Erro no return

Olá pessoal tudo bem? Estou iniciando na programação em java, e por estar devidamente acostumado a programar em C, na faculdade que estudo estou meio encucado com um negocinho aqui.
Minha Duvida é o seguinte , tenho que fazer um software que calcule porcentagem de erros, para isto tenho que fazer um calculo que calcule o valor provavel de minhas variveis para pra achar o menos errado, o calculo constitui-se no seguinte; voce soma todos os valores das suas variaveis e divide pela quantidade de valores que voce tem, moleza.
Para isto fiz uma funcao em minha classe erro pra fazer este calculo, porem esta dando um erro no return da função que eu nao estou identificando qual que é. vejao só a funcao:

public float ValorProvavel(ArrayList ListaFloat){ // lista com os valores da variaveis
float somatorio;
int i=0;

for(i=0;i<ListaFloat.size();i++){
            somatorio  =+ ListaFloat.get(i);  
        }

return (somatorio/ListaFloat.size());  // o erro esta aqui, a classe nem compila

}

para mais estou usando netbeans 6.7.1

se alguem puder me ajudar ficarei agradecido, vlw

ps.: me perdoem os erros de portugues.

você não inicializou a variável somatorio.

import java.util.ArrayList;// importe

public class ja {

public float ValorProvavel(ArrayList ListaFloat){ // lista com os valores da variaveis
float somatorio =0; // atribua zero a variavel para inicializa-la e torna-la um acumulador
int i=0;

for(i=0;i<ListaFloat.size();i++){
somatorio =+ ListaFloat.get(i);
}

return (somatorio/ListaFloat.size()); // o erro esta aqui, a classe nem compila
}

}

O problema é que a sua variável somatorio não foi inicializada, mude a linha da declaração para ficar assim:

float somatorio = 0;Isso vai resolver. Como você tá começando agora no fórum, vou te falar pra ler esse tópico, pra você pegar umas dicas, tipo usar as tags code, entre outras coisas.

Blz? Flw! :thumbup:

Bastaria vc inicializar o a variável somatorio ,
Lembrando de uma lida heim

http://www.guj.com.br/posts/list/50115.java

para saber como criar mais visíveis a todos .

Ooh, galera brigadão vocêis são os caras, desculpem a falta de formatação do codigo, da proxima eu coloco do jeito que todo mundo faz, mas, mais uma vez, VLWWWW mesmooooooooooo abraços!!!

Algumas dicas no seu código:

1. Declare as variáveis o mais próximo possível de onde for usa-las, e no menor escopo possível, no caso do for, você pode declara-la dentro do for:
for (int i = 0; i < listaFloat.size(); i++) {
    somatorio += listaFloat.get(i);
}
  1. Use as convenções de código do Java. Nomes de método e de parâmetros tem letras minúsculas, seguindo o padrão camelCase. Classes, interfaces e demais tipos, começam com letra maiúscula, no padrão PascalCase. Constantes são com todas em maiuscula, com termos separados por _.
  2. Use listas através da interface List, não através do seu tipo específico. Isso permitirá que seu método suporte mais de um tipo de lista e é útil também caso você queira trocar a implementação da lista no futuro. A criação da lista fica assim:
List<Float> listaFloat = new ArrayList<Float>();
  1. Dê preferência ao laço “for each”, quando possível. Ele deixa o código mais claro e evita erros comuns.

Seu código com essas modificações fica assim:

[code]
public float valorProvavel(List listaFloat){ // lista com os valores da variaveis
float somatorio = 0;

for(float valor : listaFloat) {
somatorio += valor;
}

return (somatorio/listaFloat.size());
}[/code]

Não Esqueça de editar o Título adicionando a tag [RESOLVIDO] no final do Título , Depois tirar suas duvidas.