Galera eu to fazendo um programinha para troca de mensagens via bluetooth, e eu gostaria dde saber exatamente o core da aplicacao… alguem conhece algum tutorial cosbre com enviar/receber dados via blluetooth???
obrigado!!!
Ola,
Qual sua necessidade, pode dar delhes ? Voce quer fazer uma interacao entre dois celulares ou com outro computador?
Existem algumas implementacoes da JSR-82 no caso de celulares bluetooth deve ter a implementacao do próprio fabricante.
Ja no caso do Windows ou Linux eu recomendo a ótima implementacao da JSR-82 para Windows e Linux.
http://www.avetana-gmbh.de/avetana-gmbh/produkte/jsr82.eng.xml
humm… eu gostaria fazer com que dois ou mais celulares trocassem mensagens de texto. Uma duvida, entaum a implementacao da comunicacao via bluetooth varia para cada fabricante ou pra cada aparelho???
Na verdade é para ser a mesma coisa todas as implementacoes java para Bluetooth no celulares, pois devem seguir a JSR-82.
Minha observacao foi mal colocada, o que acontece é que alguns celulares que suportam Bluetooth e também Java simplemente nao tem a JSR-82 implementada. Nao sei se é o seu caso, qual o celular vc esta usando ?
Sobre sua duvida no caso de enviar e receber arquivos simplemente voce deve utilizar o profile Obex para esse atividade.
Esse link da Sun traz algumas informacoes e explica um pouco http://developers.sun.com/techtopics/mobility/midp/articles/bluetooth2/ , caso tenha dúvida manda ai.
Nos exemplos que vem no Wtk, tem um exemplo que faz o que vc está procurando.
Dá uma olhada lá.
C:\WTK22\apps\BluetoothDemo\
Executa o exemplo só pra ver se é isso mesmo, o resto é Ctrl+C Ctrl+V ehehheheh
Além disso, dê uma olhada numa rede bluetooth, pois ela tem algumas limitações como por exemplo:
- Um celular que se conecta é o mestre e o outro o escravo, ou seja,
a sua aplicação deve ter os dois sentidos, se quiser ter uma coisa mais interativa. - Numa rede bluetooth, cada Piconet só pode receber 7 conexões, ou seja, um celular servidor, ou um equipamento que sirva como servidor, como um PC por exemplo, pode ter no máximo 7 conexões simultâneas.
- Nem todos que implementam a JSR82 necessariamente tem a OBEX que é algo a parte, pois é aplicada tanto pra bluetooth, quanto pra IF, etc, mas nesse caso você pode fazer o tráfego como mostra no exemplo que eu acho que ele não usa o OBEX não. A vantagem do Obex é que o próprio sistema operacional do celular já reconhece que é um objeto transferido e cuida do resto, mas só vejo vantagem nele se a sua aplicação for desktop e precise enviar alguma coisa pro celular, mas como é uma conexão entre celulares não vejo vantagem em usá-lo, além de diminuir o range de celulares com tal tecnologia.
Abraço
Olá pessoal,
Stryder, vc conseguiu testar o Bluetooth Demo com sucesso.
Fiz o teste e dá erro.
Como fez?
Estou fazendo um jogo multiplayer de cartas para jogar em dois ou mais celulares via Bluetooth, tem alguma dica?
Valeu
Car, eu apenas executei o programa e funcionou a transmissão da imagem e tal. Não tive problema não. Mas qual o erro que vc está tendo?
Me diz aí, como está fazendo pra executar.
Quanto ao jogo, depende de qual é o seu objetivo:
- Se for apenas aprendizado, acho bastante interessante esse desafio, até porque além de aprender a tecnologia bluetooth, estará ainda aprendendo a parte de desenvolvimento de jogos.
- Se for pra desenvolver alguma coisa mais comercial, não acredito
que os jogos pra bluetooth ainda emplacaram não, então acho que deveria pensar em uma outra coisa.
Eu e mais um amigo estamos desenvolvendo um servidor de serviços bluetooth, mas ainda deve demorar um pouco pra ser melhor divulgado.
Esse servidor funcionará como um disponibilizador de WebService, só que no nosso caso seria um BlueService(Gostou do nome??? ehehe), pois então. Por isso eu me interesso bastante por esse assunto e se quiser discutir alguma coisa estamos aê.
Abraço
Então, a idéia é para aprendizado, é meu TCC.
Mas não manjo nada, estou entrando neste mundo agora, mas estou em esforçando e tenho muito material, se quiser algo.
O erro q aparece é “No devices in range”. Estou executando pelo Toolkit, procuro a figura no client e exibe este erro.
Estou fazendo certo?
Legal esse BlueService, rsss. Podemos sim discutir algumas idéias.
Como não manjo, posso contribuir com material.
Abração.
Claro rapá. Acho que a disseminação de conhecimento é a melhor forma de evolução e aprendizado.
A informática e em geral tudo que envolve tecnologia, está num ritmo muito acelerado devido a esse fato, das pessoas quererem contribuir umas com as outras.
Esse erro ocorre, mas na verdade não deveria ser considerado erro, e sim apenas um aviso, que te diz, ou a seu usuário que não existem dispositivos perto com bluetooth.
Você deve estar instanciando apenas uma aplicação! Você tem que instanciar duas aplicações, pra que uma seja a servidora e a outra a escrava. Quem se conecta é o mestre, ou cliente e que é conectado é o escravo ou Servidor. Aí sim conseguirá ver como funciona.
Abraço
Acho que é a edição 4 da WebMobile tem um otimo tutorial sobre Bluetooth com um exemplo de um jogo da velha multiplayer.
No benhui.net tem também um chat via bluetooth entre dois ou mais celulares.
http://www.benhui.net/bluetooth/bluechat.html
Galera, me interessei muito por este assunto, estou procurando um bom tema para o meu TCC, e gostaria de fazer o mesmo usando J2ME, alguem pode me ajudarr, e passar mais informações sobre troca de mensagens entre celulares atarves do bluetooth.
valeu…
boas pessoal também vou desenvolver uma aplicação com este tipo de tecnologia, mas no meu caso tenho de transferir ficheiros de um computador para telemovel.
Estou ainda na fase de pesquisa para decidir como o fazer. E pelo que vi não existe nenhuma API java gratuita que implemente o OBEX. Por isso queria-vos perguntar o que me aconcelham a usar.
E já agora sem o OBEX é possivel transferir ficheiros de computadores para telemoveis??
Para bluebotth, temos o benhui.com que tem um tutorial bem interessante sobre isso, além é claro dos exemplos que vem na própria WTK.
Quanto ao Obex, realmente é um protocolo que nem todos os celulares possuem, e acredito que ele não envie pastas, mas apenas arquivos ou objetos já identificados e padronizados, como cartões de visitas, notas, etc.
Mas isso você poderia fazer da seguinte maneira. Se na sua aplicação o usuário quiser levar um diretório inteiro, você primeiro na outra ponta deve construir ou criar a árvore de diretórios primeiro, depois é só jogar os arquivos em cada um. Pronto! rs
Abraço
Stryder,
Também estou fazendo meu TCC usando bluetooth, e queria saber se para rodar o exemplo C:\WTK22\apps\BluetoothDemo\ de computador para celular tem que ser feita alguma alteração no código, ou se eu tenho que gerar um executável desse exemplo, e rodar fora do NetBeans?
Ele funcionou de um celular Nokia para um Sony, mas ainda não consegui fazer com que ele funcione de um PC para um celular qualquer.
alguém já tentou isso?
Não da pra conectar PC e celular utilizando a jsr-82 no PC, tem que usar uma API desenvolvida pro PC mesmo, que tenha acesso aos drivers etc do SO.
Em benhui.net tem um exemplo de conexão entre PC e celular
Obrigada pela dica…pena que fui falar isso ontem com meu orientador, e já fui chamada atenção.
O site que me falou realmente é muito bom…obrigada mesmo.
Opa galera, como consigo conectar dois celulares, atraves de uma aplicação, tipow o código que eu crio q faz esta conexão.
Qualquer material sobre comunicação entre celulares via bluetooth é bem vindo…
Frede,
Já deu uma olhada no projeto marge?
Galera, tudo bem?
estou começando a estudar agora sobre java e bluetooth.
Gostaria de desenvolver uma aplicação que permita eu enviar um cartão de visita via o adaptador bluetooth do meu notebook para os celulares com bluetooth ativo ao meu redor.
Alguem pode me dar algum dica?
Abraços.
Padunic
Pessoal, existe um framework que faz isso e dispensa conhecer sobre a JSR-82.
Se chama Marge, e tem até representantes brasileiros. Além de ter uma boa documentação, existe uma lista de usuários que você posta dúvidas e os criadores te respondem. Vale a pena, usei para uma pesquisa de gradução e foi muito tranquilo. Dá uma conferida lá, tem exemplos no site também, é só baixar e ver rodando no mobile e/ou pc.