Engenharia Elétrica ao invés de Computação: viável?

Olá, pessoal do GUJ!

Este é meu primeiro tópico no fórum de muitos que potencialmente virão, portanto, peço cordialmente que já se acostumem com minhas dúvidas amadoras. :stuck_out_tongue:

Veja bem, pessoal… Tenho 20 anos e ingressarei na faculdade no próximo ano, porém ainda estou incerto em relação a qual carreira devo seguir. Provavelmente cursarei em uma faculdade privada, pois estudei abaixo do que deveria e consinto que não tenho muitas chances de entrar em uma federal. Estou quase decidido em prestar Engenharia Elétrica na FEI, com ênfase em Sistemas de Computação. Para entrar é fácil, mas ouvi dizer que o curso é muito puxado, justamente como eu gostaria.

Durante meu estágio, gostaria de trabalhar em uma empresa de TI, porém tenho receio de ser mal recepcionado pelo mercado por estar estudando fora dos eixos Ciência/Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. Vocês acham que se eu complementasse minha faculdade com esses cursos (como os oferecidos pela Caelum) e afogando minha cabeça nos livros, eu estaria apto a trabalhar no ramo? Ou eu deveria optar pelos outros cursos, mesmo?

Por favor, me ajudem! Minha cabeça já está queimando com tanta dúvida… Enquanto muitos na minha idade já estão terminando a faculdade, eu ainda nem sei qual fazer… :cry:

Grande abraço a todos!

Ueh? Se vc quer trabalhar na area de TI porque nao faz Ciencia da Computacao? Tem muitas universidades pagas e boas por ai.

//Daniel

Bom, a FEI sempre foi bastante puxada. Se você não tinha condições vestibulares de entrar na Poli (pelo menos no meu tempo) mas queria ser um excelente engenheiro, ia fazer a FEI. Se você não tiver boa base, vai rodar rapidinho.

Como você já tem uma certa idade, é melhor direcionar o que você quer fazer.

De preferência, consulte duas coisas:

  • O que você realmente gosta de fazer? Se for tentar se formar em Engenharia Elétrica mas nunca for trabalhar com isso porque não gosta, é melhor não fazer isso mesmo. (Você fez algum curso técnico? Se fez um técnico em Eletrônica talvez você saiba se gosta realmente disso ou não.)

  • O que as empresas estão procurando? Pode ser que, se você tiver escolha, seja melhor ser um geólogo e trabalhar na Petrobrás que ser mais um mero programador Java que há aos montes por aí. É só um exemplo.

Eu sou formado em Engenharia Eletrônica mas sou de uma época em que, infelizmente, não havia muitos empregos para engenheiros, o que não ocorre hoje em dia. E desde pequeno gostava de mexer com calculadoras e computadores (na 6a. série eu ganhei como prêmio uma calculadora RPN), e gostava de matemática. Mas não sei exatamente o que você quer.

E de qualquer maneira, um engenheiro elétrico ou um físico de uma boa faculdade (USP, FEI etc.) têm mais chances de arranjar uma boa vaga em TI que um cara que se formou em TI numa faculdade de esquina, onde os professores também estão lá porque não conseguiram empregos bons na área de TI. Que tal?

Concordo com o windsofhell , aliás eu diria que as faculdades pagas estão melhores (minha opinião) que as públicas. Faz um tempão que não vejo um anúncio de uma oportunidade para “faculdades de primeira linha”; é claro que estudar e não pagar mensalidades é uma boa o problema é depois do curso ficar pagando cursinho tecnico, pós graduação, comprar um monte de livros (isso é uma constante rsrsrs) para compensar o conteúdo ruim da graduação.

Este detalhe de não ser bem recepcionado, não esquenta a cabeça…tem um monte de gente que é formado em economia, contabilidade, engenharia elétrica, administração e até SEM GRADUAÇÃO que trabalha na àrea e infelizmente muitos deles LIDERES dos projetos, o lado bom é que pouca gente estará na posição de lhe criticar nesta questão.

A dica que te dou é a seguinte: tente FAZER SEMPRE AQUILO QUE VC GOSTA. Caso vc não saiba ainda o que é, experimente se não gostar mude…isso pode ser um processo lento e até custoso mas no final valera a pena acredite. Outro dia lí um proverbio aqui no guj que dizia “Quem faz o que gosta não trabalha se diverte” acho que éra + ou - isso rsrsrsrs.

Espero ter ajudado boa sorte

Não existe uma receita pra ser bem aceito pelo mercado. Mas existe uma pra não ser aceito: não esturar por conta própria.

Pra quem quer programar, fazer CC ou SI abre portas mais largas, por assim dizer. Mas sonheço administradores que são programadores. Aprenderam na raça mesmo. E pessoas de várias áreas também. Claro que esse é o caminho masi comprido, né? Mas se você curte desafios…

Bom, a FEI sempre foi bastante puxada. Se você não tinha condições vestibulares de entrar na Poli (pelo menos no meu tempo) mas queria ser um excelente engenheiro, ia fazer a FEI. Se você não tiver boa base, vai rodar rapidinho.

Como você já tem uma certa idade, é melhor direcionar o que você quer fazer.

De preferência, consulte duas coisas:

  • O que você realmente gosta de fazer? Se for tentar se formar em Engenharia Elétrica mas nunca for trabalhar com isso porque não gosta, é melhor não fazer isso mesmo. (Você fez algum curso técnico? Se fez um técnico em Eletrônica talvez você saiba se gosta realmente disso ou não.)

  • O que as empresas estão procurando? Pode ser que, se você tiver escolha, seja melhor ser um geólogo e trabalhar na Petrobrás que ser mais um mero programador Java que há aos montes por aí. É só um exemplo.

Eu sou formado em Engenharia Eletrônica mas sou de uma época em que, infelizmente, não havia muitos empregos para engenheiros, o que não ocorre hoje em dia. E desde pequeno gostava de mexer com calculadoras e computadores (na 6a. série eu ganhei como prêmio uma calculadora RPN), e gostava de matemática. Mas não sei exatamente o que você quer.

E de qualquer maneira, um engenheiro elétrico ou um físico de uma boa faculdade (USP, FEI etc.) têm mais chances de arranjar uma boa vaga em TI que um cara que se formou em TI numa faculdade de esquina, onde os professores também estão lá porque não conseguiram empregos bons na área de TI. Que tal?

[/quote]

Thingol, uma coisa que eu sempre quis e acredito que boa parte do pessoal também: Por que você não conta um pouco da tua história, até como pessoa ?
Creio que você muitas vezes aqui é visto como exemplo a ser seguido.

Olha, que eu saiba, a FEI tem curso de Ciência da Computação. Se você realmente quer entrar na área de TI, não vejo a razão de entrar num curso fora da área, como Engenharia Elétrica.

Na minha opinião, cursos de curta duração, como a da Caelum, são mais indicados para quem já está dentro da área e quer complementar seu conhecimento com uma nova tecnologia. Recomendo você focar no seu curso de graduação primeiro, até porque este vai ocupar muito tempo da sua vida.

Só um adendo, lembre-se que o conteúdo aprendido na faculdade não será o último aprendizado da sua vida. Mesmo que a faculdade ensine coisas para o mercado de trabalho, não servirá para mais do que 10 anos, no máximo. Portanto, você sempre precisará se reciclar depois de formado.

Olá.
Você pode fazer Engenharia Elétrica e depois se especializar em TI, conheço alguns caras que fizeram isso e se deram bem… Valoriza-se muito isso na hora de contratar…

1 curtida

faço Engenharia Elétrica… com enfase em Computação…
no fim do ano me formo…

eu gosto de programar… e a faculdade dá uma base para isso, se vc realmente gostar vc pode ir para a area de TI e ainda ter todo o conhecimento de um Engenheiro… oq conta muito… e te dá um leque de possibilidades de emprego ainda maior… assim vc não fica limitado somente em atuar em algo especifico dentro de uma empresa (grande)…

e nada impede de no futuro vc trabalhar como Engenheiro e ter tb uma empresa de TI propria…

Engenharia geralmente traz uma boa recompensa financeira, e no geral é muito mais puxado doq CC pela grande variedade de matérias que voce precisa aprender para se formar…