O InfoQ fez uma entrevista com o criador do framework Java para criação de aplicações que se baseiam no modelo REST, o Restlet, que acabou de chegar a sua versão 1.0.0. Na entrevista, Jérome comenta sobre a arquitetura REST, fala sobre o framework e ainda tece comentários sobre o suporte a aplicações REST de outros frameworks do mercado, como Rails.
Fantástico. Tenho que baixar e testar este container :twisted:
Engraçado que mais uma vez as pessoas estão fazendo as coisas do modo errado. Dos 4 ou 5 sistemas que se dizem REST que eu conheço profuncdamente a maioria é, na verdade, POX.
Acho que é aquele mesmo caso dos wenservices, será que o cara realmente precisa usar REST puro? Será que ele não precisa somente ficar mandando um XMLão pra um “cliente rico” mostrar e o usuário poder interagir?
Mas eu acho que a coisa vai terminar indo nesse caminho mesmo, principalmente se o WPF e XUL realmente vierem atrás do Flex, você faz uma interface completa pra sua aplicação ser exportada via REST e os clientes que se virem pra ficar fazendo as requisições HTTP em cima dela.
Engraçado, esse pensamento me deu um sentimento de deja vú
Eu gosto muito de REST (acho que já disse isso por aqui antes :)), mas POX não é nenhuma porcaria não. Só é preciso tomar cuidado para não botar nenhuma ação que não seja safe e idempotente atrás de um GET.
Rapaz, o problema todo de POX é que você tem que reinventar mais uma vez a roda do protocolo de comunicação, o que não é nem um pouco interessante do ponto de vista de um cliente REST.
Se você já tem o troço todo pronto lá, inventar pra quê? Até mensagem você pode mandar junto dos erros do HTTP
:arrow: 100% REST sobre HTTP, com PUT, POST, GET, DELETE, content-types padronizados (e não, application/xml não conta), sem geração de URIs por clientes, suportando e-tags e o c@&@!0 a quatro é excelente. Atompub rules!
:arrow: Só estruturar seu serviço como recursos (lembrando que o espaço de recursos é potencialmente infinito) também é bom, mesmo se for necessário deixar de lado algumas das restrições REST, p ex, se o serviço não fizer uso de PUT e DELETE ou se depender de formatos de representação não padrões (qq coisa que não passou pelo IETF e não tem um tipo MIME oficial).
:arrow: Tomando cuidado para evitar violar o HTTP (como o del.icio.us e bloglines fazem) ou botar semântica de ações nas URLs (como o Amazon Web Services faz), até uma solução POX simples é melhor que muita coisa por aí.
PS: Sou ignorante em BBcode, como faz para funcionar a tag [[list]]?