Entrevistas JAVA - Como são as provas?

Olá pessoal,

Por esses dias acho que vou fazer algumas entrevistas de emprego em umas consultorias e gostaria de saber do pessoal mais experiente como são as provas de Java que o pessoal já viu serem aplicadas. O que elas abordavam? O que era exigido? Por exemplo fico com medo de me deparar com algo que nunca vi na vida ser exigido em uma prova. Como vocês lidaram com perguntas que não sabiam a resposta?

Abraços!

Quando fiz prova de admissão Java era só a linguagem mesmo, o que contava na prova era a lógica.

Uma prova que eu fiz, já faz uns 3 anos, envolvia criar uma página de cadastro. Página jsp com uns 3 campos e gravação via JDBC.

Meu atual emprego não pediu prova nenhuma.

Mas geralmente as provas não são difíceis.

Quando não sei a resposta, não respondo. Aliás, quando entrevisto alguém, também gosto que façam o mesmo. Às vezes, conta mais a humildade da pessoa do que a qualificação em si (já fui OBRIGADO a rejeitar um profissional porque ele disse que se dava nota 10 de conhecimento em determinada tecnologia).

[]´s

1 curtida

Falar para não ficar nervoso(a) não adianta, agente fica mesmo.

Minha dica é: seja honesto(a) e franco(a).

Se lhe derem uma apostila tente responder o que conseguir e pronto.

Sempre haverá questões ou coisas que vc nunca viu ou ouviu, a galera é criativa. Surge idéias diferentes a todo momento e as bizarrices não ficam de fora.

As primeiras entrevistas são sempre muito ruins porque vc está tenso(a) e o entrevistador as vezes também não tem muita experiencia no assunto. Mas após algumas entrevistas vc começa a ficar mais tranquilo(a), já conhece a rotina das perguntas as preocupações dos entrevistadores. É quando a coisa começa a fluir melhor e os resultados positivos começam a aparecer.

É claro que se você for um(a) sortudo(a) a oportunidade boa aparece logo de cara né.

[]'s

Provas de processo seletivo…tae uma coisa qued não é padronizada no mercado…Por experiência própria e de amigos,posso citar as seguintes situações:

1-Tem empresa que não aplica prova;
2-Outras aplicam prova de lógica,independente da linguagem;
3-Provas ridículas onde pedem para realiza um cálculo de Fibonacci ou mostrar os numeros primos…exercicios básicos
3-Prova com perguntas com nível de certificação SCJP;
4-Prova online onde se loga e se tem um tempo para responder as perguntas, geralmente específicas de J2SE

etc,etc,etc…

vc pode encontrar diferentes coisas

ae agora gostaria de iniciar uma nova discussão, qual seria a melhor maneira para uma empresa realizar um processo seletivo com a menor margem de erro?

Com certeza, um amigo meu entrou em uma empresa ae, multinacional e muito conhecida, onde fizeram ele conversar com um gerente la dos EUA por telefone.

Obrigado pela resposta de todos.

Não sei se muda muita coisa, mas as vagas as quais eu estou indo fazer entrevistas são para Trainees. Não sei se eles irão pegar muito pesado.

De qualquer forma estou revisando o que sei de J2EE (Struts, JSP, Hibernate) que é para o que a vaga se propõe.

Abraços!

Fiz hoje uma das entrevistas e nela fiz o que o amigo asaudate recomendou, fui sincero e com as perguntas que não sabia simplesmente disse que não sabia. A prova de hoje foi totalmente oral e envolveu orientação à objeto e sobre o funcionamento da JVM e coisas assim, mas essa era pra uma vaga de Analista Jr, fui super bem e a vaga é minha pelo que o entrevistador passou, só que como eu ainda tinha mais duas propostas que queria ouvir e que essas duas estão no processo final de seleção pedi um tempo para poder dar minha resposta, o que foi prontamente atendido pelo meu entrevistador, ponto positivo pra empresa.

Amanhã irei fazer outra entrevista e essa é para Programador mesmo, estou um pouco ansioso, vou dar uma revisada de novo e bora pras cabeças. :lol:

Valeu a força amigos.

Prova para Analista muito provavelmente cairá um teste para você realizar a modelagem UML, lhe dão um problema, pedem para você identificar os requisitos funcionais VS não funcionais.
E fazer os diagramas de Use Case, Classes e Seqüência.
Depois implementar em pseudo-código.

Além do que os colegas citaram, também acho importante você encarar as provas como uma avaliação de ambas as partes.

Certa vez fui fazer uma entrevista e me informaram que precisava de resolver uma prova para avaliarem melhor meus conhecimentos. Ao me deparar com questões como:

Imediatamente me levantei e respondi educadamente que não estava mais interessado na vaga.

[quote=CarlosEduardoDantas]Além do que os colegas citaram, também acho importante você encarar as provas como uma avaliação de ambas as partes.

Certa vez fui fazer uma entrevista e me informaram que precisava de resolver uma prova para avaliarem melhor meus conhecimentos. Ao me deparar com questões como:

Imediatamente me levantei e respondi educadamente que não estava mais interessado na vaga.[/quote]

pow ai eh complicado, eles acham o que?

A respeito do topico depender do cargo ele vai cobrar aquilo que ele espera na vaga, ou o que vc colocou no seu cv. As vezes eles fazem uma prova so para testar os seus conhecimentos com base no seu cv. E outras empresas nem isso cobra, um bate-papo com o gerente do projeto ou com um cara bem tecnico eh o suficiente para saber.
No meu caso eu recebi um problema e tive que resolver usando java, porem sem usar nenhum framework, a linguagem pura e implementar os conceitos de O.O.

Então provavelmente deveria ser vaga para estagiário ou programador júnior. Hoje em dia dificilmente alguém aplicaria uma prova em Java para uma vaga de C++ Sênior. Programar Java para Web é muiiiiitttoooo diferente de programar Batch em C++. Programar com MFC/ATL é mais diferente ainda.

Para vaga de programador sênior deve-se levar em conta linguagem e familiaridade com API e Frameworks.

Imagina contratar um programador que precisa ficar consultado e fazendo exemplos para entender melhor alguma API ou Framework… pois nunca usou. Aí não dá não né! Só se for júniorzão mesmo para demorar 30 minutos o que um programador sênior leva 10 minutos.

Geralmente nas provas que elaboro sempre tem perguntas tais como essa abaixo:

char c = ‘\u0000’;
System.out.println©;

Mas bem mais complexas, pois onde trabalhamos envolve muita manipulação de arquivos texto em diversos formatos e tipos. E por mais incrível que pareça, muitos programadores nem sabem a diferença de um formato de arquivo texto unix e windows. E muito menos ainda os padrões. O pior ainda são aqueles que nunca mexeram em sistemas financeiros e de telecom e falam que deviamos usar XML(pois aprendeu na faculdade e nem pensa direito e já começa a bolar o XML)… mas nem sabe que toda a base dos diversos sistemas interligados usam arquivos texto posicional ou delimitado como padrão de comunicação. Fora o desempenho e otimização. Pois o simples fato de tornar unicode o formato já causa problemas de gargalo no sistema, pois alguns arquivos chegam a mais de 30GB para interpretar.