Entendendo e discutindo sobre as exceções em Java com o Luca

Pra quem não leu (ou não viu), o Luca daqui do GUJ escreveu uma trilogia sobre os usos (bons e ruins) das exceções, tanto historicamente como também dentro da plataforma Java, uma ótima leitura!

Parte 1 ? Um pouco de história
Parte 2 ? Mudanças no conceito de uso das exceções
Tratamento de exceções parte 3 - Discussão sobre a remoção das checked exceptions da linguagem Java

Finalmente uma referencia sobre tratamento de excecoes que nao trata o leitor como um babão retardado ou como um academico no 16o ano de métodos algebraicos discretos XXIV.

Valeu mesmo, Luca!

Luca, esta sempre de Parabens!
Mais um parabens Luca!

Posts sensacionais!

Luca, eu comentaria direto lá no blog, se o blogger deixasse eu me logar…

(que tal você migrar para o wordpress hein?)

Gostei das referências e dos trechos das recomendações da Sun e do Gosling.

Além de ter achado muito bom o artigo do Fábio Kung.

Parabéns ao dois!

Um abraço!

<< Adicionar a Favoritos >>

Olá

Obrigado pelos comentários de todos.

[quote=Fabio Kung]Luca, eu comentaria direto lá no blog, se o blogger deixasse eu me logar…

(que tal você migrar para o wordpress hein?)[/quote]

Estranho, uso o blogger justamente por ser Google e fácil de logar. Tenho um blog também no wordpress mas está vazio.

Explica melhor suas dificuldades e talvez eu migre.

As coisas mais chatas que acho no blogger é só poder colocar uma figura por post, não poder localizar a figura no meio do texto (como no meu de ontem sobre Consumer JRE) e aquele editor fuleiro que quando clico em visualizar NÃO mostra o post tal como ele vai ficar.

[]s
Luca

Minha conta no blogger é antiga. Estou tendo problemas com essa história deles terem migrado para a conta do google.

Não consigo mais logar!

Fora que eu também já tive um blog no blogger. Atendia bem, mas achava sofrível a parte administrativa.

Wordpress tem me impressionado a cada dia (usamos no blog da Caelum).

Bom dia pessoal, aproveitando este tópico achei este link bem legal sobre checked e unchecked exceptions:

http://www.onjava.com/pub/a/onjava/2003/11/19/exceptions.html

[]'s

Parabéns Luca você é um dos caras mais conceituados aqui do forúm…

é Jedi! :slight_smile:

Muito bom o artigo, tenho acompanhado faz algum tempo esta discussão e pelo quei vi até agora foi que as checked exceptions acabam sendo prejudiciais pela falta de bom senso do pessoal(falta de tratamento, lançamentos “ao vento”) e pela complexidade que agrega ao código, porém retira-las totalmente acarretaria em problemas maiores, como a falta de controle e a famosa compatibilidade com sistemas antigos.

Parabéns pelo artigo.

Show de bola Luca, muito bom os 3 posts.

Eu consigo acessar o seu blog do trabalho, mas se eu tento colocar algum comentário vem uma página de acesso negado aqui do proxy da empresa.

Assim como o Kung, eu também me impressiono com o Wordpress a cada dia. :slight_smile:

O domínio blogger.com está bloqueado no proxy da sua empresa, o blogspot.com não. :stuck_out_tongue:

Bem, comentários sobre o blog (que é muito bom, está de parabéns) à parte, vamos falar sobre o conteúdo dos referidos posts:

Eu acho que seria interessante a mudança no compilador para parametrizar a obrigatoriedade das checked exceptions. Acho que, desse jeito, traria o melhor dos dois mundos.

Se bem que o pior problema, tanto com exceções checked como unchecked, são exceções não documentadas. E isso não é um problema da linguagem.