Emprego como desenvolvedor sem experiência

Olá a todos,

Consegui convencer meus pais a me deixarem fazer faculdade e depois de muita luta consegui meu diploma em BCC ano passado. A questão é que minha família possui duas lojas e devido a alguns imprevistos, após um ano de faculdade precisei trabalhar em uma dessas lojas em tempo integral. Chegando próximo ao fim do curso, eu precisava de um estágio para cumprir os créditos. Consegui um acordo em trabalhar meio período na loja até cumprir o tempo mínimo do estágio (acabei conseguindo um estágio como suporte).

Agora, depois de um ano de formado, consegui me desprender desse negócio da família e estou tentando conseguir um trabalho com algo que me motivou a permanecer na faculdade: programação. A questão é que não tenho experiência comprovada, programei bastante na faculdade e até “brincava” durante o estágio quando não havia serviço (raramente), a única experiência que tenho no papel é um estágio como suporte por 6 meses.

Como já me formei não posso me candidatar a um estágio e ao que me parece é pouco provável que me aceitem pra uma vaga de programador junior sem ter experiência com programação. Portanto, eu deveria continuar procurando vagas para programador junior ou devo procurar por outro perfil? Tentar uma certificação melhora minhas condições mesmo sem ter experiência?

Peço desculpas por ser um tópico meio repetido, mas estou me sentindo bastante perdido nessa situação.

[quote=johnnymonny]Olá a todos,

Consegui convencer meus pais a me deixarem fazer faculdade e depois de muita luta consegui meu diploma em BCC ano passado. A questão é que minha família possui duas lojas e devido a alguns imprevistos, após um ano de faculdade precisei trabalhar em uma dessas lojas em tempo integral. Chegando próximo ao fim do curso, eu precisava de um estágio para cumprir os créditos. Consegui um acordo em trabalhar meio período na loja até cumprir o tempo mínimo do estágio (acabei conseguindo um estágio como suporte).

Agora, depois de um ano de formado, consegui me desprender desse negócio da família e estou tentando conseguir um trabalho com algo que me motivou a permanecer na faculdade: programação. A questão é que não tenho experiência comprovada, programei bastante na faculdade e até “brincava” durante o estágio quando não havia serviço (raramente), a única experiência que tenho no papel é um estágio como suporte por 6 meses.

Como já me formei não posso me candidatar a um estágio e ao que me parece é pouco provável que me aceitem pra uma vaga de programador junior sem ter experiência com programação. Portanto, eu deveria continuar procurando vagas para programador junior ou devo procurar por outro perfil? Tentar uma certificação melhora minhas condições mesmo sem ter experiência?

Peço desculpas por ser um tópico meio repetido, mas estou me sentindo bastante perdido nessa situação.
[/quote]

Como vc foi nas matérias de gestão empresarial, matemática, estatística, fisica, programação, estrutura de dados e afins? Sabe trabalhar com POO?
Bacharelado em Ciências da Computação é um curso que vc leva pra vida toda, mesmo que vc tenha absorvido apenas 40% do curso, já muita coisa. Eu não conclui meu curso, mas eu gostava muito ao ponto de ter absorvido muito das matérias. Me aprofundava o máximo que podia e quase sempre tirava notas altas. Este curso me ajuda até hoje, pois me deu as ferramentas básicas pra trabalhar.
Quem fornece o software de gestão da empresa da sua família? Como vc conhece bem o negócio da família, provavelmente conhece bem o software utilizado nela. Já pensou em entrar em contato com a empresa que o desenvolve?
Outra saída é tentar desenvolver algum projeto, sozinho ou em grupo, que atenda alguma necessidade da sociedade. Tente desenvolver algo que permita mostrar o que vc aprendeu na faculdade.
Vc só precisa correr atrás do tempo perdido. vc já passou pelo mais difícil, que é o curso em BCC. Existem cursos e livros que poderão lhe ajudar. Por exemplo os da Caellum apresentados neste mesmo site. Nestes cursos, certamente irá encontrar outros que estão em situação parecida e que poderão se associar à vc em algum projeto. A certificação irá lhe ajudar, pois para tirá-la, terá que estudar.

Don’t panic

Baseado no exemplo de vagas que voce for buscar, crie um projeto usando o que a maioria pede e quando for o momento apresenta como uma experiencia, sendo sincero. O importante é perceberem que você sabe fazer aquilo e tem capacidade de aprender o que mais for necessário. Recomendo que faça um curso especifico antes para voce ter um melhor direcionamento, além de fazer contatos.

Olha, segundo alguns “analistas” que frequentam este fórum, não precisa experiência pra trabalhar como programador.

Você pode concorrer a vagas de Programador Jr, Trainee. Preste concursos para Programação, inclusive os que não exigem formação superior.
Como está o seu conhecimento na linguagem que tem mais ofertas de emprego na sua região?

Porque você não desenvolve algo para a loja dos seus pais ?

Agora, 7 de setembo de 2014, no Bom dia Brasil: Faltam profissionais na área de TI.

Sabem por que vão continuar faltando profissionais?
É porque o Brasileiro tá sacando que faculdade e empresários se encastelaram em uma máfia.
Quem paga, e caro pelo curso, arruma emprego. Meu deus! Reserva de mercado!

Quantos recém formados eu ví que não sabem fazer uma porra de uma paginação?
Quantos recém formados eu ví que não sabem o que seja uma Máquina de Turing?
Acho que os estagiários do Brasil deveria se unir e exigir no mínimo uns 1500.
Exploração de mais neste país.

Eu acho que este tipo de reportagem deveria dar ênfase de que a falta é em uma região, no caso SP.

Fazer um projeto pra loja de seus pais como os amigos já disseram na thread é uma boa, mas algo que também vai te ajudar e vai dar um boost VIOLENTO na hora de te escolherem é OPEN SOURCE.

Abre uma conta no Github e happy coding!
Um site legal também, que surgiu esse ano no Rails Rumble é o RefactorCop que mostra vários projetos (no caso, Ruby) que precisam de uma “mãozinha”, e pra quem tá iniciando, vai agregar muito pro CV.

No mais, cria uma conta no Linkedin (se ainda não tem), e mete tudo oq for fazendo como projetos, apontando o link para o Github. Desse modo facilita que recrutadores saibam o que você tem feito.

Outro ponto positivo de ter o portfólio no Github é que de forma natural você acaba selecionando as empresas que podem ser adequadas para seu perfil, pois de recrutadores que durante o processo não olham o código no Github eu procuro passar longe.

Aqui no mercado de Brasília é bem mais complicado entrar como “Júnior sem Experiência” do que entrar como estagiário e depois progredir para júnior. Não to dizendo que isso é certo ou errado. É um fato. A empresa que trabalho por exemplo não contrata júnior sem experiência, somente estagiários.

Mas impossível não é. Continue estudando, nem que você invente um projeto para você trabalhar.

[quote=leandronsp]Fazer um projeto pra loja de seus pais como os amigos já disseram na thread é uma boa, mas algo que também vai te ajudar e vai dar um boost VIOLENTO na hora de te escolherem é OPEN SOURCE.

Abre uma conta no Github e happy coding!
Um site legal também, que surgiu esse ano no Rails Rumble é o RefactorCop que mostra vários projetos (no caso, Ruby) que precisam de uma “mãozinha”, e pra quem tá iniciando, vai agregar muito pro CV.

No mais, cria uma conta no Linkedin (se ainda não tem), e mete tudo oq for fazendo como projetos, apontando o link para o Github. Desse modo facilita que recrutadores saibam o que você tem feito.

Outro ponto positivo de ter o portfólio no Github é que de forma natural você acaba selecionando as empresas que podem ser adequadas para seu perfil, pois de recrutadores que durante o processo não olham o código no Github eu procuro passar longe.[/quote]

Onde é que eu assino?

O Github é uma excelente forma de você expor seu trabalho e deveria ser normal um entrevistador (pelo menos o técnico) dar uma olhada nele (até hoje foram muito poucos os que olharam o meu e mencionaram algo na entrevista). Você pode criar um repositório para, por exemplo, criar estruturas de dados e algoritmos de ordenação na sua linguagem favorita, contribuir para algum projeto opensource (mesmo que com tradução de documentação ou a própria documentação em si, qualquer coisa já é um bom começo).

Pode crer. São mesmo muito úteis esses repositórios de “estudo”.

Só uma atenção no excesso de forks, pois é um erro que muitos cometem no começo da conta no github.
Uma vez um recrutador técnico me disse que ficava difícil saber o que eu fiz no github pq eu tinha muito fork. Eram mais forks do que projetos meus. Aí dei uma enxugada, e procuro deixar apenas forks de projetos que dei alguma contribuição. De resto são apenas projetos próprios.