Acho que a grande maioria aqui, senão todos, já enviou curriculum e fez entrevista em dezenas de empresas atrás de um estágio ou emprego, certo?
Mas o que tem ocorrido é que muitos órgãos públicos estão oferecendo cargos de técnico ou analista na área de TI, através de concurso público.
Só para citar alguns: Receita Federal, tribunais eleitorais e do trabalho, Ministérios do Governo Federal, Ministério Público, DataPrev (empresa de tecnologia que presta serviço ao INSS) etc.
Os principais atrativos desses cargos são a estabilidade, os ótimos salários e um sólido plano de carreira. A cada ano vc sobe na categoria e o salário aumenta também.
Mas sempre tem aquele que diz que funcionário público é vagal, não faz nada etc etc.
Pelo menos eu creio que se tratando de TI, não deve ser assim. Serviço tem e muito!! Tanto que esses órgãos agora realizam concurso na área justamente para substituir os terceirizados que ainda prestam serviço a eles.
Alguém aqui no fórum trabalha ou conhece alguém que trabalha dessa forma? Se trabalha, como é o serviço? O plano de carreira funciona mesmo?
Boa Tarde sou funcionário publico pelo menos na autarquia que trabalho ainda é meio defasado a área de TI ou melhor não dão importância. e estou pensando em presta pra um desse órgãos que vce citou, trabalho tem sim e não é pouco o problema é que em termos de novas tecnologias ele demoram muito para implementar pelo menos no departamento que eu trabalho Que o Departamento de Estrada de Rodagem do Estado de São Paulo. mas acho que vale a pena a parte de salario eu ja não posso comentar por que o meu ganho não é la essas coisa. O melhor é prestar pra essas repartições que vce citou. ate mais ,a plano de Carreira no meu não funciona eu sou chefe de Seçao e Substituo a chefe da area de infra quando ela sai de Férias. Eu sou formado em Redes de Computadores.
Essas repartições que eu citei são todas FEDERAIS, com exceção da DataPrev (empresa privada CLT).
As federais são as que pagam melhor sempre. Se um dia for prestar concurso, dê sempre preferência aos federais, pois são poucos os concursos estaduais ou municipais que prestam.
Uma característica normalmente ignorada por pessoas de áreas estritamente técnicas que vão para áreas públicas: frequentemente existirão questões políticas interferindo no seu trabalho. Não se apegue à projetos, pois, por decisões puramente políticas, estes podem ser repentinamente cancelados.
Trabalho como desenvolvedor, já passei por instituições federais e municipais, e vi, após uma mudança de gerência (uma decisão puramente política), um abandono completo de uma linguagem que atendia as necessidades da instituição e, além disso, já tinha vários aplicativos em execução. Por mais que alguém apresentasse argumentos técnicos (totalmente válidos, diga-se de passagem), a mudança foi feita, o desenvolvedor que defendeu a linguagem antiga ficou tão decepcionado que saiu da instituição, e a vida seguiu em frente.
o que o alan_pjr falou éa pura verdade infelizmente isso acontece muito principalmente quando o alto escalão é reformulado quem chega pra mostrar serviço altera tudo e coloca todo o trabalho por terra
Pra quem gosta de estabilidade os empregos de TI são excelentes. O governo federal então é o melhor patrão.
Você passa numa prova e dali pra frente ganha seu dinheiro bonitinho.
E deixa os terceiros implementar as necessidades de verdade.
Trabalho como terceiro no ambiente do cliente, um banco publico, os funcionarios publicos da ti, são bem vagabundos, incompetente e fazem corpo mole. Trabalho mais com php mas alguma vezes tenho q dar manutenção em sistemas em asp classico, vb6…e mssql 2000… e algumasa raras vezes com servlet e jsp
Ja trabalhei em bancos e orgãos de Ti e afirmo, Terceiros implementam e desenvolvem .
E os responsaveis na maioria das vezes são bem leigos sem experiencias reais de mercado e uma minoria fica frustada por não fazer nada.
Lembrando quando a greve são os primeiros a cruzar os braços e forman filas na hora de bater o cartão e ir embora se ligar na area de suporte entre as 17:55 e 18:00 esqueça pode estar pegando fogo que voce so resolve no outro dia ou depois do feriado.
Justiça seja feita: existem profissionais publicos de TI que são EXCELENTES, melhores do que muita gente do privado. Amantes do que fazem.
Tive o prazer de trabalhar com alguns desses.
Infelizmente pra cada desse existem 10 que só querem “encostar o burro na sombra”.
Alguns deles fazem pior: EMPACAM o processo com ideias mirabolantes e implementacoes NOCIVAS, que atrapalham o projeto dos terceiros.
Coisa que leram em artigos do GUJ ou na Web e acharam “elegante”. Mas nao entenderam bulhovas e nem sabem quando aplicar.
Mas a estabilidade é necessária. Num pais tao corrupto, por melhor e mais produtivo que alguem fosse, iria rodar de 4 em 4 anos com CERTEZA.
Eu decidi ir pra área pública pq os salários para programador em Recife e no Nordeste são horríveis, eu ganhava R$ 1300 líquido. Procurando emprego em outro lugar acredito que conseguiria no máximo R$ 2000. A coisa é feia lá! Já ouvi dizer de empresa que teve que sair do Porto Digital porque tavam pagando salários acima da média ridícula que pagam lá
Meu trabalho no serviço público não é nem tão tranquilo mas nem estressante, praticamente como era no meu emprego anterior. A diferença é que trabalho 7h por dia, ganho bem mais (isso pq passei pra cargo de nivel médio, imagina se fosse superior) e tem algumas mordomias como recesso de fim de ano. Dessas vantagens gosto muito de poder chegar em casa 15:30, sobra tempo para investir em algum projeto pessoal que ainda tenho esperança que dê certo no futuro
Assino em baixo…e como tem concursando achando q pode apitar no desenvolvimento…rs so pq tem faculdade e pos… como se isso desse mais alguma autoridade pro cara…
Pode parecer brincadeira, mas nao é. Ja estive em reunioes onde me foram perguntadas coisas arquiteturais que, depois de respondidas, 1 olhou pro outro ao lado assim e disse “viu ae? essa nao vamos errar mais nos proximos concursos”. É SÉRIO.
Como dito pelos colegas… é assim. Pessoal do governo é “vagal” e só os terceirizados é que fazem as coisas realmente… E mesmo os terceirizados, depende da empresa que vieram…
O colega citou 10 corruptos para 1 trabalhador, acho que a proporção é até maior.
Estabilidade? Leia-se: Oportunidade para não fazer nada e continuar mamando.
Vou resumir: sistemas de empresas de ti do governo = lixo
Estou estudando para concurso, pois não quero perder a oportunidade de conquistar um bom emprego, em grande parte das empresas privadas só tem arapuca.
[quote]Pelo que andei pesquisando o salario não é muito bom não
um senior java com salario de 5 mil…
=s [/quote]
Pesquise um pouco melhor.
Até pq nos empregos públicos de TI não existe “oficialmente” essa hierarquia de junior, pleno e senior, como nas empresas privadas.
Nos empregos federais, por exemplo, o funcionário tem seu plano de carreira dividido em classes A, B e C, cada uma com 5 níveis.
Vc sobe de nível uma vez por ano (dependendo do seu trabalho é claro), seu salário aumenta e em 15 anos vc está no topo da carreira.
Só pra citar alguns exemplos:
No TRE, TRT e MPU, um técnico de informática (nível médio) começa ganhando R$ 4.674,24 / mês. Um analista (nível superior) começa ganhando R$ 7.232,67 /mês. Um analista em topo de carreira ganha quase 12k / mês.
Eu pretendo prestar um desses concursos para a área. Não descarto voltar à iniciativa privada, mas como hoje já trabalho em um emprego público estadual, não sei se vou ter saco para agüentar as pressões na maioria das vezes desnecessárias, e um patrão te chamando de burro na sua cara.
Analista não quer dizer que ele faz análise, e sim que o concurso que ele passou era pra nível superior. O cara pode ganhar esse salário e o trabalho dele ser programar
E cargos de chefia ganham mais, só o bônus do meu chefe é maior que meu salário todo