Então você gostaria de saber sobre variáveis, referência, passagem-por-valor, etc?

Esse artigo vai esplicar o que são e como funcionam variáveis em Java (Não subestime o artigo e nem superstime o seu (leitor) conhecimento). A didática é simplesmente fantástica. Ideal pra quem tá começando! Vale muito a pena ler até mesmo quem já programa, pois aborda alguns detalhes - principalmente terminológicos - que as vezes passam batido pelo nosso aprendizado.

http://www.javaranch.com/campfire/StoryCups.jsp

Divirtam-se!

:stuck_out_tongue:
Todo mundo a área da computação é um pouco mais doido não?! : :shock: :stuck_out_tongue:
Muito bom este site! A didática é incrivelmente simples mas bem completa
[]'s

Ainda bem que ouvi seu conselho e não dei uma de sabidão… Como programo em C/C++ e programo em Java há menos tempo, sempre achei que em Java primitivos eram passados por cópia e objetos por referência… não sabia que era feita uma cópia da referência quando passamos o objeto como argumento para um método… interessante! Mas isso parece gastar mais memória certo? Troca-se segurança (pois não podemos acessar diretamente uma posição de memória arbitrária) por mais memória alocada.
A didática utilizada dos copos para “guardar” as variáveis é muito bacana, bem como a idéia de representar o objeto como uma TV e a referência como um controle remoto… vou utilizar esta idéia da próxima vez que precisar explicar referências / ponteiros para alguém!

Valeu pela dica Mantu!

Heheh, realmente as imagens de controle de remoto num copo são legais. O estilo engraçado do texto é muito parecido com o dos livros da Kathy Sierra. Legal :slight_smile:

Muito bom o artigo, e bem fácil de entender, no entanto, ainda tenho uma pergunta:

Como eu faço quando quero fazer uma cópia do objeto, digamos tenho o objeto cat A e quero criar um novo objeto cat B, exatamente igual ao objeto A?

Não tenho certeza, mas acho que o método clone não resolve isso… Nesse caso vc teria mesmo que copiar individualmente o conteúdo de todos os atributos do objeto catA para catB. Então, sobrescrevendo o método equals, os objetos seriam considerados iguais.

Oi Mantu!

Tudo bem? Meu nome é Christopher, mas pode chamar de Chris!

Eu já havia visto esse exemplo no livro Head First: Java da Kathy Sierra e do Bert Bates.
Como o Sami comentou, esse texto tem o estilo dela porque o JavaRanch (onde o artigo está hospedado) foi criado por eles.
Acho que o meu bom entendimento nesse assunto em particular se deve exatamente à leitura desse livro. Sou um novato em programação e iniciante em Java e a didática utilizada nesse exemplo me ajudou a guardar bem esse conceito.

Esse é o meu primeiro post aqui no GUJ e espero poder aprender bastante e, quem sabe, poder ajudar alguém no futuro…