Erro com o ConnectionFactory "No Situable driver found for jdbc[...]"

Tenho a seguinte classe ConnectionFacotory(); (Peguei de um outro projeto e somente mudei o endereço com que ele se conecta no banco de dados);

package br.com.solpoente.dao;

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;

public class ConnectionFactory {

public Connection getConnection() {
	try {
		Class.forName("com.mysql.cj.jdbc.Driver");
	} catch (ClassNotFoundException e) {
		System.out.println("ClassNotFoundException: " + e.getStackTrace());
	}

try {
		String parametros = "";
		parametros += "?autoReconnect=true" + "&useSSL=false" + "&useJDBCCompliantTimezoneShift=true"
				+ "&useLegacyDatetimeCode=false" + "&serverTimezone=UTC";
		return DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://127.0.0.1:3306/hotelsolpoente/" + parametros, "root", "");

} catch (SQLException ex) {
		System.out.println("SQLException: " + ex.getMessage());
		System.out.println("SQLState" + ex.getSQLState());
		System.out.println("VendorError: " + ex.getErrorCode());
		throw new RuntimeException(ex);
	}
}

}

Quando eu tento executar a aplicação, é mostrado o erro:

No suitable driver found for jdbc:mysql://127.0.0.1:3306/hotelsolpoente/?autoReconnect=true&useSSL=false&useJDBCCompliantTimezoneShift=true&useLegacyDatetimeCode=false&serverTimezone=UTC.

Observações: Eu utilizo o Maven para gerenciar as dependências desse projeto. Essa classe foi criada pelo meu professor, eu já utilizei ela em outros projetos (mudando somente o BD com que ele iria se conectar) e não dava esse tipo de erro.

O Driver MySQL de conexão não foi encontrado nas dependências do seu projeto!
Verifique o seu arquivo pom.xml e garanta que a dependência esteja adicionada.

1 curtida

Obrigado. A dependência estava adicionada no pom.xml, porém dentro do package “com.mysql.cj.jdbc” não tinha a classe “Drive”, depois percebi que eu estava usando a versão 6.0.6 do Maven. A solução foi atualizar para uma versão mais nova (a 8.0.7-dmr, nesse caso).

1 curtida