Então vc gostaria de escolher seu framework web favorito?

UÉ… cade o DWR ??? :smiley:

Na minha opinião, gosto muito do JSF. :wink:

vraptor 2 fora do comum!!!
nem acredito que foi desenvolvido por brasileiros!!!
huahauhua
brincadeira!!

Gosto mto do VRaptor. E to interessado realmente em aprender o Grails.

Faltou o Jboss Seam
http://seamframework.org/

Oi,

Vocês não querem incluir nessa lista o Grails? É “java” também.

:smiley:

Muito bom o tópico! Me ajudou em um problema que estava encontrando…

Mto Bom Post… :smiley:

me ajudou pakass na hora de escolher um Framework pra web… ;D

cara show de bola esse post! aqui deixo minha opinião:

o melhor é o Grails

Ola pessoal,
Sou iniciante em java para web, mas já trabalho com desenvolvimento web ha algum tempo.
Ainda não usei nenhum framework, gostaria de saber de vocês, qual seria o mais indicado para um iniciante aprender.

[quote=osmairs3t]Ola pessoal,
Sou iniciante em java para web, mas já trabalho com desenvolvimento web ha algum tempo.
Ainda não usei nenhum framework, gostaria de saber de vocês, qual seria o mais indicado para um iniciante aprender.[/quote]

Se vc é totalmente iniciante, sugiro que aprenda a desenvolver realmente Java para Web. Aprender como funciona um sistema web, utilizar Servlets, jsp, filtros, enfim…entender como funciona de fato uma aplicação Java Web.

O Livro JSP & Servlets - Use a Cabeça - está entre os melhores para iniciantes, e pra quem já tem experiência, tbm é ótimo para referência. Eu recomendo. Mais ainda, é um livro que treina para quem quer tirar a certificação SCWCD. Segue um dos sites que tem o livro à venda. (se puder, prefira a versão em Inglês)

Inclusive tem um topico no GUJ falando sobre este livro.

Agora, se vc já sabe tudo isso que falei, ou depois que aprender Java pra Web (isso é apenas uma recomendação certo?), aí sim aprenda algum framework. Pode aprender quantos frameworks vc quiser, e utilizar aquele que mais atender aos seus objetivos. Nesse topico, se reparar bem nos posts, o pessoal indica bastante framework pra vc iniciar. Eu indico pra vc aprender de inicio:
=> VRaptor3
=> Struts (esse tem gente que não gosta. Eu tbm prefiro outros a esse. Mas seria bom aprender como funciona).

Espero ter ajudado.

Valeu!
Ainda estou descobrindo o java web, tem apenas 6 meses que estou praticando (todos os dias), mas já consigo desenvolver sites usando os recursos citados acima.
Pedi uma sugestão, porque não sei qual delas seria mais facil estudar de inicio, e se eu nao estaria perdendo tempo em estudar algo q já esta ficando pra traz.

[quote=osmairs3t]Valeu!
Ainda estou descobrindo o java web, tem apenas 6 meses que estou praticando (todos os dias), mas já consigo desenvolver sites usando os recursos citados acima.
Pedi uma sugestão, porque não sei qual delas seria mais facil estudar de inicio, e se eu nao estaria perdendo tempo em estudar algo q já esta ficando pra traz.[/quote]

Entendi.
O VRaptor 3 está ficando cada vez mais conhecido, e vc consegue desenvolver sistemas robustos com ele.
Se estudá-lo, pode crer que não ficará para tras.

Os únicos que conheço são Struts e VRaptor. Aqui na empresa utilizamos o VRaptor 2.

Tem uma apostila da Caelum que está disponível para download, onde ensina a desenvolver um sistema web com VRaptor.

[quote=fmeyer][quote=hqz777]A lista é bem interessante, porém temos aqui em BH (MG) um framework Java EE que, sinceramente, faz muita coisa melhor do que alguns citados ali (minha opinião); se quiserem conferir:
<a href=http://www.powerlogic.com.br/powerportal/site.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=site&tax=48&lang=pt_BR&pg=2&taxp=48&> [jCompany]

Abraços
[/quote]

sim faz um glue mal feito de varios projetos opensource e ainda tem coragem de cobrar por isso :wink: [/quote]

Ah. Eu gosto…

Claro que se você achar que não precisa saber java nem nada… e que o framework vai fazer tudo. Estaria enganado.

Mas ele aumenta a produtividade sim. Não estou aqui pra vender o produto mas as versões atuais aqui na empresa são eficientes.

Abraço !

Amigos,

Vejo uma salada em FRAMEWORKS.
Talvez esteja na hora da comunidade trabalhar na tentativa de elever um padrão, ou
dependendo do seu estilo de trabalho, alguns FRAMEWORKS que possam atender a necessidade
de desenvolvimento.
Desculpem-me se não tenho autoridade para discutir o assunto, tampouco colocar em cheque
o trabalho individual dos associados, mas precisamos pensar um pouco em uma plataforma
WEB mais homogênea.
Independente da resposta, gostaria que me indicassem um FRAMEWORK apropriado para quem
está iniciando em MVC.

Um forte abraço

Quanto ao assunto anterior falo em ELEGER um padrão de FRAMEWORK

Obrigado

Pessoal, foi liberado a poucos dias o Next Framework 3.5.0 Final

O Next é na verdade a continuação do Neo citado anteriormente…

O Next é um framework que utiliza Spring e Hibernate como base, e propoe um nível mais alto de abstração…

Um bom exemplo para ver a simplicidade desse framework é esse screen cast, que é do NEO na verdade… mas o NEXT é a mesma coisa, só que é mais novo…

http://www.neoframework.org/dist/tutoriais/crud1_simples.htm

Site do projeto http://www.nextframework.org

Até mais…

É com muito orgulho que anunciamos que o primeiro Software de Minas no Portal do Software Público Brasileiro será uma aplicação que foi desenvolvida utilizando o Neo Framework (visite o site http://www.neoframework.org/).

Trata-se da GEPLANES - Gestão de Planejamento Estratégico - cujo lançamento será realizado no dia 20 de Abril no portal www.softwarepublico.gov.br.

Acesse o site http://geplanes.com.br/plus//modulos/conteudo/?tac=eventos e confira os detalhes.

Eu gostei do vRaptor 3 ainda não desenvolvi um projeto de verdade com ele mais ele parece dar muita produtividade

iniciar em um framework X conhecimento pra concursos publicos

eu já desenvolvo aplicações/sites mas ainda não utilizei nenhum framework.
pensei em começar com o VRAPTOR, mas como quero fazer uns concursos públicos ano q vem, e em alguns desses, geralmente cai na prova o framework JSF…
agora estou na duvida se aprendo um ou outro? ou talvez um diferente destes… o que acham?

Obs.: não quero aprender so para concursos, mas sim para melhorar minhas aplicações e o conhecimento para concurso seria um “bonus”.