Entrevista com o criador dos Restlets, Jérome Louvel

O InfoQ fez uma entrevista com o criador do framework Java para criação de aplicações que se baseiam no modelo REST, o Restlet, que acabou de chegar a sua versão 1.0.0. Na entrevista, Jérome comenta sobre a arquitetura REST, fala sobre o framework e ainda tece comentários sobre o suporte a aplicações REST de outros frameworks do mercado, como Rails.

Entrevista: Interview with Jérome Louvel

Fantástico. Tenho que baixar e testar este container :twisted:

Engraçado que mais uma vez as pessoas estão fazendo as coisas do modo errado. Dos 4 ou 5 sistemas que se dizem REST que eu conheço profuncdamente a maioria é, na verdade, POX.

Acho que é aquele mesmo caso dos wenservices, será que o cara realmente precisa usar REST puro? Será que ele não precisa somente ficar mandando um XMLão pra um “cliente rico” mostrar e o usuário poder interagir?

Mas eu acho que a coisa vai terminar indo nesse caminho mesmo, principalmente se o WPF e XUL realmente vierem atrás do Flex, você faz uma interface completa pra sua aplicação ser exportada via REST e os clientes que se virem pra ficar fazendo as requisições HTTP em cima dela.

Engraçado, esse pensamento me deu um sentimento de deja vú :smiley:

http://fragmental.com.br/blog/?p=331

Muito bom texto Shoes!!! :smiley:

Eu gosto muito de REST (acho que já disse isso por aqui antes :)), mas POX não é nenhuma porcaria não. Só é preciso tomar cuidado para não botar nenhuma ação que não seja safe e idempotente atrás de um GET.

O Don Box tem escreveu coisas interessantes sobre isso.

Rapaz, o problema todo de POX é que você tem que reinventar mais uma vez a roda do protocolo de comunicação, o que não é nem um pouco interessante do ponto de vista de um cliente REST.

Se você já tem o troço todo pronto lá, inventar pra quê? Até mensagem você pode mandar junto dos erros do HTTP :stuck_out_tongue:

:arrow: 100% REST sobre HTTP, com PUT, POST, GET, DELETE, content-types padronizados (e não, application/xml não conta), sem geração de URIs por clientes, suportando e-tags e o c@&@!0 a quatro é excelente. Atompub rules!
:arrow: Só estruturar seu serviço como recursos (lembrando que o espaço de recursos é potencialmente infinito) também é bom, mesmo se for necessário deixar de lado algumas das restrições REST, p ex, se o serviço não fizer uso de PUT e DELETE ou se depender de formatos de representação não padrões (qq coisa que não passou pelo IETF e não tem um tipo MIME oficial).
:arrow: Tomando cuidado para evitar violar o HTTP (como o del.icio.us e bloglines fazem) ou botar semântica de ações nas URLs (como o Amazon Web Services faz), até uma solução POX simples é melhor que muita coisa por aí.

PS: Sou ignorante em BBcode, como faz para funcionar a tag [[list]]?