Olá,
Sou iniciante no mundo do java, mas tenho grande força de vontade pra aprender cada vez mais, porém a gente se depara com dificuldades e espero que vocês possam me entender e se possível uma ajuda.
Estava Seguindo um *.pdf Sobre games no celular, eu tenho instalado o Eclipse na minha máquina então eu instalei também o MOTODEV Studio for Java ME v2 e estou desenvolvendo nele.
O primeiro exemplo do *.pdf rodou normalmente, que seria criar um X no centro da tela e manipulá-lo com botões.
O meu problema está na execução do segundo exemplo desse *.pdf, o segundo exemplo trabalha com sprites, e erro está no momento que vai criar a imagem(sprite) eu coloquei a imagem na pasta /res do workspace escolhido pelo MOTODEV Studio for Java ME v2, não sei o que acontece que dá esse erro: java.io.IOException: Unable to find resource: /transparent.png
-O workspace escolhido: C:\Documents and Settings\usua\Desktop\Exemplo jogo Celular1
-imagem colocada na doretorio:C:\Documents and Settings\usua\Desktop\Exemplo jogo Celular1\CeluarSprite\res
já li a respeito e falaram que tem que colocar a imagem num .jar ou .jad, enfim se for isso eu não sei como configura isso. Se não for nem sei como resolve isso tb, alguém pode dar uma mão?
Eis o código:
Main Game Canvas with Sprites:
import javax.microedition.lcdui.*;
import javax.microedition.lcdui.game.*;
public class ExampleGameCanvas extends GameCanvas implements Runnable {
private boolean isPlay; // Game Loop runs when isPlay is true
private long delay; // To give thread consistency
private int currentX, currentY; // To hold current position of the 'X'
private int width; // To hold screen width
private int height; // To hold screen height
// Sprites to be used
private Sprite sprite;
private Sprite nonTransparentSprite;
// Constructor and initialization
public ExampleGameCanvas() throws Exception {
super(true);
width = getWidth();
height = getHeight();
currentX = width / 2;
currentY = height / 2;
delay = 20;
// Load Images to Sprites
Image image = Image.createImage("/transparent.png");
sprite = new Sprite (image,32,32);
Image imageTemp = Image.createImage("/nontransparent.png");
nonTransparentSprite = new Sprite (imageTemp,32,32);
}
// Automatically start thread for game loop
public void start() {
isPlay = true;
Thread t = new Thread(this);
t.start();
}
public void stop() { isPlay = false; }
// Main Game Loop
public void run() {
Graphics g = getGraphics();
while (isPlay == true) {
input();
drawScreen(g);
try { Thread.sleep(delay); }
catch (InterruptedException ie) {}
}
}
// Method to Handle User Inputs
private void input() {
int keyStates = getKeyStates();
sprite.setFrame(0);
// Left
if ((keyStates & LEFT_PRESSED) != 0) {
currentX = Math.max(0, currentX - 1);
sprite.setFrame(1);
}
// Right
if ((keyStates & RIGHT_PRESSED) !=0 )
if ( currentX + 5 < width) {
currentX = Math.min(width, currentX + 1);
sprite.setFrame(3);
}
// Up
if ((keyStates & UP_PRESSED) != 0) {
currentY = Math.max(0, currentY - 1);
sprite.setFrame(2);
}
// Down
if ((keyStates & DOWN_PRESSED) !=0)
if ( currentY + 10 < height) {
currentY = Math.min(height, currentY + 1);
sprite.setFrame(4);
}
}
// Method to Display Graphics
private void drawScreen(Graphics g) {
g.setColor(0xFF0000);
g.fillRect(0, 0, getWidth(), getHeight());
g.setColor(0x0000ff);
// display sprites
sprite.setPosition(currentX,currentY);
sprite.paint(g);
nonTransparentSprite.paint(g);
flushGraphics();
}
}
Main Midlet:
import javax.microedition.midlet.*;
import javax.microedition.lcdui.*;
public class ExampleGameSpriteMidlet extends MIDlet {
private Display display;
public void startApp() {
try {
display = Display.getDisplay(this);
ExampleGameCanvas gameCanvas = new ExampleGameCanvas();
gameCanvas.start();
display.setCurrent(gameCanvas);
} catch (Exception ex) {
System.out.println(ex);
}
}
public Display getDisplay() {
return display;
}
public void pauseApp() {
}
public void destroyApp(boolean unconditional) {
exit();
}
public void exit() {
System.gc();
destroyApp(false);
notifyDestroyed();
}
}