Galera, eu criei as seguintes classes:
// classe Jogo
import java.util.Random;
public class Jogo {
private int[] nros = new int[7]; // vetor que armazenará o jogo
private Random nroAl = new Random(); // cria um gerador de nros aleatórios
// construtor
public Jogo() {
// corpo vazio
} // fim construtor
// retorna o vetor nros
public int[] getNros() {
return nros;
} // fim int[] getNros()
// gera um jogo com nros aleatórios
public void geraJogo() {
int nro, i = 0;
boolean saiu;
while(i < nros.length) {
nro = 1 + nroAl.nextInt(80); // 1 - 80
saiu = false;
int j = 0;
// percorre todo o vetor para verificar
// se o nro gerado já saiu
while(j < nros.length && !saiu) {
if(nros[j] == nro) // nro já saiu
saiu = true;
j++;
} // fim while(j < nros.length && !saiu)
// se o nro ainda não saiu,
// insere-o no vetor
if(!saiu) {
nros[i] = nro;
i++;
} // fim if(!saiu)
} // fim while(i < nros.length)
} // fim void geraJogo()
// retorna representação String do objeto Jogo
public String toString() {
return String.format("%d %d %d %d %d %d %d\n",
nros[0], nros[1], nros[2], nros[3],
nros[4], nros[5], nros[6]);
} // fim String toString()
} // fim class Jogo
// classe Principal
public class Principal {
/**
* @param args
*/
public static void main(String[] args) {
// TODO Auto-generated method stub
Jogo[] jogos = new Jogo[10];
for(int i = 0; i < jogos.length; i++)
jogos[i].geraJogo();
for(int i = 0; i < jogos.length; i++)
System.out.println(jogos[i]);
} // fim main
} // fim class Principal
só que na hora da execução ocorre a seguinte exceção:
[color=red]Exception in thread “main” [/color]java.lang.NullPointerException[color=blue] [/color]
[color=red]at Principal.main([/color]Principal.java:12[color=blue] [/color][color=red])[/color]
eu não estou conseguindo resolver isso… se alguém puder me ajudar, eu fico muito grato.
[]'s