Encapsulamento

Olá, sou aprendiz de java.

Em relação a encapsulamento, pq privar os atributos? Estou lendo que se trata-se de segurança.

Digamos que eu tenha um objeto conta com atributo saldo.

Quem além do programador iria conseguir alterar o saldo??

Atenciosamente,
Hélio

Leia mais sobre isso cara ele não é totalmente privado e sim tem uma forma mais segura de ser acessa-lo.

leia um pouco mais sobre get and set.

att,

Alan Rodrigo.

Bom Helio,

Eu acho que se usa separar variaveis para uma manutenção mais facil do software, sem que outros objetos sejam alterados.

Encapsular atributos também auxilia a garantir que o estado e o comportamento de um objeto se mantenha coeso.

Bom acho que seria mais ou menos isso…Alguem com mais experiencia pode responder melhor…estou comecando tbm… rs

[]´s

Sim… eu li sobre get e set, mas não entendi o pq do trabalho de cria-los.

Minha duvida é pq definir como private, sendo quem vai usar o objeto é o proprio programador…
Pq se dar ao trabalho de criar gets e sets para alterar um valor de um atributo ao qual só o programador vai mexer…

Abraços,
Hélio

ao criar get e set vc garante a maneira de se setar um atributo por exemplo, para setar um int por exemplo vc passar objeto.setAtributo( 8 )… e se o atributo fosse publico vc poderia atribuir um valor -10 por exemplo…

imagine a altura da pessoa sendo setado com -1,70… :?:

[quote=heliob]Sim… eu li sobre get e set, mas não entendi o pq do trabalho de cria-los.

Minha duvida é pq definir como private, sendo quem vai usar o objeto é o proprio programador…
Pq se dar ao trabalho de criar gets e sets para alterar um valor de um atributo ao qual só o programador vai mexer…

Abraços,
Hélio[/quote]

imagine uma equipe de 5 programadores… e eles dependem do seu código…

um outro programador pode fazer uma merda na funcionalidade porque vc simplesmente deixou ele fazer tudo e deixou tudo público…