Entendendo e discutindo sobre as exceções em Java com o Luca
12 respostas
Mauricio_Linhares
Pra quem não leu (ou não viu), o Luca daqui do GUJ escreveu uma trilogia sobre os usos (bons e ruins) das exceções, tanto historicamente como também dentro da plataforma Java, uma ótima leitura!
Finalmente uma referencia sobre tratamento de excecoes que nao trata o leitor como um babão retardado ou como um academico no 16o ano de métodos algebraicos discretos XXIV.
Valeu mesmo, Luca!
A
Alexandre_Ferreira1
Luca, esta sempre de Parabens!
Mais um parabens Luca!
Fabio_Kung
Posts sensacionais!
Luca, eu comentaria direto lá no blog, se o blogger deixasse eu me logar…
(que tal você migrar para o wordpress hein?)
glaucioguerra
Gostei das referências e dos trechos das recomendações da Sun e do Gosling.
Além de ter achado muito bom o artigo do Fábio Kung.
Parabéns ao dois!
Um abraço!
ricardolecheta
<< Adicionar a Favoritos >>
Luca
Olá
Obrigado pelos comentários de todos.
Fabio Kung:
Luca, eu comentaria direto lá no blog, se o blogger deixasse eu me logar…
(que tal você migrar para o wordpress hein?)
Estranho, uso o blogger justamente por ser Google e fácil de logar. Tenho um blog também no wordpress mas está vazio.
Explica melhor suas dificuldades e talvez eu migre.
As coisas mais chatas que acho no blogger é só poder colocar uma figura por post, não poder localizar a figura no meio do texto (como no meu de ontem sobre Consumer JRE) e aquele editor fuleiro que quando clico em visualizar NÃO mostra o post tal como ele vai ficar.
[]s
Luca
Fabio_Kung
Minha conta no blogger é antiga. Estou tendo problemas com essa história deles terem migrado para a conta do google.
Não consigo mais logar!
Fora que eu também já tive um blog no blogger. Atendia bem, mas achava sofrível a parte administrativa.
Wordpress tem me impressionado a cada dia (usamos no blog da Caelum).
alberto_ribeiro
Bom dia pessoal, aproveitando este tópico achei este link bem legal sobre checked e unchecked exceptions:
Parabéns Luca você é um dos caras mais conceituados aqui do forúm…
marcelomartins
é Jedi!
aleck
Muito bom o artigo, tenho acompanhado faz algum tempo esta discussão e pelo quei vi até agora foi que as checked exceptions acabam sendo prejudiciais pela falta de bom senso do pessoal(falta de tratamento, lançamentos “ao vento”) e pela complexidade que agrega ao código, porém retira-las totalmente acarretaria em problemas maiores, como a falta de controle e a famosa compatibilidade com sistemas antigos.
Parabéns pelo artigo.
boaglio
Show de bola Luca, muito bom os 3 posts.
Eu consigo acessar o seu blog do trabalho, mas se eu tento colocar algum comentário vem uma página de acesso negado aqui do proxy da empresa.
Assim como o Kung, eu também me impressiono com o Wordpress a cada dia.
Bem, comentários sobre o blog (que é muito bom, está de parabéns) à parte, vamos falar sobre o conteúdo dos referidos posts:
Eu acho que seria interessante a mudança no compilador para parametrizar a obrigatoriedade das checked exceptions. Acho que, desse jeito, traria o melhor dos dois mundos.
Se bem que o pior problema, tanto com exceções checked como unchecked, são exceções não documentadas. E isso não é um problema da linguagem.