Alguém aqui no fórum utiliza ou já utilizou algum serviço de empresa compartilhada para trabalhar como PJ?
Um amigo me contou que algumas empresas fazem um serviço de compartilhar uma empresa limitada. Vc entra como sócio minoritário e não precisa abrir um empresa sua. Tb não paga um contador, pois eles já fazem toda a administração da empresa e emite as notas que vc precisar.
Gostaria de saber de saber a experiência de vcs com esse tipo de serviço, pois parece muito bom se não houver nenhuma ilegalidade. Fico pensando no trabalho que vai dar para fechar uma empresa um dia caso eu abra uma para trabalhar como PJ.
Eu compartilhava a empresa com a minha esposa (que também é PJ) até que excedeu um limite de desconto de imposto de renda* e passou a não valer mais a pena.
(* O IR tem uma determinada alíquota até um determinado valor atual de faturamento, e outra alíquota, bem maior, se você passar esse limite. Esse limite, como você deve ter reparado, não é tão grande assim.)
e sobre empresas que prestam o serviço de compartilhar a empresa com vc? vc já viu isso? Sabe se tem algum problema em fazer isso?
Será que é perigoso caso vc entre como sócio numa empresa dessas e depois a acontece algo com a empresa e suja seu nome?
Eu sei que tem gente que “vende nota” (o que sai um pouco caro, já que fora os impostos você ainda tem de pagar um cafezinho pro cara que vende a nota) e aquele esquema de “cooperativa” (que sai mais barato). Acho que o seu caso seria a tal “cooperativa”.
Já fazem uns 10 anos participei de uma coisa como esta; o problema surgiu quando tentaram fechar a empresa (éram apenas 3 “sócios”) o maldito contador não tinha pago os impostos e cada um já tinha ido pro seu lado. Um dos sócios queria casar, comprou um apartamento financiado mas sistema bloqueou pelo fato do CPF estar envolvido nas dívidas da empresa, como ele tinha pressa arcou com a maior parte das despesas para fecha-la pois não conseguia encontrar os outros sócios. Quando o problema caiu no meu colo tava bem pequeno só tive que prestar contas do IR por uns 4 anos seguidos.
Hoje os tempos são outros, mas ainda acho o risco bem grande.
Quanto à cooperativa, não é nada simples abrir uma, tem que pedir permissão pra tudo que é órgão e sai bem caro isso! e claro que podem negar seu pedido.
no final, pode até valer esse esforço todo, já que os impostos são menores e os ‘associados’ podem dividir alguns custos.
Como disse o thingol, procure um contador de confiança.
[quote=andrepestana]Bom, não quero fazer propaganda das empresas. Olha o que elas prometem:
[quote=Empresa2]
Empresa Compartilhada
O profissional torna-se sócio cotista de uma Sociedade Empresária Limitada, tendo a Empresa2 como encarregada da constituição e administração da sociedade, com a responsabilidade de garantir o adequado andamento dos negócios, mantendo regularizadas todas as obrigações legais (mensais, trimestrais e anuais).
É destinado um percentual de cotas a cada profissional, representado por um determinado valor em reais, sendo que, por tratar-se de formalidade da constituição do capital social não haverá desembolso monetário por parte do sócio no ato da constituição.
[/quote][/quote]
Caraca !!! Toda a vez que alguém quer entrar ou sair da tal empresa tem alteração no contrato social ???
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: