Entrevista polêmica com James Gosling

É a mesma “desculpa” das fábricas de software que ainda usam Struts 1 =)

[]s
[/quote]

Desculpa mais do que fundamentada…[/quote]

Eu prefiro valorizar aspectos fundamentais como conhecimento da plataforma, funcionamento de servidores de aplicação, padrões de projeto, OO, AOP, testes, integração continua, arquitetura de camadas, orm, do que fazer “java framework driven recruitment”. O bom profissional é uma metamorfose ambulante. Dispenso programadores Struts 1 que não servem para aprender um play da vida. Pragmatismo.

[/quote]

O mercado está tão ruim , que se vc puder encaminhar estes profissionais que voce dispensa… eu estou contratando :slight_smile:

É a mesma “desculpa” das fábricas de software que ainda usam Struts 1 =)

[]s
[/quote]

Desculpa mais do que fundamentada…[/quote]

Eu prefiro valorizar aspectos fundamentais como conhecimento da plataforma, funcionamento de servidores de aplicação, padrões de projeto, OO, AOP, testes, integração continua, arquitetura de camadas, orm, do que fazer “java framework driven recruitment”. O bom profissional é uma metamorfose ambulante. Dispenso programadores Struts 1 que não servem para aprender um play da vida. Pragmatismo.

[/quote]

O mercado está tão ruim , que se vc puder encaminhar estes profissionais que voce dispensa… eu estou contratando :)[/quote]

O mercado está aquecido por falta de bons profissionais, a maioria dos caras que falam que aprenderam Java, viram isso na faculdade, com um professor que normalmente não sabe muito e acham que não precisam ler livros e fazer cursos, caras assim achamos de monte no mercado, ruim é achar um cara bom quem manja mesmo do assunto.
Mas estamos de novo fugindo da Thread sobre a entrevista… :smiley:

IMHO, VRaptor tem todo seu valor, mas novamente, IMHO, Play Framework está absurdamente a frente de qualquer outro Framework Java atual.

Se for pela cobertura de testes e qualidade de Codigo fico com VRaptor.
Se for pela simplicidade e pragmatismo fico com Play.

Sem essa de formadores de opnião coisa e tal, acho tambem que seguir cegamente o que o mercado dita é simplemente sofisma :cool, se Einstein seguisse os formadores de opnião de sua epoca o que seria de nos hoje ?
[Flush]

Independente se o James estiver errado ou não, mesmo assim fico do lado dele, sou mais Geek do que um capitalista salvagem.

[quote=benflodin]
Independente se o James estiver errado ou não, mesmo assim fico do lado dele, sou mais Geek do que um capitalista salvagem.[/quote]

Isso é uma atitude irracional. Aconselho você a aplicar o conselho de sua tagline.

[quote=reinaldob]…
Eu uso Wicket todo dia… acho uma MERDA ( sorry Bregaida rs…)

[/quote]

Cara até fico meio triste agora que comecei a adorar o witcket…
Esclareça-me só uma dúvida: tu achas o wicket uma merda então pork é k utilizas ele todo o dia???

Pessoal, vamos pegar leve com alguns termos usados, ok?!

[]s

Poxa gente, o pessoal só metendo o pau… mais tem varias coisas boas no jsf, como a facilidade, se tiver dificuldade é so criar um componente customizado e para depois reutilizar,mais é raro pois com o ice faces,prime faces e rich ja tem quase tudo pronto.
integração com ejbs e o resto da plataforma jee etc…

agora usar JSF porcamente é o caso nas grandes empresas acredito que é mais usado pelo simples motivo que qualquer idiota(geralmente estagiário)… em 2 dias sai criando telas com jsf sem saber o que ta fazendo, dai no final da merda, mais ninguém liga.

[quote=esmiralha][quote=benflodin]
Independente se o James estiver errado ou não, mesmo assim fico do lado dele, sou mais Geek do que um capitalista salvagem.[/quote]

Isso é uma atitude irracional. Aconselho você a aplicar o conselho de sua tagline.[/quote]

Qual seria essa atitude racional ?

Até que enfim virou para pagina 4 da thread. James Gosling falou de tantas coisas polemicas e interessantes e a galera fica discutindo framework web… :?

Bom, vou tentar contribuir um pouco e voltar ao tópico proposto pelo Paulo.

Nos 51:20 do vídeo alguém pergunta a ele qual é o projeto java que ele considera ser o mais legal de todos os tempos. Sabem o que ele respondeu? Que o projeto java que ele acha mais legal é o projeto de saúde do governo brasileiro! Em sua declaração Gosling não comentou absolutamente nada em relação aos frameworks adotados nesse projeto e sim em como esse sistema contribuiu para tornar a administração de equipamentos e exames mais eficazes integrando as informações entre os estados do Brasil. Ele comenta também que esse é um dos únicos sistemas de saúde do mundo onde o nome e o endereço dos pacientes são campos opcionais. Em linhas gerais ele elogia bastante esse projeto e conclui dizendo que os sistemas que ele admira são os que não são estúpidos, deixando no ar a ideia de que a maioria dos sistemas são.

Fiquei meio espantado quando ele falou isso e confesso que não conheço tal sistema. Dei uma pesquisada rápida e achei esse link do infoQ de 2006. Tem alguém que participou desse projeto que poderia falar um pouco mais sobre ele? Essa declaração dele confere ou é mais uma gafe como a do JSF-JSP? 8)

De qualquer forma achei bem legal essa declaração dele que mostra um pouco da notoriedade que o desenvolvimento de software no Brasil tem em algumas comunidades internacionais.

Abraços!

[quote=leo.luz]Até que enfim virou para pagina 4 da thread. James Gosling falou de tantas coisas polemicas e interessantes e a galera fica discutindo framework web… :?

Bom, vou tentar contribuir um pouco e voltar ao tópico proposto pelo Paulo.

Nos 51:20 do vídeo alguém pergunta a ele qual é o projeto java que ele considera ser o mais legal de todos os tempos? Sabem o que ele respondeu? Que o projeto java que ele acha mais legal é o projeto de saúde do governo brasileiro! Em sua declaração Gosling não comentou absolutamente nada em relação aos frameworks adotados nesse projeto e sim em como esse sistema contribuiu para tornar a administração de equipamentos e exames mais eficazes integrando as informações entre os estados do Brasil. Ele comenta também que esse é um dos únicos sistemas de saúde do mundo onde o nome e o endereço dos pacientes são campos opcionais. Em linhas gerais ele elogia bastante esse projeto e conclui dizendo que os sistemas que ele admira são os que não são estúpidos, deixando no ar a ideia de que a maioria dos sistemas são.

Fiquei meio espantado quando ele falou isso e confesso que não conheço tal sistema. Dei uma pesquisada rápida e achei esse link do infoQ de 2006. Tem alguém que participou desse projeto que poderia falar um pouco mais sobre ele? Essa declaração dele confere ou é mais uma gafe como a do JSF-JSP? 8)

De qualquer forma achei bem legal essa declaração dele que mostra um pouco da notoriedade que o desenvolvimento de software no Brasil tem em algumas comunidades internacionais.

Abraços![/quote]

Não sei de qual projeto ele falou de saúde, mas em 2005/2006 trabalhei no JSaude e no JHosp eram 2 sistemas de Gestão Hospitalar, o JSaude rolava no SUS de Amparo e Guarulhos e o JHosp era para hospitais particulares.
JSaude - Struts 1.x e Hibernate 2.x
JHosp - JSF 1.1 e Hibernate 2.x

Foi bem legal esses sistemas, trabalhei nos 2 :smiley:

[quote=benflodin]IMHO, VRaptor tem todo seu valor, mas novamente, IMHO, Play Framework está absurdamente a frente de qualquer outro Framework Java atual.

Se for pela cobertura de testes e qualidade de Codigo fico com VRaptor.
Se for pela simplicidade e pragmatismo fico com Play.

Sem essa de formadores de opnião coisa e tal, acho tambem que seguir cegamente o que o mercado dita é simplemente sofisma :cool, se Einstein seguisse os formadores de opnião de sua epoca o que seria de nos hoje ?
[Flush]

Independente se o James estiver errado ou não, mesmo assim fico do lado dele, sou mais Geek do que um capitalista salvagem.[/quote]

Eu quero ver quanto sofisma vai existir quando você trabalhar em uma equipe e precisar de profissionais para trabalhar com “play”…

Ae o sofisma vai pegar pesado !

Infelizmente ainda não vi o vídeo (estou no trabalho), mas já que os comentários são sobre JSF e frameworks web…

  • A questão que o JSF é produtivo quando se tem uma boa estrutura criada, fora que a componentização é muito boa para sistemas (talvez não para sites) isso o torna muitas vezes mais adequado para criação de aplicações web do que outros frameworks que não se baseiam em componentização. Porém é claro, para isso se tem um preço, não espere uma customização 100% de tais recursos e componentes, ainda se leva um pouco do conceito de “caixa preta” com ele, que pode torná-lo difícil de trabalhar se quiser sugar leite de pedra. Mas enfim, alguém que esteja trabalhando com ele deveria estar ciente disso.

  • Achei o Play fantástico, fácil de instalar, configurar e começar a desenvolver. Bem interessante, e acho que é um dos frameworks mais promissores que teremos.

[quote=Eduardo Bregaida]
Não sei de qual projeto ele falou de saúde, mas em 2005/2006 trabalhei no JSaude e no JHosp eram 2 sistemas de Gestão Hospitalar, o JSaude rolava no SUS de Amparo e Guarulhos e o JHosp era para hospitais particulares.
JSaude - Struts 1.x e Hibernate 2.x
JHosp - JSF 1.1 e Hibernate 2.x

Foi bem legal esses sistemas, trabalhei nos 2 :smiley: [/quote]

Não tenho certeza mas se for esse que eu achei no infoQ, o nome do projeto seria Siga Saude.

[quote=leo.luz][quote=Eduardo Bregaida]
Não sei de qual projeto ele falou de saúde, mas em 2005/2006 trabalhei no JSaude e no JHosp eram 2 sistemas de Gestão Hospitalar, o JSaude rolava no SUS de Amparo e Guarulhos e o JHosp era para hospitais particulares.
JSaude - Struts 1.x e Hibernate 2.x
JHosp - JSF 1.1 e Hibernate 2.x

Foi bem legal esses sistemas, trabalhei nos 2 :smiley: [/quote]

Não tenho certeza mas se for esse que eu achei no infoQ, o nome do projeto seria Siga Saude.[/quote]

Não deve ser, mas é legal pessoas investirem nessas coisas q hoje em dia são por demais úteis, por causa do papel, tinha gente q se registrava em 2 hospitais do SUS e acabava por formar filas imensas…
Com o sistema, se o cara tentasse fazer isso bateria q ele já tinha feito o cadastro em outro hospital, ou ele cancelava ou voltava pra casa, a maioria marcava 2x e não desmarcava a mais demorada =/

[quote=Eduardo Bregaida][quote=leo.luz][quote=Eduardo Bregaida]
Não sei de qual projeto ele falou de saúde, mas em 2005/2006 trabalhei no JSaude e no JHosp eram 2 sistemas de Gestão Hospitalar, o JSaude rolava no SUS de Amparo e Guarulhos e o JHosp era para hospitais particulares.
JSaude - Struts 1.x e Hibernate 2.x
JHosp - JSF 1.1 e Hibernate 2.x

Foi bem legal esses sistemas, trabalhei nos 2 :smiley: [/quote]

Não tenho certeza mas se for esse que eu achei no infoQ, o nome do projeto seria Siga Saude.[/quote]

Não deve ser, mas é legal pessoas investirem nessas coisas q hoje em dia são por demais úteis, por causa do papel, tinha gente q se registrava em 2 hospitais do SUS e acabava por formar filas imensas…
Com o sistema, se o cara tentasse fazer isso bateria q ele já tinha feito o cadastro em outro hospital, ou ele cancelava ou voltava pra casa, a maioria marcava 2x e não desmarcava a mais demorada =/[/quote]

É que a mais “rápida” normalmente já é marcada para daqui a uns 5 meses.
Muito útil mesmo esse sistema. Deviam dar uma carteirinha de idoso para o Gosling e mandar ele vir se tratar aqui no Brasil.

Uma senhora que eu conheço, cardíaca, fez um cateterismo há dois meses e até hoje não tem o resultado porque eles não gravaram o CD com o exame, porque não tem CD, o rapaz que grava não foi hoje, o gravador quebrou. Ou seja, ela fez um exame com o nosso dinheiro e esse dinheiro foi pro ralo. A saúde no Estado do RJ é um LIXO nojento.

Ser for o projeto que estou pensando acredito que tive contato com alguns profissionais da equipe que desenvolveu este sistema, inclusive com a lider do projeto que foi PREMIADA pessoalmente pelo Mr. James Gosling.

Na época a premiação saiu em uma revista, como faz um tempo não me lembro de muitos detalhes, mesmo porque não participei do projeto.

flws

[quote=chun][quote=benflodin]IMHO, VRaptor tem todo seu valor, mas novamente, IMHO, Play Framework está absurdamente a frente de qualquer outro Framework Java atual.

Se for pela cobertura de testes e qualidade de Codigo fico com VRaptor.
Se for pela simplicidade e pragmatismo fico com Play.

Sem essa de formadores de opnião coisa e tal, acho tambem que seguir cegamente o que o mercado dita é simplemente sofisma :cool, se Einstein seguisse os formadores de opnião de sua epoca o que seria de nos hoje ?
[Flush]

Independente se o James estiver errado ou não, mesmo assim fico do lado dele, sou mais Geek do que um capitalista salvagem.[/quote]

Eu quero ver quanto sofisma vai existir quando você trabalhar em uma equipe e precisar de profissionais para trabalhar com “play”…

Ae o sofisma vai pegar pesado !
[/quote]

Pior que vai mesmo, com mente fechada assim so vai dar os “sofismeiros” no projeto, o que logo em seguida sera migrado para Struts 2 para assim favorecer a zona de conforto dos mesmos.

Bom, o MEC está desenvolvendo um sistema hospitalar pra unificar a gestão dos hospitais universitários, chama AGHU ( http://aghu.mec.gov.br/ )e é feito em Java. Talvez seja ele. Se for, está sendo desenvolvido em parceria com o hospital público de Porto Alegre, o HCPA, que é considerado o melhor hospital público do país.

Não sei e é ele, mas como trabalho em um hospital público, sei o motivo de não obrigar nome e endereço: muita gente chega ao Hospital desacordada trazida pela polícia ou pelos bombeiros. E ninguém vai querer esperar o cara acordar pra fazer a ficha dele e só assim encaminhar.

Claro, quando ele acorda, a ficha é preenchida com o restante das informações. Caso ele faleça ou não acorde ou não consiga lembrar, mesmo assim fica registrado o atendimento.

Outra situação é pra indigentes, que tem nome mas não tem endereço por não ter lugar fixo onde morar.

[quote=marcosalex]Bom, o MEC está desenvolvendo um sistema hospitalar pra unificar a gestão dos hospitais universitários, chama AGHU ( http://aghu.mec.gov.br/ )e é feito em Java. Talvez seja ele. Se for, está sendo desenvolvido em parceria com o hospital público de Porto Alegre, o HCPA, que é considerado o melhor hospital público do país.

Não sei e é ele, mas como trabalho em um hospital público, sei o motivo de não obrigar nome e endereço: muita gente chega ao Hospital desacordada trazida pela polícia ou pelos bombeiros. E ninguém vai querer esperar o cara acordar pra fazer a ficha dele e só assim encaminhar.

Claro, quando ele acorda, a ficha é preenchida com o restante das informações. Caso ele faleça ou não acorde ou não consiga lembrar, mesmo assim fica registrado o atendimento.

Outra situação é pra indigentes, que tem nome mas não tem endereço por não ter lugar fixo onde morar.[/quote]

Naum deve ser … esse foi feito com SEAM, ou seja JSF … heheh

Tambem acho JSF bem produtivo, e desculpe por voltar na conversa de JSF de novo … :roll:

Sei pouco do projeto que ele citou na entrevista (do sistema de saúde público brasileiro), mas sei que é o projeto que já foi premiado em algum Java One e já foi citado na Java Magazine. Ele falou que os sistemas de saúde americanos são extremamente ruins e disse que qualquer programa que a gente fizer é melhor do que existe lá hoje.

Ele falou também que sua segunda linguagem preferida é Scala, e elogiou BASTANTE a linguagem. Disse que é uma pena que falte aos programadores um pouco de background de programação funcional, porque aí acabam usando a linguagem somente de forma estruturada/imperativa.

Disse várias vezes que odeia C/C++, pois trabalhou 20 anos com isso, e metade desse tempo procurando estouros de memória. Também não falou bem de Objective C, já que é uma linguagem que foi boa pra sua época.

Comentou sobre a Apple abandonar a JVM, e disse que quando a Apple “ressurgiu” ela precisava desesperadamente atrair novos desenvolvedores, e naquela época Java era a linguagem do momento, então fizeram um trabalho fantástico com a linguagem. Hoje, segundo ele, a Apple se resume a controlar toda sua plataforma, e não-interoperabilidade é o que mais a interessa.

Ele também citou que participou, nos últimos 6 meses, de um projeto bem legal na Volkswagen, relacionado (óbvio) a sistema automotivo.

Citou que não acredita num fork do Java, porque é um projeto brutal, impossível de ser mantido mesmo por dezenas de pessoas, já que existem centenas ou milhares de pessoas pagas, e é um projeto ultra complexo.

Falou sobre não achar vantagem alguma existir hardware específico pra Java, pois na visão dele é muito mais fácil fazer a JVM transformar o bytecode em instruções pro processador, e com o tempo isso é otimizado e acaba a vantagem do hardware específico.

Falou sobre a fragmentação do JavaME, que se hoje pudesse, teria feito de forma diferente, já que acha que a Sun deu muita liberdade pras fabricantes (por exemplo, elas faziam suas VMs do jeito que queriam).

Citou alguns livros que acha importantes na área de programação.

E provavelmente muito mais coisa que esqueci pra dizer agora.