Os testes dependem muito da empresa. Algumas vão querer te aplicar um teste de 5421^ páginas e outras nada mais que uma conversa bem relax. Eu, particularmente, sempre que recebi um questionário com formulário enorme como teste para uma entrevista, levantei educadamente e falei que não me interessava. Minha opinião é que um pair programming com o indivíduo é muito mais válido.
Sobre as roupas: use as roupas que você usa normalmente. NUNCA coloque um terno/camisa polo/sapato/whatever especialmente para ir para uma entrevista se esse não é o jeito que você gosta de se vestir.
Como o diego falou, depende de cada empresa, você poderia procurar se informar com alguém que conhece a empresa como é o processo de seleção dela, mas em relação a responder questionários, e tal, isso eu acho extremamente válido, porque eles querem saber o seu nível de conhecimento, se você fala que sabe, ou simplesmente bota no curriculum que sabe, como é que eles vão saber se você está falando a verdade ou não? Se você então consegue decorar fácil as primeiras páginas de cada livro, na conversa de entrevista você pode surpreender o cara que tá te entrevistando, mas uma coisa é certa, quem está contratando tem medo de escolher a pessoa errada, mostre entusiasmo e tente descrever com clareza na hora da entrevista os projetos que você participou, e com o que você poderia contribuir. E em relação a roupa, vá de acordo com as características da empresa, você deve dar uma analisada no perfil da empresa, porque a depender, se for uma empresa que é voltada mais com consultoria, relacionamento com clientes e tal, onde tem muitos clientes circulando onde você supostamente vai transitar para o local da entrevista é importante você se precaver e ir arrumado sim.
Realmente, um questionário às vezes é necessário. Essa semana um candidato foi fazer entrevista na companhia, e colocou em seu currículo uma série de tecnologias que ao longo da mesma, pude comprovar que o mesmo não detinha o conhecimento.
Colocou pq está na moda, acredita que vai conseguir o emprego. Se tivéssemos na empresa um processo desse de questionário, por níveis : júnior, pleno, sênior; o cidadão não consegueria preencher nem a primeira página do júnior - PS: queria a vaga de sênior.
Logo, estou pensando em adotar aqui no processo seletivo, para eu não perder meu tempo nessa estapa.
[quote=alexswb]uma dúvida, quem aplica esse tipo de entrevista geralmente é alguém da área ou é alguem do RH?
[/quote]
Na minha empresa ambos.
Assim o responsável da área pode a princípio avaliar o nível de conhecimento do candidato, já o responsável do RH pode traçar um perfil da sua personalidade, que é muito importante, já que trabalhamos com pair programming.
Antes de ir a uma entrevista acho interessante dar uma pesquisada a respeito da empresa, para saber o que ela faz, quais os objetivos dela, qual o perfil que ela procura, etc. Assim você já sabe mais ou menos alguma coisa caso o entrevistador te questionar.
Também é bom fazer uma visita no local com antecedência, até pra facilitar o seu caminho no dia da entrevista, e também para observar como as pessoas da empresa se vestem. Por aí você tem uma idéia se pode usar algo mais informal ou não.
Geralmente é aplicado algum teste para avaliar seus conhecimentos técnicos, então é bom dar uma estudada nos requisitos que a vaga pede.
Qual o nível de conhecimento que a pessoa tem que ter para pode dizer que sabe sobre a coisa? por exemplo, se eu fiz uns 3 programinhas com Struts, e sei mais ou menos como a coisa funciona, eu posso falar que sei o básico?
Nestes testes que os caras fazem pode-se dar uma olhada na documentação ou é tipo prova de vestibular mesmo?
O que é importante saber para buscar uma vaga de programador junior?
Um roupa social sempre é bom, gravata e etc. Terno eu acho exagero, a não ser que vc ja esteja habituado a usar, caso não o entrevistador vai perceber que vc não esta confortavel com a roupa que esta usando.
Va calmo pra entrevista, se vc conhecer não precisa temer testes, se não conhece não VA pra entrevista, se vc mesmo tem duvidas dos seus conhecimentos, o q diria o entrevistador em?
Em primeiro momento demonstre clareza e calma, mostre que vc sabe dando respostas curtas e diretas, não tente enrolar falando sobre o passarinho verde na arvore amarela, isso é ruim, tentar enrrolar um entrevistador é ruim pra vc, se ele perceber q vc não sabe e esta falando besteira diga adeus a esta empresa. É mais honrroso falar que NÃO SEI mais POSSO PESQUISAR do que falar que sabe e ele te pedir um teste pratico (ja aconteceu comigo, durante a entrevista ele perguntou se eu sabia struts e hibernate eu falei sim, e TAM mandou sentar na frente do pc e fazer um sistema de login pra ele ver, se eu não soubesse fazer ficaria com a cara no chão diante a empresa inteira).
Bom, no mais boa sorte a sua primeira entrevista. =)
A primeira entrevista agente nunca esquece
[quote=alexswb]Qual o nível de conhecimento que a pessoa tem que ter para pode dizer que sabe sobre a coisa? por exemplo, se eu fiz uns 3 programinhas com Struts, e sei mais ou menos como a coisa funciona, eu posso falar que sei o básico?
Nestes testes que os caras fazem pode-se dar uma olhada na documentação ou é tipo prova de vestibular mesmo?
O que é importante saber para buscar uma vaga de programador junior?
[/quote]
1 - As vezes em entrevistas o proprio entrevistador pergunta em qual nivel vc se encaixa? Cabe vc a saber o seu nivel, junior (estagiario) , pleno e senior.
2 - Não. Essas provas de empresas vc não pode consultar a documentação, pois ou são provas praticas, ou provas escritas sem acesso a um computador.
3 - Conhecimento =)… Todo programador junior esta entrando pra aprender e criar tecnicas novas q não conhecia, mais vale te adiantar que o salario é MUITO baixo