Entar no mundo Free e Open Source

:roll:
Galera, é o seguinte eu conheço orientação Obejto, modelo em UML e comecei minha carreira com Delphi, porém eu trabalho a muito tempo com Desenvolvimento Microsoft. Quero mudar…
Quero utilizar Software Free e linguagem aberta.

Por onde começar em Java, não conheço nada fora do mundo Microsoft.

Abraços!

Acho interessante vc dar uma olhada na seção “ARTIGOS” deste site e tb
olhar os tutorias disponiveis na web.

da uma procurada no fórum sobre Livros para Java.
Vale a pena investir em algum livro

Eu não quero moleza, quero apenas o caminho das pedras…
O que seria bom para eu começar? O que melhor para WebSites?? JSP ou PHP??

Grato!

Moleza? Cague na mão e aperte! :lol: Hehe. I’m kidding…

Um bom jeito de começar é aprender Java propriamente dita, e só depois aprender as ferramentas agregadas (incluindo JSP). Se fugir desse caminho (aprender programar primeiro) e ir logo pro JSP, as chances de fazer muitas cagadas serão grandes.

[quote=alissonbb]Eu quero moleza, quero apenas o caminho das pedras…
O que seria bom para eu começar? O que melhor para WebSites?? JSP ou PHP??

Grato![/quote]

Pode começar lendo os artigos do GUJ mesmo. Se quiser investir em um livro, o Java como Programar eu achei legal.
De início você deve primeiro aprender JAVA, como ZehOliveira já disse.
Agora Java para Web não se resume apenas em JSP (como a maioria das pessoas que não estão por dentro da tecnologia imagina), quando se pensa em Java para WEB podemos usar JSP, Servlet, Camada de Persistencia, Prevalência, frameworks MVC, EJB, etc etc etc, o leque de opções é muito grande e por isso não da para comparar Java para Web com PHP.
Como eu disse em um outro post, varia muito da sua aplicação, tem casos que PHP é mais aconselhável e outros Java (só JSP não, pois é feio, sujo e faz mal a saúde).

Com software “free” voce quer dizer “livre”? Se sim voce vai ter que ralar um pouco pra aprender a linguagem e depois buscar alternativas livres de maquina virtual, bibliotecas, etc. Nada impossivel, mas nao eh direto como baixar o JDK da Sun e sair usando (a licenca do JDK da Sun nao eh livre, no sentido de “livre” segundo a FSF).

alissonbb, se quiser mais informacoes sobre isso procure pelas diversas discussoes sobre abertura ou nao do Java.

Nota: nao vamos gerar discussoes em loop sobre Java ser livre ou nao… apenas quis esclarecer este ponto ao colega - talvez ele nao soubesse e estivesse comprando gato por lebre.

Marcio Kuchma

ManchesteR, muito obrigado por me falar que caminho seguir… Realmente não conheço Java, aprendi a desenvolver alguns applets quando estava na faculdade, e tive que fazer um Chat como trabalho de Redes. Mas, isso já faz uns 5 anos…
E applet depois do flash, não serve para muita coisa…
Vou pesquisar esse livro, muito obrigado!

Abraços!

Ah, que banco de dados Free ou Open Source a galera de Java tem adotado mais?? Firebird, MySQL ou PostgreSQL??

kuchma

Muito obrigado pela dica! Eu realmente acreditava que o Java era livre…

[quote=alissonbb]
Ah, que banco de dados Free ou Open Source a galera de Java tem adotado mais?? Firebird, MySQL ou PostgreSQL??[/quote]

Isso é algo bem particular de cada projeto. EU venho utilizando o Firebird em desenvolvimento e produção já algum tempo e estou bastante satisfeito, mas também possuo softwares rodando em mySQL que está legal.
Apenas como uma dica futura, em um software em Java, você pode trabalhar com algo chamado Camada de Persistencia, que irá fazer uma camada entre seu software e o banco de dados. Um exemplo de camada de persistência é o Hibernate que inclusive possui um tutorial AQUI no GUJ. Ele te oferece vários benefícios, mas um deles é a indepência de banco de dados, ou seja, se você está usando mySQL e quer migrar para Oracle por exemplo, basta apenas mudar umas 4 linhas em um arquivo de configuração e tchanam, o software está rodando em oracle sem dor de cabeça, sem precisar recompilar, etc etc etc. Mas tome isso apenas como nota, pois no início o importante é aprender JAVA para depois começar a estudar essas outras ferramentas que ajudam muito na produtividade do dia a dia

Putz Junior legal mesmo heim

Na verdade para o futuro estou interessado em preveyler(acho que escreve assim).

o certo é Prevayler :wink:
O Prevayler é bastante interessante e em certo ponto simples de ser usado, com ele sua aplicação fica totalmente OO.
Mas uma coisa que fica legal, pelo menos é algo que estou implementando em um sisteminha meu, é dar a possibilidade tanto de se trabalhar com Hibernate ou com o Prevayler, pois os modelos (java beans) são os mesmos.

Putz, kra estou com muita sede, preciso começar a estudar. Acho que vou fazer um projeto com o Eclipse, me parece que ele não tem como desenhar a interface… Senão vai ser fácil como trabalhar com o VB ou com o Delphi não é?

Tem como finalizar o tópico?

Não, a menos que um moderador ache que é hora de trancá-lo. Para parar de receber notificações, você pode usar o link lá em cima :wink:

[]s

sim, serve para pouquissimas coisas

praticamente só para teclado virtual para banco…

bom, tem uma empresa que usa Applet para deixar o funcionário trabalhar em casa…
o ruim é que java não é muito usado para desktop, se fosse usado para desktop, applets seriam mais usados

[quote=microfilo]
sim, serve para pouquissimas coisas

praticamente só para teclado virtual para banco…

bom, tem uma empresa que usa Applet para deixar o funcionário trabalhar em casa…
o ruim é que java não é muito usado para desktop, se fosse usado para desktop, applets seriam mais usados [/quote]

Uhm… não acho.

Java WebStart mata boa parte da utilidade dos applets, mas eles ainda têm muitos usos como programas embeebed em páginas. A questão é que com uma distribuição como a WebStart, você não rpecisa restringir seu app à uma página HTML.

[]s

o ruim de applet é que é lerdo…