Concurso para gerente de projetos, diretamente, nunca vi.
Mas eu sei que conforme vc avança na carreira, pode ir ganhando cargos de chefe de seção.
Há também um plano de carreira só para chefes nos órgãos federias, mas não sei se ele se aplica aos cargos de TI.
Sei também que o analista atua como chefe dos técnicos. Acredito que a responsabilidade deles deva ser bem maior que a dos técnicos mesmo, pois a responsabilidade sobre a infraestrutura de redes e sistemas deve recair toda em cima deles.
O concurso para o cargo de técnico geralmente só tem a prova objetiva (alternativas), e o de analista tem prova objetiva e dissertativa (redação), sempre sobre algum tema complicado, por exemplo, as 13 regras da UML ou tecnologia SOA.
Pode até ser, porém, é o analista que fará o trabalho que um analista de sistemas realiza na empresa privada. É ele que fará a análise de requisitos, a análise de custo do projeto, toda aquela parnafenalha de engenharia de software. Por isso é exigido curso superior dos analistas. O técnico é o “peão”, troca mouse e teclado com problemas e deve ficar responsável por algum trabalho de programação mais “braçal”.
Pode até ser, porém, é o analista que fará o trabalho que um analista de sistemas realiza na empresa privada. É ele que fará a análise de requisitos, a análise de custo do projeto, toda aquela parnafenalha de engenharia de software. Por isso é exigido curso superior dos analistas. O técnico é o “peão”, troca mouse e teclado com problemas e deve ficar responsável por algum trabalho de programação mais “braçal”.[/quote]
Nos dois concursos que passei não fizeram distinção nenhuma entre as funções dos técnicos e analistas, só o salário mesmo (mas todos que entraram como técnico comigo tinham ensino superior)
A propósito meu chefe é técnico (se bem que na época do concurso dele não tinha vaga para analista na área de TI)