Gostaria de incluir junto com o .jar da minha aplicação o .jar do banco de dados “hsqldb.jar”. De forma que ao dar dois clicks no .jar da minha aplicação o pacote hsqldb.jar fosse carregado automaticamente.
ao inves de digitar:
java -classpath “.;hsqldb.jar” pacote.App
eu gostaria só de dar duplo click em MinhaApp.jar e esta carregar automaticamente “hsqldb.jar”, que esta dentro de MinhaApp.jar, e a aplicação funcionar perfeitamente sem ter que ficar configurando variavel de ambiente classpath.
Colega,
De uma olhada nas propriedades que podem ser definidas no arquivo manifest que fica no seu jar. Existe uma propriedade “Class-Path” que pode ser definida para evitar o problema mencionado. Para incluir dentro da sua aplicacao o driver do hsqldb precisa descompactar o arquivo jar (do driver) e incluir os arquivos descompactados no jar da sua aplicacao.
Espero ter ajudado.
valeu cara funcionou perfeitamente! Eu nem precisei definir o Class-Path no manifest só descompactei os drivers do banco e empacotei junto com minha aplicação.
não acho esta a melhor solução… e se um dia você quiser usar uma versão mais atualizada… vai ter que apagar o que você descompactou e descompactar tudo de novo… muito mais simples apenas trocar um .jar
blz samuel , mas como faz isso
setando nova classpath entonce? Sera que é assim que funciona os programas como java Creator e JBuilder que possuem sua propria virtual machine?
Ja conseguiram encontrar algo na web que resolvesse esse problema?
É só vc deixar o .jar dos Drivers em um diretorio especifico! Como a sua aplicação vai estar sempre apontando para esse diretorio e a hierarquia de classes geralmente é a mesma! é só trocar a versão do driver!
Exatamente com o “maxwell_monteiro” disse.
mas isso nao garante q todo usuario q for executar a aplicação terá esses mesmos arquivos ensses mesmos diretorios 
É só você entregar a aplicação em um .zip com um bat para rodar… o cara só vai trocar os .jar se ficar fuçando na estrutura de diretórios, ai ele está pedindo para dar bosta. Nenhuma aplicação é “a prova” de usuário.