[size=12][size=18]Amigos,sou novo por aqui e gostaria da ajuda de vc’s para eslarecer sobre encapsulamento. Como devo aplicar o princípio de encapsulamento no codigo abaixo?[/size][/size]
public class ContaCorrente {
public String titular;
public double saldo;
public ContaCorrente( String nomeTitular, double valorInicial ) {
Amigo, acho que vc está fazendo o exemplo da apostila da caelum, certo? Se sim, aguarde mais um pouco que logo logo esse conceito será introduzido. Mas se não, vc tem que declarar seus atributos como private e criar métodos get e set para eles.
Bom deixa eu ver se ti ajudo e vc aplica ai no seu algoritmo (alguem me corrija se estiver errado)
encapsulamento é você criar as suas variaveis privadas e para atribuir valores a ela vc deverá utilizar metodos: set = atribuir o valor a variavel
get = pega o conteúdo da variável
tb utilizar o this para atribuir o valor a variável. Na verdade o this serve para dizer que é na variável private que deverá ser setado o valor:
vou dar um exemplo aqui:
[code]public class Pessoa{
private String nome; //métodos privados
private int idade;
*/####################################
Métodos get e set, que vao inserir e recolher os dados.#
Fique atento ao get e set que deverão ser feitos desta
forma pra ficar organizado (eu faço desta forma)
####################################*/
public setNome(String nome){
this.nome=nome;
}
public getNome(){
return(this.nome);
}
public setIdade(int idade){
this.idade = idade;
}
public getIdade(){
return(this.idade);
}
[/code]
ai depois você utiliza os métodos aqui mesmo.
[quote]Bom deixa eu ver se ti ajudo e vc aplica ai no seu algoritmo (alguem me corrija se estiver errado)
encapsulamento é você criar as suas variaveis privadas e para atribuir valores a ela vc deverá utilizar metodos:
set = atribuir o valor a variavel
get = pega o conteúdo da variável
tb utilizar o this para atribuir o valor a variável. Na verdade o this serve para dizer que é na variável private que deverá ser setado o valor:
exatamente, mas geralmente eu trato os parametros recebidos em outros métodos, não no get e set porque amarra muito funções que podem ser utilizadas em outros parametros.
nao sei se é certo mas tento sempre fazer desta forma
[quote=mickey][size=12][size=18]Amigos,sou novo por aqui e gostaria da ajuda de vc’s para eslarecer sobre encapsulamento. Como devo aplicar o princípio de encapsulamento no codigo abaixo?[/size][/size]
public class ContaCorrente {
public String titular;
public double saldo;
public ContaCorrente( String nomeTitular, double valorInicial ) {
[quote=henry.everton]exatamente, mas geralmente eu trato os parametros recebidos em outros métodos, não no get e set porque amarra muito funções que podem ser utilizadas em outros parametros.
nao sei se é certo mas tento sempre fazer desta forma[/quote]
Não importa se é implementado n o copro do setter ou não, o que importa é que ao ser definido (‘setado’) um valor este seja verificado para que seu objeto não caia em um estado inválido.