Entrada de dados formatada

Olá todos!

Quero fazer uma entrada de dados numérica com o seguinte formato 999.999,99 . No clipper eu uso o comando GET com a cláusula PICTURE “@E 999.999,99”. Eu quero saber como eu faço isso no java e um exemplo.

Alguém pode me ajudar?

Atenciosamente,

Ronaldo César
ronaldoguj@zipmail.com.br

Use a entrada de dados como string e dp converta utilizando o NumberFormat… pesquisa aí no fórum que tem muita coisa sobre isso :smiley:

olá

tente isso vê se resolve seu problema.

DefaultFormatter formatter = new NumberFormatter( new DecimalFormat( "#,##0.00" ) ) );  

JFormattedTextField field = new JFormattedTextField();  

field.setFormatterFactory( new DefaultFormatterFactory( numberFormatter,  numberFormatter, numberFormatter ) );

public class TesteNumeros { public static void main(String[] args) { Scanner ent = new Scanner(System.in); System.out.println("Digite o valor"); Double x = ent.nextDouble(); NumberFormat format = NumberFormat.getInstance(); String y = format.format(x); System.out.println(y);

:slight_smile:

Obrigado pela dica drigo

Eu vou tentar usar o exemplo com essa máscara. Mas, só para esclarecer eu quero fazer a entrada de dados igual ao programa da Receita Federal para a declaração de imposto de renda. No programa todas as entradas numéricas são formatadas. Eu quero usar o mesmo componente que eles usaram. É claro a entrada deve ser no modo gráfico. Entendeu?
Mas eu vou tentar o exemplo.

Obrigado!

Ah sim, java Desktop ou web?

Se for desktop, pesquisa aí sobre jformatedtextfield, aqui no fórum tem um artigo em http://www.guj.com.br/articles/29

Se for web utilize JQuery, tem umas máscaras muito fáceis de utilizar :smiley:

Olá!

É java desktop.

Eu tentei usar o exemplo do colega Seliaj com DecimalFormat, e não funcionou.
O Campo aceitou a digitação dos números sem a formatação que eu quero.
Eu vou explicar, no programa de imposto de renda da receita federal, que é feito em java as entradas numéricas são todas formatadas ficando igual ao Clipper e ao Delphi.
Eu quero saber o componente que faz isso no Java.O JFormattedTextField possibilita a entrada formatada. Mas, acontece que para números não está do jeito do programa da receita federal. Eu fiz um teste.
Eu gostaria que alguém me ajudasse a encontrar o parâmetro, a máscara, outro componente ou outra lógica para que essa entrada númerica funcione do jeito que eu preciso. Pois vou aplicar isso num sistema.

Me ajudem!

Ronaldo César
ronaldoguj@zipmail.com.br

Desculpe aí, é que eu só encontrei esse link… não sou muito experiente em java desktop, se fosse um projeto jee poderia te ajuda melhor.