Entrevista polêmica com James Gosling

[quote=leo.luz][quote=Eduardo Bregaida]
Não sei de qual projeto ele falou de saúde, mas em 2005/2006 trabalhei no JSaude e no JHosp eram 2 sistemas de Gestão Hospitalar, o JSaude rolava no SUS de Amparo e Guarulhos e o JHosp era para hospitais particulares.
JSaude - Struts 1.x e Hibernate 2.x
JHosp - JSF 1.1 e Hibernate 2.x

Foi bem legal esses sistemas, trabalhei nos 2 :smiley: [/quote]

Não tenho certeza mas se for esse que eu achei no infoQ, o nome do projeto seria Siga Saude.[/quote]

O projeto a que ele se refere foi liderado pela Faiana Nardon, figura mega conhecida do mundo Java:

http://www.tridedalo.com.br/fabiane

[quote]
In 2003, I was invited to assemble a team and architect a Public Healthcare Information System for the city of São Paulo, the largest in Latin America, with 14 million inhabitants. The resulting software had 2.5 million of lines of code and it was created, from specification to production, in only 10 months. At the time, the software was considered the largest J2EE application in the world and was featured in several articles, as this one. As a result, we won the Duke’s Choice Award in 2005 during JavaOne, the largest development conference in the world. At the time, Sun Microsystems make a short documentary about our work.[/quote]

Ela esta sempre nos eventos de java, e não poderia faltar no javaone.

http://www.oracle.com/br/javaonedevelop/javaone-committee-br-179729-ptb.html

o interesante para quem quiser falar com ela no javaOne vai ter uma sala de network para poder conversar com os javachampions ^^

http://www.oracle.com/br/javaonedevelop/javaone-network-br-164828-ptb.html

Acho o PrimeFaces (JSF2) muito bom e fácil. Não tem lógica alguem falar que ele é um lixo.

Se for este o projeto, então realmente conheci algumas pessoas da equipe.

Conheci a Fabiane Nardon. Participei de algumas reuniões a respeito de alguns projetos. É uma excelente pessoa, mesmo com a notoriedade no mundo java ela era tranquila e sem traços de arrogancia. Sempre pronta a ouvir as pessoas, independente de quem fosse.

Como trabalhavamos na mesma empresa, nosso contato se deu por conta da necessidade da troca de ideias em busca de melhores soluções. Talvez quem trabalhou / trabalha com ela tenha um opinião diferente. Na época ela era bem elogiada pelas pessoas próximas. O comentario mais recorrente era que ela era bastante (dentro do normal) exigente com a qualidade do trabalho; o comprometimento do profissional tambem era muito bem visto por ela.

Ela não era a única no projeto citado, haviam mais 2 ou três pessoas bastante competente que formavam o “core” da equipe. Tive contato com um deles apenas por uns 10 minutos, como faz muito tempo infelizmente não lembro o nome dele.

O projeto é enorme, quando havia comentários relacionados a parte técnica geralmente ouvia-se: “Se fosse começar tudo hoje, fariamos de forma diferente.”, considero isto normal. Me parece que o projeto era/é suportado por vários frameworks inclusive um construido pelo “core” da equipe, na época acho que o JDO + EJB2 foram utilizados para os acessos a dados, estavam querendo trocar pelo hibernate ou Toplink.

Para acelerar o processo de produção e garantir a padronização dos codigos foi gerado um mecanismo que geravam / gera os códigos rotineiros que ocorre nas camadas. Isso impactou positivamente no início, mas depois percebeu-se que a quantidade de código resultante no projeto como um todo éra enorme e a reusabilidade foi tambem foi questionada.

Pra resumir…na minha opinião é um projeto normal com os problemas normais que existem nos projetos que começaram na mesma época e estão aí no nosso mercado. Mas certamente o tamanho dele é o ponto que mais chama a atenção. Talvez se vc conhecer o projeto hoje provavelmente ira discordar da premiação.

Mas como já foi dito, temos que ver as referencias que haviam no nosso mercado naquela época e principalmente as referencias que as pessoas que deram o premio tinham tambem.

flws

Se for este o projeto, então realmente conheci algumas pessoas da equipe.

Conheci a Fabiane Nardon. Participei de algumas reuniões a respeito de alguns projetos. É uma excelente pessoa, mesmo com a notoriedade no mundo java ela era tranquila e sem traços de arrogancia. Sempre pronta a ouvir as pessoas, independente de quem fosse.

Como trabalhavamos na mesma empresa, nosso contato se deu por conta da necessidade da troca de ideias em busca de melhores soluções. Talvez quem trabalhou / trabalha com ela tenha um opinião diferente. Na época ela era bem elogiada pelas pessoas próximas. O comentario mais recorrente era que ela era bastante (dentro do normal) exigente com a qualidade do trabalho; o comprometimento do profissional tambem era muito bem visto por ela.

Ela não era a única no projeto citado, haviam mais 2 ou três pessoas bastante competente que formavam o “core” da equipe. Tive contato com um deles apenas por uns 10 minutos, como faz muito tempo infelizmente não lembro o nome dele.

O projeto é enorme, quando havia comentários relacionados a parte técnica geralmente ouvia-se: “Se fosse começar tudo hoje, fariamos de forma diferente.”, considero isto normal. Me parece que o projeto era/é suportado por vários frameworks inclusive um construido pelo “core” da equipe, na época acho que o JDO + EJB2 foram utilizados para os acessos a dados, estavam querendo trocar pelo hibernate ou Toplink.

Para acelerar o processo de produção e garantir a padronização dos codigos foi gerado um mecanismo que geravam / gera os códigos rotineiros que ocorre nas camadas. Isso impactou positivamente no início, mas depois percebeu-se que a quantidade de código resultante no projeto como um todo éra enorme e a reusabilidade foi tambem foi questionada.

Pra resumir…na minha opinião é um projeto normal com os problemas normais que existem nos projetos que começaram na mesma época e estão aí no nosso mercado. Mas certamente o tamanho dele é o ponto que mais chama a atenção. Talvez se vc conhecer o projeto hoje provavelmente ira discordar da premiação.

Mas como já foi dito, temos que ver as referencias que haviam no nosso mercado naquela época e principalmente as referencias que as pessoas que deram o premio tinham tambem.

flws
[/quote]

Legal seu “review” e também concordo com suas opiniões e pontos de vista.
Muito bom.

Abraços!

[quote=Diabo Loiro]Ela esta sempre nos eventos de java, e não poderia faltar no javaone.

http://www.oracle.com/br/javaonedevelop/javaone-committee-br-179729-ptb.html

o interesante para quem quiser falar com ela no javaOne vai ter uma sala de network para poder conversar com os javachampions ^^

http://www.oracle.com/br/javaonedevelop/javaone-network-br-164828-ptb.html

haha
o paulo ta barbudao na foto :smiley:

O projeto a que o James Gosling se refere é esse aqui:

Agora…o engração é que a saúde do Brasil é uma das coisas mais sucateadas que existem…um lixo total…cadê esse sistema a nivel nacional?
Está sendo usado ainda hoje pelo menos em São Paulo?

[quote=andrealmar]
Agora…o engração é que a saúde do Brasil é uma das coisas mais sucateadas que existem…um lixo total…cadê esse sistema a nivel nacional?
Está sendo usado ainda hoje pelo menos em São Paulo?[/quote]

O problema do país é que a saúde pública passou por dois momentos: o PSDB queria privatizar a saúde, você investiria em um carro que pretende vender logo? Então eles ficaram oito anos praticamente sem construir nenhum hospital público, trocar equipamentos e sequer concertar os que estragavam. Nem contratar médicos pro lugar dos que aposentavam, eles abriam concurso. No lugar disso, investiram pra outro lado: conscientização da população com bons hábitos, modernizar a legislação, tentaram regulamentar os preços de remédios e os planos de saúde.

Quando entrou o PT, apostou por outro lado, está investindo nos hospitais públicos, modernizando, ampliando e criando novos. E investindo na gestão dos hospitais, modernizando e padronizando a administração.

Sem querer entrar na política, os dois lados tem pontos positivos e negativos. Minha opinião é que teria de escolher um projeto pro país, não pro partido, porque a cada troca de governo desmancham o que o outro começou e tentam da sua visão, daí não fica nem uma coisa, nem outra.

:arrow: Achei interessante a crítica dele, que criou o Java para ser algo simples, e o Generics meio que foi na contra-mão disso, apesar dos benefícios.

:arrow: parece que ele gosta de Scala

:arrow: parece que ele tem a mesma opinião que eu em relação ao JSF :slight_smile:

:arrow: engraçado ele se arrepender de ter feito os operadores de bitwise, coisa que todo mundo xinga quando precisa estudar isso para tirar a certificação :smiley:

Ele deu várias gaguejadas… putz… :shock:

Eu acho que tudo depende da necessidade do projeto. O arquiteto quem analisa e decide por qual framework trabalhar em cima.

Eu gosto de JSF. Ainda não trabalhei com a versão 2, mas tudo é evolução.
Quanto ao Gosling…na boa gente…apesar de estar visivelmente levando para o lado pessoal…ele merece sim o nosso respeito.
Uma coisa é concordar com ele…outra coisa é discordar e achar que ele é só um mané falando de tecnologia. Não é por aí…