Pra quem não leu (ou não viu), o Luca daqui do GUJ escreveu uma trilogia sobre os usos (bons e ruins) das exceções, tanto historicamente como também dentro da plataforma Java, uma ótima leitura!
Finalmente uma referencia sobre tratamento de excecoes que nao trata o leitor como um babão retardado ou como um academico no 16o ano de métodos algebraicos discretos XXIV.
[quote=Fabio Kung]Luca, eu comentaria direto lá no blog, se o blogger deixasse eu me logar…
(que tal você migrar para o wordpress hein?)[/quote]
Estranho, uso o blogger justamente por ser Google e fácil de logar. Tenho um blog também no wordpress mas está vazio.
Explica melhor suas dificuldades e talvez eu migre.
As coisas mais chatas que acho no blogger é só poder colocar uma figura por post, não poder localizar a figura no meio do texto (como no meu de ontem sobre Consumer JRE) e aquele editor fuleiro que quando clico em visualizar NÃO mostra o post tal como ele vai ficar.
Muito bom o artigo, tenho acompanhado faz algum tempo esta discussão e pelo quei vi até agora foi que as checked exceptions acabam sendo prejudiciais pela falta de bom senso do pessoal(falta de tratamento, lançamentos “ao vento”) e pela complexidade que agrega ao código, porém retira-las totalmente acarretaria em problemas maiores, como a falta de controle e a famosa compatibilidade com sistemas antigos.
Bem, comentários sobre o blog (que é muito bom, está de parabéns) à parte, vamos falar sobre o conteúdo dos referidos posts:
Eu acho que seria interessante a mudança no compilador para parametrizar a obrigatoriedade das checked exceptions. Acho que, desse jeito, traria o melhor dos dois mundos.
Se bem que o pior problema, tanto com exceções checked como unchecked, são exceções não documentadas. E isso não é um problema da linguagem.