Vou colocar um roteiro aqui de como acho que seguiria o desenvolvimento de sw…
Requitistos
Baseado nos Requisitos criamos o Modelo de Negócio ou o Domain Model … certo ?
Depois desenhamos o modelo de implementação… ( DDD ) ???
Estou tentando entender cada item no seu lugar…
alguém pode ajudar? indicar algum material para leitura?
Obrigado![/quote]
Errado, não faça desenvolvimento em cascata que está obsoleto há muitos anos.
Há muitos lugares onde você pode ler sobre desenvolvimento ágil, iterativo, etc. e tal. Um link bom que me lembro agora é o site do Vinicius: http://www.improveit.com.br/.
Vou colocar um roteiro aqui de como acho que seguiria o desenvolvimento de sw…
Requitistos
Obrigado![/quote]
Errado, não faça desenvolvimento em cascata que está obsoleto há muitos anos.
Há muitos lugares onde você pode ler sobre desenvolvimento ágil, iterativo, etc. e tal. Um link bom que me lembro agora é o site do Vinicius: http://www.improveit.com.br/.
[]s
Luca[/quote]
Sei que cascata esta obsoleto… não tinha ele em mente quando escrevi o post… conheço um pouco sobre metodologias ageis…
Obrigado![/quote]
Dennys,
a abordagem que voce deu (“recebo os requisitos, faco a arquitetura, faco o modelo, passo pro desenvolvimento e entrego”), acaba saindo meio que automatico.
Vou passar uma visao mais simplista, mas tem muito mais por trás.
Na verdade, o ideal, e que aconteca frequentemente reunioes com quem entenda do dominio. A primeira reuniao (ou qualquer outra coisa que tenha como finalidade discutir o dominio) resultara em um modelo de dominio basico, mas ja suficiente para que vc exerca alguma implementacao. Esse dominio basico precisara ser melhorado com o passar do tempo, para se tornar um dominio maduro, mas enquanto isso, voce ja desenvolveu algumas coisas para o seu cliente, para que antes de mais nada voce saiba se o caminho sendo seguido esta correto, e que futuramente, voce nao descubra eventuais “furos” no seu dominio muito tardiamente. Esses itens que sao desenvolvidos sao validados junto ao cliente e simultaneamente a isso o seu dominio vai sendo maturado junto ao cliente. Perceba como os eventos (melhorar o dominio, desenvolver o dominio e validar com o cliente) acontecem “quase” que concorrentemente. Nao existe uma fase na frente da outra. Na verdade, nem existem fases.
E note bem, voce citou “Modelo de Implementacao” como DDD. DDD nao eh “Modelo de Implementacao”. DDD eh uma tecnica para voce entender seu dominio, modela-lo e dirigir o seu desenvolvimento para uma linguagem que seja a mais proxima possivel do que esta descrito no seu dominio.