Erro na hora de COMPILAR

Galera sou novo tanto no GUJ como na programação em JAVA. Vendo algumas aulas na internet, sobre a linguagem comecei a estuda-lo.
Porem estou com um problema na hora de compilar o arquivo .class, pois esta mostrando a seguinte frase: Erro: O mÚtudo principal nÒo foi encontrado na classe HelloWorld; defina o mÚtudo principal como:
public static void main(String[] args)

O que está escrito no meu editor de texto que e bem simples (Notpad++) é o seguinte:

public class HelloWorld {

public static void main(String[] args) {

System.out.print("Oi Mundo!");
}	

}

Por favor me ajudem galera, Obrigado a todos.

O erro está na compilação ou execução? Prq ao meu ver está tudo correto na sua classe.

Então Ramon quando eu abro o prompt de comando e digito
javac HelloWorld.java ( e criado um novo arquivo .class )
Então eu vou para a 2º etapa que e executar o arquivo .class
java HelloWorld ( Mas para minha supresa da esse erro que mencionei )

Conseguiu entender ?

Cara arquivo HelloWorld.java:

public class HelloWorld{
	System.out.print("Oi Mundo!"); 
}	
}

compilar: javac HelloWorld.java
executar: java HelloWorld
Não tem como isso dar errado.

Pois é pra mim tambem não teria como dar errado. Mas está aparecendo essa msg ai toda vez que executo.
Estou fazendo igual o video: http://www.youtube.com/watch?v=c_q6xn_hyZE&list=SPA03DEA5320ECBF85 apartir dos 13:30min
Não sei mais o que fazer :confused:

Não tem lógica este erro. O código está correto.

Verifique sua instalação do Java. Remova e instale novamente, não sei. :?

Essa mensagem está muito estranha… O erro quando não encontra o main deveria ser:

Exception in thread “main” java.lang.NoSuchMethodError: main

E não isso que você postou… que jvm você está utilizando? Baixou um jdk ou jre da internet?

Digite no prompt java -version e poste o resultado.

fredericomaia10
Então, executei o procedimento que voce falou e realmente não funcionou :confused:

rogelgarcia
Então eu não faço ideia o porque deste problema.
versão que estou utilizando e:
Java SE Development Kit 7u11
Java SE Development Kit 7u10 Demos and Samples Downloads

comando “java -version”
java version “1.7.0_11”
Java ™ SE Runtime Environment (build 1.7.0_11-b21)
Java HotSpot ™ 64-Bit Server VM (build 23.6-b04, mixed mode)

Ajuda em alguma coisa?

obs: O pior de tudo e porque e criado o arquivo .class na pasta normal, so que não aceita o ultimo comando “java”.

Cara,vc já testou no eclipse ou netbeans para ver se funciona?

Verifique se o nome do arquivo .java esta igual ao nome da classe

Ramon Pires
Não, porque não tive nem um contato com ele, não sei mecher nele porque assim mano estou aprendendo agora através desse curso:

Então no curso deu certo, so que aqui não esta dando, então nem tentei no eclipse ou netbeans porque o professor la não mencionou eles ainda entede?

rof20004
Sim, ambos estão com o mesmo nome, inclusive igual está no video acima que postei estou fazendo.

Você me mandou uma mp sobre o seu problema,logo eu te disse que era para você dar uma olhada na apostila da caelum. Lá você vai ver o básico para criar uma aplicação no eclipse,olha lá como faz e diz se está funcionando o seu código.

Tentaria duas coisas

Colocar a classe dentro de algum pacote.

Usar um JDK 1.6. (o meu é 1.6 e funciona isso que voce postou)

Ramon Pires
Gostei muito do jeito que ele ensina cara, por isso que não olhei a apostila da caelum, mas enfim OBRIGADO por ter ajudado e ter dado dicas.

rogelgarcia
Baixei uma outra versão do java, no caso a mesma que está sendo utilizada na video-aula porem mesmo assim não funcionou.

Obrigado a todos que responderam ao topico. (aos moderadores se quiser ja pode exclui-lo)

Por acaso você estava usando um package nesta classe?

Por exemplo, se você criar um arquivo Teste.java:

public class Teste {

System.out.println("Hello World!");
	}
}

E colocar esse arquivo dentro de C:\Projeto, com um prompt de comandos, vá até essa pasta e digite:

C:\Projeto> javac Teste.java
C:\Projeto> java Teste

Ele vai imprimir um Hello World!.

Por outro lado, se você escrever outro arquivo, agora colocando o package abc:

package abc;

public class Teste {

System.out.println("Hello World!");
	}
}

E colocar esse arquivo dentro de uma pasta abc dentro de C:\Projeto. No prompt (ainda em C:\Projeto)

C:\Projeto> javac abc\Teste.java
C:\Projeto> java abc/Teste

Ele vai imprimir um Hello World!.

Se digitar somente java Teste, mesmo que você esteja dentro da pasta abc, não vai funcionar. Nem java abc\Teste adianta, tem que ser a barra normal /

TLDR: Ao colocar classes dentro de packages, os comandos para executar o programa mudam.

Bruno Laturner
Estou usando um “TESTE.JAVA”. Conforme voce falou criei uma pasta no disco C:\ e dentro dela salvei o arquivo.
HelloWorld.java no formato Java Source file (*.java).
Vou ao prompt e digito: javac HelloWorld.java da certo e criado um outro arquivo, porem .class.
O segundo comando java HelloWorld não da certo, da o erro que mencionei acima é não imprimi a frase “Oi Mundo!”

Novamente te pergunto, existe um package na primeira linha do teu arquivo java?

Se puder anexe o arquivo .java aqui no forum para podermos ver o que está acontecendo.

[color=violet]public class[/color] HelloWorld [color=red]{

}[/color]

Digito isto ai, logo em seguida salvo ele na pasta C:\Projeto, as cores das letras mudam, ficam no estilo desse post. Logo apos termino de digitar no editor de texto para ficar igual postei mais acima e vou no prompt executalos.
Não existe nem um package não.

Vamos lá novamente:

1. Criar a pasta C:\Projeto
  2. Criar um arquivo texto com o nome HelloWorld.java e salvar dentro de C:\Projeto
  3. Editar o arquivo HelloWorld.java com o notepad e digitar o seguinte texto:

[code]
public class HelloWorld {

System.out.println("Oi mundo!");
}

}[/code]4. Salvar o arquivo HelloWorld.java
5. Abrir o prompt de comandos, e navegar até C:\Projeto
6. Digitar javac HelloWorld.java e apertar a tecla Enter
7. digitar java HelloWorld e apertar a tecla Enter.

Olá amigo, eu também tive este mesmo problema na primeira vez e vendo este mesmo curso, aí deletei o .class e o .java e tentei criar novamente… E misticamente funcionou oO Tenta deletar o .class e o .java e fazer o mesmo procedimento que eu. Boa sorte!