Erro na classe de conexão Firebird[RESOLVIDO]

Pessoal estou realmente começando a estudar banco de dados.
Estou com um problema logo na conexão.
Está aparecendo essa mensagem de erro:

Não foi possível conectar ao banco: Resource Exception. Unable to complete network request to host “localhost”.
Reason: Unable to complete network request to host “localhost”.

Desde já agradeço a paciência.
Se estiver algum erro na formatação do texto, só falar pra na próxima ser corrigido.
A minha classe de conexão está abaixo.

package Eco.ConexaoBanco;

import java.beans.Statement;
import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;
public class CriaConexaoBanco {
    public static Connection getConexao() throws SQLException {
    Connection con=null;
          try {
         Class.forName("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");
         con =
            DriverManager.getConnection(
               "jdbc:firebirdsql:localhost/3050:C:/ecosis/dados/cadastro.gbd",
               "sysdba",
               "masterkey");
            Statement stm = (Statement) con.createStatement();
      } catch (Exception e) {
         System.out.println("Não foi possível conectar ao banco: " + e.getMessage());

}
            return con;
   }
    public static void main(String args[]) throws SQLException {
        Connection conexao = new CriaConexaoBanco().getConexao();
    }
}

Cara da uma olhada no nome do seu banco de dados. As bases de dados Firebird tem extensão .FDB ou .GDB no seu código você colocou .GBD, veja se não é isso.

Não é isso cara.
Depois que poste verifiquei este erro.
Ajeitei mas continua dando a mensagem do host.

Outra coisa: da uma olhada no seu import, vc ta importando java.beans.Statement, se eu não me engano o import correto é java.sql.Statement Outro detalhe que acho que talvez nem esteja fazendo diferença mas no seu main você só deve colocar:
Connection conexao = CriaConexaoBanco().getConexao();

sem esse new, já que o método que você está chamando já vai instanciar a conexão com o banco.

Se ainda não der certo, tira a porta padrão do firebird, o 3050. Aqui tenho uma classe conectando numa base assim o:
jdbc:firebirdsql:localhost:/home/delki8/desenvolvimento/bancos_de_dados/estudo.fdb

Cara não deu certo.
Vamos do básico.
O primeiro de tudo é instalar o ODBC. Não é isso?
Depois coloca o firebirdsql.jar, firebirdsql-full.jar, firebirdsql-pool e firebirdsql-test dentro Drivers em Serviço.
Existe mais algum outro passo?

Estou usando o firebird 1.5.

Eu costumo usar o firebird 2.1, não conheço o 1.5 direito. Nas minhas importações eu coloco só o firebirdsql-full.jar nem coloco os demais.

Você podia passar a mensagem de erro completa, do jeito que ela ta aparecendo no console pra gente tentar descobrir junto.

Na verdade você só precisa:

• Instalar o Firebird na tua máquina
  • Incluir o driver JDBC ao classpath, eu utilizo o JayBird (jaybird-full-2.1.6.jar)

Não precisa outro jar

Outra coisa, normalmente o usuário padrão é SYSDBA (em maiúsculas) e não sysdba.

Você consegue se conectar fora do java ? Digo isso porque o erro é ao localizar o “localhost”

A mensagem de erro é essa mesmo que postei em negrito.
Eu instalei o firebird.
Essa parte incluir no classpath é em drives em serviço, não é isso?

Pois é. Eu estava conseguindo, mas depois desinstalei e instalei, mas agora não consigo acessar a base atraves do IbExpert.

Vacilo meu, tinha que ter visto se o FB tava rodando primeiro.

“Where is classpath” justificado :wink:

Com “incluir o jar do firebird no classpath” quero dizer que incluir o arquivo em uma pasta qualquer do seu projeto não quer dizer que ele irá usá-lo, para isso é necessário adicioná-lo ao classpath da sua aplicação. Pelo eclipse / netbeans é bem fácil fazer isso.

Mas claro, primeiro tens que resolver o problema do firebird que não está rodando.

Galera obrigado eu conseguir resolver a bronca da conexão.
No código apenas troquei a extensão do banco.
Mas a bronca tava no firebird mesmo, eu reinstalei e funcionou a parada.
Muito obrigado aí pela ajuda.
Mas vou continuar por aqui qualquer coisa eu coloco a duvida aqui.
Abraço.

A perfeito, não esquece de colocar [RESOLVIDO] no tópico só pra servir de consulta pros outros usuários.

Pronto. Valeu