Erro AutoComplete

Olá, sou iniciante em programação java e estou com um problema em meu programa, alguém poderia me ajudar ?

Ex: Vou cadastrar um cliente com varias informações algumas são necessarias outra não, as que são necessarias se você não colocar da erro de validação, ae você tem q ir la e apertar com o mouse uma ou duas vezes na onde aparece a informação do auto complete e clicar novamente em cadastrar, caso contrario ele da o erro varias vezes, mas não aparece nenhum erro no console.

Alguem sabe o que pode ser ? Caso tiver com duvida só falar, não sei se fui bem claro.

voce setou a propriedade required=true? caso tenha setado nao a use. Outra solucao seria inicializar todos os campos dos autocompletes com os valores padrao no metodo @PostConstruct para que ele nao dê nullpointerexception caso seja esse erro que aparece para voce.

@PostConstruct
public void init() {
    Produto p = new Produto();
    p.setObjeto1(new Objeto());
    p.setObjeto2(new Objeto2());
    //Caso o autocomplete seja string
    p.setCampo1("");
}

onde esses objetos seriam os valores que voce setaria com os autocompletes. Lembrando que isso resolve se o problema do erro do autocomplete seja nullpointerexption, caso seja problema de valor obrigatorio, remova o atributo required=“true” do autocomplete

<h:outputText value="Conta Receita:" />
						<p:autoComplete value="#{clienteController.cliente.contaReceita}"
							dropdown="true" label="Conta Receita" required="true"
							scrollHeight="250"
							completeMethod="#{contaContabilController.completeContasContabeisReceita}"
							var="c" itemLabel="#{c.descricao}" itemValue="#{c}"
							converter="entityConverter" forceSelection="true" />

Esse é o erro que aparece:

Conta Receita: Erro de validação: o valor é necessário.

e mesmo assim eu colocando o valor ele aparece esse erro, ae você tem que ir la e clicar denovo na informação que sai do autocomplete e tentar cadastrar para dar certo…