Estou tendo dificuldades em compilar programas: sempre aparece “javac não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operavel ou um arquivo em lotes”. Alguém pode me dar uma luz?
Não sei se entenderam minha dificuldade, nem sei se estou fazendo certo. O q ocorre é q no prompt de comando eu tento compilar um programa qq escrito no Crimson editor e aparece aquele aviso.
kra vc tem que colocar o javac no classpath do windows
da uma olhada nesse tutorial
Cara vc precisa colocar a pasta bin do diretório da sua jdk no path do sistema operacional.
No caso do windows vc pode executar o comando.
path=%path%;Java_Home/bin
ou
path=%path%:Java_Home/bin
para linux
JAVA_HOME=diretório do seu jdk
CLASSPATH=.;%JAVA_HOME%/bin
Primeiramente baixe o JDK no site da sun.
após ter baixado e instalado siga os seguintes passos :
Clique com o botão direto em Meu computador, vá em Propriedades, vá na aba Avançado, lá em baixo tem um botão com o noma Variáveis de Ambiente, clique nele, vai ter um item com o nome Path, dê dois cliques nele, abrirá uma nova janela, onde estiver escrito Valor da variável, vo cê não modifica o que está escrito lá, apenas vai no final coloca um ; (ponto e virgula) e informa o caminho onde foi instalado o JDK (C:\Arquivos de programas… )
Abraço e boa sorte.
Pessoal, já tentei isso tudo, digitei o path no prompt, configurei as Variaveis de usuário conforme o tutorial indicado pelo giovaniufop, mas continuo com o msm problema… E eu baixei sim o jdk1.7.0, q é onde está o compilador, certo? Há algo mais q eu possa fazer???
[quote=eletrik]Pessoal, já tentei isso tudo, digitei o path no prompt, configurei as Variaveis de usuário conforme o tutorial indicado pelo giovaniufop, mas continuo com o msm problema… E eu baixei sim o jdk1.7.0, q é onde está o compilador, certo? Há algo mais q eu possa fazer???
[/quote]
o mid_ te deu uma boa explicação, mas acho que você não entendeu e o tutorial está meio confuzo para um iniciante que nunca mexeu com as variáveis de ambiente.
faça o seguinte:
pelo que vc falou seu javac.exe deve esta nesse endereço, de uma olhada se está lá.
C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_09\bin
senão estiver clique em pesquisa aponte para a unidade onde o jdk esta instalado e procure por javac.exe
feito isso volte nas variáveis de usuário, se não tiver na parte superior crie a variável Path e adicione o endereço do javac.exe no campo valor
que provavelmente deve ser o mesmo que citei acima.
logo apóz crie a variável JAVA_HOME, tudo em letra maiúscula e adicione o mesmo endereço menos o ultimo diretório
exemplo:
C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_09
ATENÇÂO
não mexa nas variáveis de ambiente somente nas de usuário se não tiver na de usuário crie e atribua o valor
Fiz isso sim, Paulino, e não deu jeito. Agora eu tô programando com o JCreator e tô conseguindo rodar meus programinhas, msm q aos trancos e barrancos…
eletrik, se você está aprendendo Java agora a dica que te dou é para começar com o bloco de notas ou, no máximo, um editor como o Notepad++.
Pra você aprender a importar, extender, implementar, depurar o código, compilar, executar etc. na mão.
É o melhor pra aprender… depois você parte pra uma IDE.
Abraços,
cara, tenho um tutorial bacana e bem simples que eu professor da facul passou, se quiser me dá um toque que eu te mando.
Obrigada, tô aprendendo no Jcreator por indicação do prof da facul msm…então, é exigência, e o bloco d notas parece meio ultrapassado, não?
Ultrapassado em se tratando de digitação de textos até concordo, mas no caso de início de aprendizado Java não é ultrapassado não. Pelo contrário, é o mais indicado.
Se você pegar um livro do tipo “Java para iniciantes” vai perceber que, geralmente, indica-se que seus primeiros códigos sejam feitos no bloco de notas mesmo.
Experimente o Java - Como programar, dos Deitel, ou Use a Cabeça - Java… vai perceber que o que estou falando realmente procede.
Abraços,
O problema foi resolvido ou não?
Flw.
O que o Pimenta falou realmente é importante para que você possa se acostumar com a sintaxe da linguagem é até mesmo aprender a identificar os erros sem a ajuda de ide.
Abraço.
Cara, eu iniciei no notepad e achei super dificil mas, vc aprende a identificar os erros no codigo. Claro que com uma IDE é bem mais rápido, Eu indicaria o notepad primeiro.