Então você gostaria de escolher a ultima tecnologia para seu sistema?

É comum aqui no GUJ uma discussão sobre a última tecnologia que vai revolucionar o desenvolvimento de sistemas.

Mais comum ainda, é ignorar as franquezas dessas tecnologias e ressaltar somente as qualidades. Teorias apocalípticas sobre o fim do Java não faltam.

Me recomendaram a leitura desse artigo “Pick Your Battles” e achei interessante compartilhar com pessoal aqui do fórum.

Muito legal o artigo.

Gostei muito…
Eu costumo falar a seguinte frase:
Não importa o que você fale, nem o que faça e muito menos como faça. O que importa é o resultado final… funcionou bem? Trouxe dinheiro (se é um produto) ?
Já vi excelentes sistemas, com ótimos desenvolvedores e tecnologias de ponta, funcionarem perfeitamente e o projeto fracassar por que a idéia não era boa!

Uma época me contaram de um caso da Kodac (não sei se é real) que fabricaram uma máquina fotográfica de ponta, que deu tudo certo no projeto, inclusive era um case de sucesso do PMI, entretanto na mesma época foi lançada uma camera digital mais em conta, e o produto em si, foi um fiasco em vendas…

[quote=jmmenezes]Gostei muito…
Eu costumo falar a seguinte frase:
Não importa o que você fale, nem o que faça e muito menos como faça. O que importa é o resultado final… funcionou bem? Trouxe dinheiro (se é um produto) ?
Já vi excelentes sistemas, com ótimos desenvolvedores e tecnologias de ponta, funcionarem perfeitamente e o projeto fracassar por que a idéia não era boa!

Uma época me contaram de um caso da Kodac (não sei se é real) que fabricaram uma máquina fotográfica de ponta, que deu tudo certo no projeto, inclusive era um case de sucesso do PMI, entretanto na mesma época foi lançada uma camera digital mais em conta, e o produto em si, foi um fiasco em vendas…
[/quote]

Não é a toa que Kodac faliu

A história da kodac que eu conheço, é que um laboratório interno inventou a máquina digital. Os diretores da kodac não gostaram da idéia. A concorrencia gostou, e a kodac faliu.

Parece a história do playstation, que foi desenvolvido pela sony a pedido da nintendo para ser o aparelho que ficaria embaixo do super nintendo e ampliaria a capacidade deste (algo parecido com o 32x do mega-drive ou o sega-cd). A nintendo não gostou do projeto final porque utilizava cd-rom, então a sony ficou com o projeto para ela e um tempo depois lançou ele no mercado com o nome playstation, ou ps1 como é conhecido hoje.

Quanto ao artigo gostei bastante. Eu me lembro que trabalhei em um projeto uma vez e o gerente ficava querendo que nós utilizássemos várias coisas novas que ele ficava procurando na net, pois o projeto precisava de muita escalabilidade, então tudo o que ele lia sobre escalabilidade melhor ele queria colocar no projeto. Eu que “freiava” ele e depois de um tempo ele começou a me chamar de “pessimista”. Apenas uma parte do projeto, que não foi feita pela nossa equipe, utilizou uma destas doideiras que ele sugeriu e no final acabou tendo que ser refeita porque começaram a ocorrer muitos problemas em produção, pois, como está escrito no artigo, embora a idéia e a tecnologia em si fossem boas, era algo muito novo e utilizado em produção em poucos lugares, então muitos problemas ainda eram desconhecidos.

Diretor, gerente ou qualquer cargo administrativo quando opina na tecnologia, só sai mercadoria.

É complicado mesmo usar uma nova tecnologia sem maturidade, erros podem acontecer e o suporte podem ser fracos, é bom utilizarmos em projetos menores ou para testes mas pegar diretamente para um projeto grande é arriscado.

bem interessante, obrigado por compartilhar

Também gostei do artigo!

Estudar novas tecnologias é sempre importante (e divertido). Mas não dá pra sair aplicando tudo sem planejar. 8)