Gostaria de opinioes a respeito, trabalho atualmente como CLT, com 3000 mensais e agora me ofereceram 3300 mensais como PJ, alguem sabe me dizer se o que terei de custos nesta modalidade, sou de porto alegre, sera que vale a pena.
Pesquise aqui no fórum que tem N tópicos sobre isso.
Mas a regra para valer a pena é a seguinte:
salario PJ = 1.6 x salario CLT
Até!
PJ não tem 13º salário como CLT, e você também tem que pagar impostos quando emite nota fiscal para a empresa que você trabalha. Leve estes fatores para se decidir, mas também veja se o seu novo emprego pode te trazer outros benefícios não apenas financeiros (projetos interessantes, possibilidades de aprender coisas novas, etc).
Alcancar esta regra (salario PJ = 1.6 x salario CLT) em porto alegre esta meio complicado. Gostaria de saber o que e mais acessivel e normal, pensei em 4000 como PJ ou os 3300 em carteira , sera que seria mais possivel.
Alguem poderia opinar por favor
eu fico com PJ
ficar 3000 CLT, vc tem as vantagens do 13º entre outros, mas vc paga mto mais impostos e de 3000 pau, vc cheg a a ver 2400 ou menos =~~
os mesmos 3000 como PJ descontando os encargos de taxa e contador vou acabar vendo mais ou menos os mesmos 2400…
Coloca na ponta do lápis, e veja se vale a pena. Faça a conta considerando o que você ganharia em um ano.
CLT (sempre o valor líquido, ou seja, descontando impostos): salário mensal + 13o. + férias + FGTS + possíveis benefícios que você tenha (vale-transporte, vale-refeição, plano de previdência privada, plano de saúde, etc.).
PJ: o valor que vai receber da empresa - custo da emissão da nota - custo da manutenção da sua empresa + benefícios.
Se a diferença entre PJ e CLT for considerável à favor de PJ, tá respondido. Mas se a diferença for pequena, pode não valer a pena. Lembre-se também que numa demissão sem justa-causa com CLT você recebe 40% de multa sobre o FGTS, e ainda tem direito ao seguro-desemprego.
Obs.: conta bem por baixo!! Há diversos outros fatores…
então continue no CLT…mas pj vc paga só 13%, isso se vc for lucro presumido…se abrir no simples, é apenas 5% em cima do valor total ( salario )
Eu desconto entao 5% mais o contador entao destes 3000 …
Tem empresa que não aceita PJ optante pelo SIMPLES, mas não sei porque.
Porque se criou uma lenda urbana estúpida que dá vinculo trabalhista.
A verdade é que vai dar vínculo trabalhista de qualquer jeito. Se cumpre horário, responde a alguém e não é função casual (ou seja que vc possa sair no meio da tarde e voltar daqui a 5 dias), é CLT.
Parágrafo 2 e 3 da CLT. E fim.
[]'s
[quote=robinsonvs]
Alcancar esta regra (salario PJ = 1.6 x salario CLT) em porto alegre esta meio complicado. Gostaria de saber o que e mais acessivel e normal, pensei em 4000 como PJ ou os 3300 em carteira , sera que seria mais possivel. [/quote]
Então simplesmente desista do PJ, vc só tem a perder.
[quote=luidhi][quote=robinsonvs]
Alcancar esta regra (salario PJ = 1.6 x salario CLT) em porto alegre esta meio complicado. Gostaria de saber o que e mais acessivel e normal, pensei em 4000 como PJ ou os 3300 em carteira , sera que seria mais possivel. [/quote]
Então simplesmente desista do PJ, vc só tem a perder.
Quando mudei para PJ, foi para sair de 1400 CLT para 2900 como cooperado.
E isso faz tempo, 8 anos já…
[]'s [/quote]
sem querer te ofender… mas um cara tem que ser muito burro em largar 3k clt pra entrar em 3.3k de PJ… eu iria por 5k no minimo… isso claro, estou contando somente questoes de grana, as vezes vc ta saindo de um trampo horroroso do seu clt pra ir pra outro pj
E mais ou menos esta a situacao , hoje trabalho na industria e sem perspectivas, alem do que a empresa esta quebrando aos poucos, os projetos nao sao sempre em java, ou seja vou sair de qualquer maneira mas queria pelo menos manter o q tenho hoje , ai nao me importa muito ferias nem decimo mas sim o mensal pra pagar as conta.
To meio sem opcao
Procure outro. Sério. 3300 PJ não vai compensar os 3000 CLT.
Apinfo tem bastante trabalho, é só procurar.
Dá uma olhada nesse tópico aqui, onde eu coloquei algumas informações a respeito:
http://www.guj.com.br/posts/list/39792.java
No site netcarreiras existe uma calculadora para salários CLT: http://netcarreiras.com.br/calc.html
De acordo com o site, com um salário bruto de 3300, vc receberá líquidos 2645,06.
[quote=“robinsonvs”]Alcancar esta regra (salario PJ = 1.6 x salario CLT) em porto alegre esta meio complicado.[/quote]Alcançar essa regra é difícil em qualquer lugar, porque a maioria das empresas “usam” o fato da contratação como PJ apenas para pagar menos impostos, como uma substituição (se vc recebe 3000 como CLT, vai receber 3000 como PJ e fique feliz), ou seja, estão pensando apenas nelas próprias. Poucas empresas se preocupam em ver que o funcionário tem que receber um pouco mais para arcar com as despesas repassadas para ele.
[quote=“davidhc”]…mas pj vc paga só 13%, isso se vc for lucro presumido…se abrir no simples, é apenas 5% em cima do valor total…[/quote]O percentual exato não é necessariamente esse. Pelo contrário, ele varia muito de cidade para cidade. Como eu falei no tópico que eu citei, o governo costuma dar incentivos fiscais para cidades do interior, ou seja, cobra um percentual de impostos geralmente muito menor do que nas cidades grandes. Converse com alguns contadores sobre isso e veja as opções disponíveis.
A dica que eu posso te dar nesse ponto é procurar vários contadores para saber como eles trabalham e quanto eles cobram, quer dizer, vc tem que fazer uma pesquisa mesmo. Isso também varia muito para cada um. Existem contadores preparados para abrir empresas em cidades pequenas, existem contadores que cobram menos para empresas com poucos sócios e também existem aqueles que não sabem fazer nada disso ou não querem. Procure saber também como abrir uma empresa com um integrante apenas.
Como já disseram é preciso colocar tudo na ponta do lápis para saber se a proposta vale a pena. É preciso tomar muito cuidado com a confusão (na maioria das vezes proposital) que as empresas fazem sobre “substituir” uma contratação CLT por uma PJ sem ter uma alteração significativa no salário mensal. Tente negociar com essa empresa para aumentar o valor (apesar de eu achar difícil isso acontecer, pois o valor já foi jogado) e, se for o caso, procure outro lugar para trabalhar.
Esse assunto é sempre muito polêmico, com toda a razão, mas apesar disso tudo eu ainda continuo preferindo trabalhar como PJ. Eu mesmo cuido de pagar as minhas próprias despesas e os meus próprios benefícios. No meu salário eu já tenho calculado os meus impostos, taxas e honorários, meu transporte, seguros e, principalmente, minha alimentação, meu plano de saúde e meu plano de previdência privada, que são as 3 coisas que eu mais me preocupo. Eu canso de ver empresas que, por exemplo, oferecem 7.50, 8 ou 9 reais de refeição em um lugar onde não dá pra comer direito com menos de 12 reais. Eu já vi opiniões aqui diferentes da minha, mas eu acho que o empregador TEM que bancar toda a “infra-estrutura” do empregado, quer dizer, transporte e alimentação. O cara querer me pagar um “auxílio” de alimentação, pra mim é no mínimo uma ofensa.
O desconto mensal para todas as minhas despesas e benefícios fica por volta de 1200 reais mensais. Alguns podem dizer que é muito mas eu escolhi assim, pois eu quero poder pagar, por exemplo, um plano de saúde de qualidade (e não essas porcarias que as empresas oferecem como SulAmerica, Amil Next, Dix… só o Bradesco Seguros ainda dá pro gasto, mas não é lá essas coisas), quero poder optar por pagar uma quantia mais alta pra minha previdência privada ou mais baixa se for o caso de algum eventual problema e ter a opção de poder resgatar todo o valor “investido” mais tarde e, como eu já falei, quero poder me alimentar decentemente, o que é uma grande preocupação minha. Tudo isso é negociável com quem está te contratando e eu sempre levo isso em consideração.
Como eu falei em outro tópico sobre esse assunto, a única vantagem de CLT para PJ é o fundo de garantia. Todo o resto, incluindo o décimo-terceiro, dá pra vc incluir no seu salário anual. Geralmente em um emprego CLT vc tem que aceitar tudo o que vem por padrão no pacote. Eu vou ter que ficar com dois planos de saúde mesmo? Vou ter que pagar o maldito INSS mesmo tendo uma previdência privada e mesmo sabendo que o INSS não vai servir pra nada? Vou ter que pagar um absurdo de imposto de renda que vai parar no bolso de algum safado? O que eu puder fazer para dar menos dinheiro pro governo, eu vou fazer.
Enfim, por essas e por outras em ainda prefiro trabalhar como PJ do que como CLT, por mais que PJ seja errado, irregular etc. O dia que o governo resolver mudar as coisas é possível que eu mude de idéia, mas por enquanto, vou ficar do jeito que eu estou.
Sempre trabalhei como CLT, agora a pouco tempo , estou procurando como PJ uma vez que as opcoes CLT sao cada vez menores, tuas informacoes foram bastante uteis pois tambem nao tenho a empresa aberta ainda, mas PJ tem sido bastante atrativo pra mim.