Entrevista polêmica com James Gosling

Vi a entrevista até o fim, e realmente quando ele falou JSF ele quis dizer JSP, e quando disse ASF quis dizer ASP.

Como a maioria aqui está postando apenas para opinar sobre JSF, e não sobre a entrevista em si, acredito que estamos fugindo bastante do tópico, não?

Palavras de uma cara como o Gosling sempre terão peso, e é inevitavel pois ele sabe o quanto ele pode atingir a nivel de comunidade java através de alguma o manifestação contraria ou polemica a toda a mudança que esta ocorrendo.

O fato é que muita gente da comunidade (e faço meia culpa aqui) sequer sabe o rumo em o java esta indo, ou oque pensa os grandes tomadores de decisão sobre as estragias adotadas para o crescimento da linguagem e todas suas tecnologias. Ficam querendo comparar como em uma dircursão de fla-flu sobre oque é melhor ou não, quem esta certo ou não.

[quote=rael_gc]Vi a entrevista até o fim, e realmente quando ele falou JSF ele quis dizer JSP, e quando disse ASF quis dizer ASP.

Como a maioria aqui está postando apenas para opinar sobre JSF, e não sobre a entrevista em si, acredito que estamos fugindo bastante do tópico, não?[/quote]

É verdade. O pessoal está falando que framework X é bom e JSF sux… Eu ainda não vi o vídeo, mas verei hoje a tarde.Gostaria de ver mais comentários sobre a opinião do James :roll:

Quando eu penso que usar coisas como template toolkit e haml/sass é divertido e lembro desses frameworks eu penso que posso estar ficando velho.

Como disse ontem no twitter quando o pessoal começou comentar sobre esse assunto… EU só iniciaria um projeto Java hoje, que eu pudesse definir a arquitetura, com VRaptor + css + jquery, e ponto final.
O único que tenho vontade de olhar com mais carinho é o PlayFramework.
Não consigo ver nada tecnicamente e em termos de produtividade pra pensar em qualquer outro framework para projetos Java.

[]s

Só aqui neste tópico, encontrei alguns concorrentes a menos no mercado de JSF… :slight_smile:

O James Gosling falou uma bobagem, pronto. Vale a pena ficar discutindo uma bobagem, só porque ele falou?

[quote=Der Meister]Eu acho o JSF um lixo… pra ser sincero não sei como isso está sendo tão utilizado nas empresas!
Ele gera códigos escondidos do programador, códigos html que voce não sabe de onde vem. Voce tá fazendo tudo certo, ai passa a dar erro e voce não sabe o porque… depois tem que ficar procurando debaixo do tapete pra saber o que o JSF ta fazendo! :evil:
Onde eu trabalho, o ÚNICO framework que está sendo definido como padrão é o Hibernate, por que framework bom e útil de verdade na camada view nós lá ainda não conhecemos rsrs[/quote]

“Eu acho o Hibernate um lixo… pra ser sincero não sei como isso está sendo tão utilizado nas empresas! Ele gera códigos escondidos do programador, códigos SQL que voce não sabe de onde vem. Voce tá fazendo tudo certo, ai passa a dar erro e voce não sabe o porque… depois tem que ficar procurando debaixo do tapete pra saber o que o Hibernate ta fazendo.”

“Eu acho o compilador Java um lixo… pra ser sincero não sei como isso está sendo tão utilizado nas empresas! Ele gera códigos escondidos do programador, códigos bytecode que voce não sabe de onde vem. Voce tá fazendo tudo certo, ai passa a dar erro e voce não sabe o porque… depois tem que ficar procurando debaixo do tapete pra saber o que o compilador Java ta fazendo.”

[quote=Luiz Aguiar]Como disse ontem no twitter quando o pessoal começou comentar sobre esse assunto… EU só iniciaria um projeto Java hoje, que eu pudesse definir a arquitetura, com VRaptor + css + jquery, e ponto final.
O único que tenho vontade de olhar com mais carinho é o PlayFramework.
Não consigo ver nada tecnicamente e em termos de produtividade pra pensar em qualquer outro framework para projetos Java.

[]s[/quote]

Gosto muito do PlayFramework pela quebra de paradigmas e padrões e, principalmente, a simplicidade. Pensar de forma simples é algo perdido com o tempo, o play resgata isso para o mundo Java :slight_smile:

Sei lá…
Já está um saco de achar profissionais no mercado… imagina achar um cara que desenvolve em “play”…

Continuo preferindo a pilha Java EE 6 + PrimeFaces…

Resolve 95% dos meus problemas…

E é relativamente facil de achar profissionais.

Não, ele quis dizer que JSF é um clone de ASP.net[/quote]

Isso é fato, nunca foi escondido essa informação, o problema é pq qdo ele estava lá dentro, ele n opinou, brigou e tentou fazer algo melhor?
Falar depois que sai do lugar e meter o pau é osso.

Não vou defender JSF, sei que existem milhares de problemas, mas quando vc vai fazer um projeto vc n escolhe o primeiro que vê e coloca pra fazer.
Esqueçamos os problemas do framework, o arquiteto definiu ele e falhou na escolha a culpa é do framework?
Não seria o msm q vivemos discutindo em trilhas de Agile um cara que não sabe por exemplo o que é SCRUM, decide usar, faz tudo errado, o projeto atrasa todo e ele simplesmente diz que a metodologia não presta?
O problema é que tem muito cara ruim no mercado, ouve alguem dizer que aquilo é bom e etc e sai usando em tudo como se TODOS seus problemas fossem resolvidos, falha e a culpa é da ferramenta.

O senhor James deveria ter falado tudo isso lá dentro quando ainda era SUN e ele tinha voz ativa…

Bom é minha opinião, não sou dono da verdade então posso não estar certo. 8)

Não, ele quis dizer que JSF é um clone de ASP.net[/quote]

Isso é fato, nunca foi escondido essa informação, o problema é pq qdo ele estava lá dentro, ele n opinou, brigou e tentou fazer algo melhor?
Falar depois que sai do lugar e meter o pau é osso.

Não vou defender JSF, sei que existem milhares de problemas, mas quando vc vai fazer um projeto vc n escolhe o primeiro que vê e coloca pra fazer.
Esqueçamos os problemas do framework, o arquiteto definiu ele e falhou na escolha a culpa é do framework?
Não seria o msm q vivemos discutindo em trilhas de Agile um cara que não sabe por exemplo o que é SCRUM, decide usar, faz tudo errado, o projeto atrasa todo e ele simplesmente diz que a metodologia não presta?
O problema é que tem muito cara ruim no mercado, ouve alguem dizer que aquilo é bom e etc e sai usando em tudo como se TODOS seus problemas fossem resolvidos, falha e a culpa é da ferramenta.

O senhor James deveria ter falado tudo isso lá dentro quando ainda era SUN e ele tinha voz ativa…

Bom é minha opinião, não sou dono da verdade então posso não estar certo. 8) [/quote]

Ele falou de scriplets, pra quem realmente VIU o vídeo, fica claro que ele se referia a JSP.

E poxa, sério, essa thread virou mais uma série interminável sobre discussão de frameworks.

Um PUTA vídeo legal desse, e vira a mesma ladainha de sempre!

Não, ele quis dizer que JSF é um clone de ASP.net[/quote]

Isso é fato, nunca foi escondido essa informação, o problema é pq qdo ele estava lá dentro, ele n opinou, brigou e tentou fazer algo melhor?
Falar depois que sai do lugar e meter o pau é osso.

Não vou defender JSF, sei que existem milhares de problemas, mas quando vc vai fazer um projeto vc n escolhe o primeiro que vê e coloca pra fazer.
Esqueçamos os problemas do framework, o arquiteto definiu ele e falhou na escolha a culpa é do framework?
Não seria o msm q vivemos discutindo em trilhas de Agile um cara que não sabe por exemplo o que é SCRUM, decide usar, faz tudo errado, o projeto atrasa todo e ele simplesmente diz que a metodologia não presta?
O problema é que tem muito cara ruim no mercado, ouve alguem dizer que aquilo é bom e etc e sai usando em tudo como se TODOS seus problemas fossem resolvidos, falha e a culpa é da ferramenta.

O senhor James deveria ter falado tudo isso lá dentro quando ainda era SUN e ele tinha voz ativa…

Bom é minha opinião, não sou dono da verdade então posso não estar certo. 8) [/quote]

Ele falou de scriplets, pra quem realmente VIU o vídeo, fica claro que ele se referia a JSP.

E poxa, sério, essa thread virou mais uma série interminável sobre discussão de frameworks.

Um PUTA vídeo legal desse, e vira a mesma ladainha de sempre![/quote]

Acho que você não entendeu meu ponto de vista, eu disse que JSF foi cópia sim do ASP.NET, fato, idependente do que o James quis dizer.

Mas o que eu também quis dizer foi: O povo pegou apenas um trecho para sentar o pau no JSF, na verdade deveriam sentar o pau no arquiteto deles.

Também acho que para o James criticar algo agora é muito mimimi, ele poderia ter falado isso quando tinha total voz ativa dentro da SUN (Hoje Oracle).

Idependente se JSF é ruim, Struts 1 ou qq outro framework, se não gostam desses há diversos outros, Java é um universo de framework… fato…

Acho que a thread está focando apenas em algo insignificante como esse papo de JSF é bom ou não, deveríamos conversar mais sobre as outras pautas citadas.

:smiley:

Não, ele quis dizer que JSF é um clone de ASP.net[/quote]

Isso é fato, nunca foi escondido essa informação, o problema é pq qdo ele estava lá dentro, ele n opinou, brigou e tentou fazer algo melhor?
Falar depois que sai do lugar e meter o pau é osso.

Não vou defender JSF, sei que existem milhares de problemas, mas quando vc vai fazer um projeto vc n escolhe o primeiro que vê e coloca pra fazer.
Esqueçamos os problemas do framework, o arquiteto definiu ele e falhou na escolha a culpa é do framework?
Não seria o msm q vivemos discutindo em trilhas de Agile um cara que não sabe por exemplo o que é SCRUM, decide usar, faz tudo errado, o projeto atrasa todo e ele simplesmente diz que a metodologia não presta?
O problema é que tem muito cara ruim no mercado, ouve alguem dizer que aquilo é bom e etc e sai usando em tudo como se TODOS seus problemas fossem resolvidos, falha e a culpa é da ferramenta.

O senhor James deveria ter falado tudo isso lá dentro quando ainda era SUN e ele tinha voz ativa…

Bom é minha opinião, não sou dono da verdade então posso não estar certo. 8) [/quote]

Ele falou de scriplets, pra quem realmente VIU o vídeo, fica claro que ele se referia a JSP.

E poxa, sério, essa thread virou mais uma série interminável sobre discussão de frameworks.

Um PUTA vídeo legal desse, e vira a mesma ladainha de sempre![/quote]

Acho que você não entendeu meu ponto de vista, eu disse que JSF foi cópia sim do ASP.NET, fato, idependente do que o James quis dizer.

Mas o que eu também quis dizer foi: O povo pegou apenas um trecho para sentar o pau no JSF, na verdade deveriam sentar o pau no arquiteto deles.

Também acho que para o James criticar algo agora é muito mimimi, ele poderia ter falado isso quando tinha total voz ativa dentro da SUN (Hoje Oracle).

Idependente se JSF é ruim, Struts 1 ou qq outro framework, se não gostam desses há diversos outros, Java é um universo de framework… fato…

Acho que a thread está focando apenas em algo insignificante como esse papo de JSF é bom ou não, deveríamos conversar mais sobre as outras pautas citadas.

:smiley: [/quote]

Um arquiteto por definição nao toma decisoes de design. Se for um time agile é a responsabilidade é da equipe.

E eu prefiro VRaptor + css + jquery, seguindo o conceito…Keep It Simple, Stupid

Não, ele quis dizer que JSF é um clone de ASP.net[/quote]

Isso é fato, nunca foi escondido essa informação, o problema é pq qdo ele estava lá dentro, ele n opinou, brigou e tentou fazer algo melhor?
Falar depois que sai do lugar e meter o pau é osso.

Não vou defender JSF, sei que existem milhares de problemas, mas quando vc vai fazer um projeto vc n escolhe o primeiro que vê e coloca pra fazer.
Esqueçamos os problemas do framework, o arquiteto definiu ele e falhou na escolha a culpa é do framework?
Não seria o msm q vivemos discutindo em trilhas de Agile um cara que não sabe por exemplo o que é SCRUM, decide usar, faz tudo errado, o projeto atrasa todo e ele simplesmente diz que a metodologia não presta?
O problema é que tem muito cara ruim no mercado, ouve alguem dizer que aquilo é bom e etc e sai usando em tudo como se TODOS seus problemas fossem resolvidos, falha e a culpa é da ferramenta.

O senhor James deveria ter falado tudo isso lá dentro quando ainda era SUN e ele tinha voz ativa…

Bom é minha opinião, não sou dono da verdade então posso não estar certo. 8) [/quote]

Ele falou de scriplets, pra quem realmente VIU o vídeo, fica claro que ele se referia a JSP.

E poxa, sério, essa thread virou mais uma série interminável sobre discussão de frameworks.

Um PUTA vídeo legal desse, e vira a mesma ladainha de sempre![/quote]

Acho que você não entendeu meu ponto de vista, eu disse que JSF foi cópia sim do ASP.NET, fato, idependente do que o James quis dizer.

Mas o que eu também quis dizer foi: O povo pegou apenas um trecho para sentar o pau no JSF, na verdade deveriam sentar o pau no arquiteto deles.

Também acho que para o James criticar algo agora é muito mimimi, ele poderia ter falado isso quando tinha total voz ativa dentro da SUN (Hoje Oracle).

Idependente se JSF é ruim, Struts 1 ou qq outro framework, se não gostam desses há diversos outros, Java é um universo de framework… fato…

Acho que a thread está focando apenas em algo insignificante como esse papo de JSF é bom ou não, deveríamos conversar mais sobre as outras pautas citadas.

:smiley: [/quote]

Um arquiteto por definição nao toma decisoes de design. Se for um time agile é a responsabilidade é da equipe.

E eu prefiro VRaptor + css + jquery, seguindo o conceito…Keep It Simple, Stupid[/quote]

kkkk certo, mas a maioria dos culpados tiram o corpo fora.

Concordo, VRaptor + CSS +JQuery salvam
Apesar que olho Wicket com carinho tbm :stuck_out_tongue:

Acho que Facelets + PrimeFaces + jQuery são mais do que suficientes :slight_smile:

É a mesma “desculpa” das fábricas de software que ainda usam Struts 1 =)

[]s

É a mesma “desculpa” das fábricas de software que ainda usam Struts 1 =)

[]s
[/quote]

Antes de mudar de equipe e sair do Struts 1.0.2 a desculpa era: Pra que aprender outro framework, essa versão do Struts é estavel e posso escrever Java no JSP… ainda não sei como não matei os 2 caras na época kkkkkkk :wink:

É a mesma “desculpa” das fábricas de software que ainda usam Struts 1 =)

[]s
[/quote]

Desculpa mais do que fundamentada…

É a mesma “desculpa” das fábricas de software que ainda usam Struts 1 =)

[]s
[/quote]

Desculpa mais do que fundamentada…[/quote]

Eu prefiro valorizar aspectos fundamentais como conhecimento da plataforma, funcionamento de servidores de aplicação, padrões de projeto, OO, AOP, testes, integração continua, arquitetura de camadas, orm, do que fazer “java framework driven recruitment”. O bom profissional é uma metamorfose ambulante. Dispenso programadores Struts 1 que não servem para aprender um play da vida. Pragmatismo.