Enums

Bom dia a todos!!!

Em meio a véspera de Natal, estou estudando para a SCJP por meio do livro da Kathy Sierra…

E surgiu uma dúvida sobre enums…
Eles são tratados muito parecidos com classes, “parecidos”…

O nome de um arquivo - fonte deve ser o mesmo de uma classe Pública, se houver uma classe pública…

Mas, se tivermos no mesmo arquivo-fonte um enum público ? o Arquivo - fonte tb deve ter o mesmo nome deste enum?

Se sim, então eu não posso ter um enum público e uma classe pública no mesmo arquivo…CERTO?

Obrigado para quem puder me ajudar!

Pelo que eu lembre, enums são classes que obrigatoriamente extendem a classe Enum… só isso!

Não :stuck_out_tongue: Você pode ter quantas classes/enums você quiser dentro de um mesmo fonte… claro que é uma boa prática separar cada um em um arquivo, por questões de legibilidade, ou você acaba com algo como…:

public class EnumTest {

public enum MyEnum{
		ONE,
		TWO,
		THREE;
	}

public enum MyEnum2 {
		FOUR,
		FIVE,
		SIX;
	}

private int atrib;

public EnumTest(){
		this.atrib++;
	}

public class EnumTest2 {
		// ...
	}

public class EnumTest3 {
		// ...
	}
}

E o main, repare que maneira ‘bonita’ de instanciar os objetos:

public static void main(String[] args) {
	    EnumTest testOne = new EnumTest();
	    EnumTest.EnumTest2 testTwo = testOne.new EnumTest2();
	    EnumTest.EnumTest3 testThree = testOne.new EnumTest3();

EnumTest.MyEnum enum1 = EnumTest.MyEnum.ONE;
	    EnumTest.MyEnum2 enum2 = EnumTest.MyEnum2.FIVE;
	}

Pelo que sei, depende de como você efetuar a declaraçao do enum.

Se você efetuá-la dentro da classe (como nos exemplos do MarceloS), o enum pode ser público e estar dentro de outra classe (como uma classe interna).
Porém se você declarar o enum fora da classe, ele vai precisar de um arquivo específico para ele. Como nos exemplos:

// Exemplo de declaração VÁLIDA de enum público

public class Enums {

public enum kindSize {

SMALL(1, "Small"), MEDIUM(2, "Medium"), BIG(3, "Big"), OTHER(0, null);