Entrevista para entrar no Google

[quote=Kenobi][quote=Bani]Concordo com o Louds e, mais importante para o tópico, diria que o Google concorda com o Louds.

Já conversei bastante com pessoas que trabalham lá e os valores são esses mesmo.

E ao que me parece, a idéia do Google é prover todo o necessário para as pessoas ficarem felizes lá dentro do escritório, tornando “desnecessário” ganhar muito dinheiro para “comprar felicidade” fora.

:arrow: Fazer contatos: o Google tem muitos funcionários e você faz contatos com gente do mundo inteiro
:arrow: Sair pra jogar futebol: não precisa sair, tem espaço pra jogar bola lá dentro, no meio do escritório mesmo. Até todas as lâmpadas tem proteção, então não precisa se preocupar
:arrow: Dançar: não vi ninguém dançando lá, talvez porque o pessoal seja mais para nerd, mas, alternativamente, tem Wii, PlayStation, etc para os funcionário se divertirem
:arrow: Tomar cerveja: tem cerveja lá também, especialmente no happy hours de sexta-feira
:arrow: Não falar de TI o tempo todo: se você está na área de engenharia isso complica, pois as pessoas realmente gostam do que fazer. Pessoalmente, fico mais feliz em falar de TI do que <insira algum assunto não-nerd aqui>[/quote]

Sinceramente o mundo não é trabalho para algumas pessoas. Se eu viver na empresa que trabalho, tomo cartão vermelho da patroa por exemplo :-).

Ainda acho política pão e circo, você cria um ambiente que todos sonham e remunera mal ( de acordo com a expertise do profissional). Veja o caso do Orkut, você tem 20% para trabalhar em projetos pessoais, que serão do google posteriormente.

Analise agora o mercado de publicidade brasileiro e o Orkut tem um respeitável marketshare. Se você parar pra pensar em ações de VC - VentureCapital, o Google não gastou nem uma fração do que essas empresas gastariam para uma nova startup.

E mais uma vez, você tem sonhos e ambições OK - Mas se tiver filhos, marido ou esposa, vai ter que compartilhar sonhos.

Então faça uma conta básica : Faculdade de 2 filhos ( média entre FAAP e Mackenzie, tire a média) + IPVA dois carros, Seguro, Plano de Saúde, Supermercado, condomínio, gasolina … em fim gastos de uma casa, vai ver que vai ficar quase no vermelho todo mês.

Estou equiparando o capital intelectual empregado na atividade vs outras atividades, onde o esforço muitas vezes é menor e há uma remuneração para realizar outros sonhos não profissionais.

Agora vou rebater sua listinha :twisted:

:arrow: Fazer contatos: o Google tem muitos funcionários e você faz contatos com gente do mundo inteiro
Em qualquer empresa multinacional você faz contatos, trabalhei no BNP Paribas e fiz amizade com vários franceses que são amigos e existem outras formas, como linkedin, listas, projetos opensource e até mesmo viajando, se você ganhar bem, poderá fazer contato de uma forma mais intensa :slight_smile:

:arrow: Sair pra jogar futebol: não precisa sair, tem espaço pra jogar bola lá dentro, no meio do escritório
Isso é uma boa, toda empresa deveria ter algo do gênero heheh :slight_smile: mas serve alugar playball como muitas fazem :slight_smile:

:arrow: Não falar de TI o tempo todo: se você está na área de engenharia isso complica, pois as pessoas realmente gostam do que fazer. Pessoalmente, fico mais feliz em falar de TI do que <insira algum assunto não-nerd .

Pra mim um porre , aliás se eu sair pra tomar cerveja com alguém do trabalho e ele vier falar de mais trabalho, mando ele pra aquele lugar. As pessoas acabam não se conhecendo, somente a parte profissional.

Muitos são julgados nesse meio pela sua capacidade técnica, muitos do GUJ fazem isso inconscientemente, e acabam esquecendo que tirando toda essa babozeira de TI, existe pessoa do outro lado que pode ser muito legal e te acrescentar em outros aspectos, como cultura, espírito , amizade real … A maior parte dos nerds que vejo pro aí nem procuram saber como foi o final de semana , o que ele ouve, se de umazinha …sei lá :slight_smile: Quer sabe se o cara viu a nova especificação NIO dos Servlets 3.0 …

Então, qual o nível de profundidade da sua amizade ? Quanto você realmente conhece da pessoa ?

[]s

Kenobi [/quote]

Sobre esse negócio de só falar de TI, também não suporto isso, alias fora do escritório, passo longe de Computadores e assuntos relacionados ao trabalho.

E fala sério, jogar bola dentro de um escritório? que tipo de pessoa acha isso legal?

Parece ser divertido para mim :slight_smile:

Como eu falei no meu post anterior… o tipo de pessoa que acha legal isso é o tipo de pessoa que o Google quer contratar :wink:
Além disso, quando eu estava na UFMG, eu estava em uma sala decorada pela mesma pessoa responsável pelo lazer dos funcionário do Google. Aí tinha uma cesta de basquete na nossa sala de aula… E posso dizer que muita gente parava na janelinha da sala pra tentar ver lá dentro :roll:

Claro que tem mais de um lugar legal para trabalhar no mundo, mas de forma geral, quem trabalha no Google gosta de trabalhar lá.

Como eu falei no meu post anterior… o tipo de pessoa que acha legal isso é o tipo de pessoa que o Google quer contratar :wink:
Além disso, quando eu estava na UFMG, eu estava em uma sala decorada pela mesma pessoa responsável pelo lazer dos funcionário do Google. Aí tinha uma cesta de basquete na nossa sala de aula… E posso dizer que muita gente parava na janelinha da sala pra tentar ver lá dentro :roll:

Claro que tem mais de um lugar legal para trabalhar no mundo, mas de forma geral, quem trabalha no Google gosta de trabalhar lá.[/quote]

Eu pessoalmente iria preferir trabalhar na DM9DDB , contato com tipo de pessoa, festa eventos e galera bonita :slight_smile: Show de bola :slight_smile:

Podem falar o que for, mas o tipo de pessoa que gosta de jogar bola no escritorio, jogar videogame no escritorio, viver no escritorio, conversar com as pessoas do mundo inteiro mas do mesmo escritorio, falar o tempo todo de algoritmos e TI, definitivamente não são empreendedoras. E como a Bani disse, é esse perfil que eles querem. Esse perfil tem 10x mais chances de continuar na empresa durante séculos, em vez de pular de galho em galho (a perda de talentos ainda é algo muito grave para essas empresas).

O Kenobi tem um ponto aqui, e é a mesma que algumas pessoas criticam o Google: criam aquele clima college dos EUA, colocando o funcionario dentro de uma outra realidade (hiper realidade anyone?). Ela cuida do funcionario como se fosse uma criança: da comida e lazer, ao hospital e esportes. Vale a pena ler:

Exemplo:

Depois de falar mal, confesso que tambem invejo o QI e criatividade das pessoas que trabalham la, mas sao pontos distintos.

Olha, vou dar uma dica… trabalhar em empresa é legal, mas pra ter realização e $$$ só sendo empresário mesmo, ter o seu próprio negócio…

Creio que todos vocês têm criatividade e sabem como por as coisas em prática… empresa é legal, mas cuidado pra não virar filho de empresa. Já ví muitos executivos orfãos, é bem triste…

EXEMPLO: Alguem já ouviu falar no “correio de veículos”? Bem, é uma aplicação em COBOL/MUMPS sei lá… é texto em 80x25. Essa aplicação tem todo o estoque de veículos de agências, concessionárias e etc… Os caras ainda usam linha discada que nem uma BBS. O negócio começou a muito tempo atrás e até agora não se modernizou em nada. O cara cobra 1 salário mínimo por cliente. Segundo eu ouvi são dois sócios, nenhum deles é técnico. Cada um está tirando R$ 300.000 por mês e nem precisam administrar nada. É só passar lá e tirar o dinheiro. “Saláriozinho” de quase 2 mil a hora! É pouco?

As oportunidades “voam” por aí…