Entrada de dados

Estou desenvolvendo um programa de estoque e gostaria de saber como eu faço para que o codigo do cliente seja gerado automaticamente e apareça no JTextFiend antes de gravar no bd:

Eu trabalhava com uma liguagem chamada CA-Dbfast20 e o codigo era assim

EX:
ncodigoCliente = 1
codigoCliente = ncodigoCliente +1

obs:Estou trabalhando com o bd mysql

amigo use campos autoincrement

Cara, se você usar campo autoincrement como o amigo marcio indicou não vai servir
necessariamente para o que deseja…
Campos autoincrement’s são gerados na hora da gravação no BD…
Faça o seguinte…
Crie um método que incremente com código SQL, tipo assim:

private void incrementarCodigo() { int codigoIncrementado; conexao.abrirConexao(); try { Statement stmt = conexao.con.CreateStatement(); ResultSet rs = stmt.executeQuery("SELECT MAX(Codigo_Cli) as UltimoCodigo FROM TabelaClientes"); if (rs.next()) { codigoIncrementado = rs.getInt(UltimoCodigo); ++codigoIncrementado; } rs.close(); stmt.close(); catch(SQLException e) { e.printStackTrace(); } }
E pronto!
Agora pode mostrar no seu JTextField assim:

editCodigo.setText(codigoIncrementado);

E na hora de gravar no banco jogue o conteúdo do seu JTextField no campo Código do Cliente…
Porém o campo no MySQL não pode estar como autoIncrement…

Espero ter ajudado!
Um abraço!

O q o Linkel disse acontece realmente, ou seja vc seta o valor max e inclui porém este valor max + 1 nem sempre é o codigo real do proximo registro pois ele pode ter sido excluido então gravaria como +2.
E o ideal como ele mesmo disse vc faria com o valor max só q este tipo de cmpo não pode ser auto increment.

Agora minha Duvida para quem manja de MySQL:???
Eu não sei em termos de performace pois o ‘select max(valor)’ em uma tabela com muitos registros…muitos mesmo!!! se vai rodar legal???

No BD Oracle tem um comando (nextval) que vc pega o valor do proximo campo auto-increment q é feito com outro comando (sequence). Isso tem como fazer no MySQL???

obrigado já me ajudaram bastante