:
“Nos queriamos fazer em C, C++, mas todos os programadores estavam ocupados com outros projetos e nós tinhamos dois programadores java livres, então nois fizemos em java mesmo”.
E completou:
“Java é linguagem mais cara de se desenvolver porque o gasto com pessoal é muito, a curva de aprendizagem é acentuada e se o java não se cuidar vai cair em desuso”.
Em manaus parece que o pessoal não é muito chegado em java. Gostam pacas de C/C++, phyton, php… java só se não tiver outra coisa.
E aí, o que vocês pensam disso?[/quote]

Primeiro, sendo um topico de opinião, não sei como pode estar “resolvido”…

Em relação ao assunto. Todo o mundo focou na facilidade de c++ vs java, mas não é isso que está em causa.
O bold no texto original mostra qual é o assunto.

O dono do projeto queixa-se que java é cara porque tem que pagar mais ao desenvolvedor e a curva de aprendizagem é acentuada.

Bom, a curva de aprendizagem da Plataforma Java sim é acentuada e ninguem aprender a plataforma java do dia para a noite. a linguagem java é simples em comparação com as outras (tem uma sintaxe mais enxuta que não depende de simbolos).

Só que , se vc contratar um desenvolvedor experiente ele já passou a parte increme da curva. Ele irá cobrar mais caro, mas os resutlados serão mais rápidos, e mais acertados, porque não se perde tempo com experimentalismo. Mas as empresas não veêm assim. Elas preferem contratar quatro pessoas que não sabem nada de java ( ou sabem o muito básico - como a sintaxe) pelo preço de uma pessoa com experiencia. Depois as empresas esperam que essas pessoas aprendam sozinhas como fazer os sistemas.
Ora, elas aprenderão e farão o sistema, mas aprenderão práticas erradas e farão o sistema por tentativa e erro o que é muito mais demorado. Então a curva de aprendizado que já é acentuada por si mesmo, fica ainda pior, e sensação que a empresa tem é que java não rende. Mas não é java que não rende, é a embecilidade de contratar apenas pessoas inexperientes que não rende.
Se vc tiver uma equipa mista com nivel de experiencia alto, vc tem uma velocidade adsurdamente maior e java rende tanto ou mais que as outras plataformas.

O problema é que java tem profissionais caros, porque bons javeiros têm uma bagagem maior que apenas saber programar java e conhecer a plataforma e os frameworks. Normalmente um javeiro sabe o significado de seguir boas práticas e já sabe como as utilizar no seu dia a dia. Ele está habituado a ser bombardeado com a necessidade de usar teste unitários, servidores de continuidade , maven, etc… um conjunto de outras coisas além do java em si. Ou seja, paga-se mais por um profissional com mais competências. O que ,afinal, não é pagar mais, mas o justo.

Os outros desenvolvedores têm que competir com isto, e a forma simples é descer o preço. Por isso não admira que profissionais de outras linguagens e plataformas sejam mais baratos. É a lei do mercado.

não é o java que vai morrer. O que vai morrer é esse aproveitamento que as empresas querem fazer dos desenvolvedores, pagando o menos possível, ao cara menos preparado possível, mas exigindo que ele produza o máximo possivel. Algumas empresas vão ainda mais longe num esquema de quase cafetinagem em que cobram X do cliente e repassam x /1000 para o desenvolvedor.

Faculdades e cursos técnicos tem intenção de ensinar O.O e lógica e não linguagem por isso a preferencia.
Aqui onde trabalho , nen sei o que é java , aqui é Asp.net

Fala sério , o que se faz apenas com Java ?
E os 500 milhões de frameworks ?

A curva de aprendizado é sim um grande problema dependendo das tecnologias envolvidas.

Java está próximo de morrer sim, e o que vai vingar novamente vai ser o legendário VB6!