ERRO - Novo Projeto JAVAFX no NETBEANS 11

Olá pessoal, estou tentando criar um novo projeto com JAVAFX no NETBEANS 11.1 com o UBUNTU 18.04. Tentei de várias formas configurar, reinstalei JDK, alternei entre JDK 13 e OpenJDK, instalei openjfx, mas nada. A mensagem de erro que aparece é a seguinte:

Failed to automatically set-up a JavaFX Platform.
Please go to Platform Manager, create a non-default Java SE platform, then go to the JavaFX tab,
enable JavaFX and fill in the paths to valid JavaFX SDK and JavaFX Runtime.
Note: JavaFX SDK can be downloaded from JavaFX website.

Você precisa baixar o SDK do FX a parte, é como se fosse o Android, tem um sdk próprio.

JavaFX SDK pode ser baixado em JavaFX website.

Então já fui até lá, mas ele diz que JavaFX já vem incluso no JDK 13, e eu já tenho o JDK 13 instalado

Então já fui até lá, mas ele diz que JavaFX já vem incluso no JDK 13, e eu já tenho o JDK 13 instalado

Não sei se o Netbeans 11 fornece suporte ao JDK 13


Edit, ainda não oferece suporte mesmo. Vc pode usar o Intellij

Deployment platforms
Apache NetBeans 11.0 runs on JDK 8, 9, 10, 11, and 12.

fonte: http://netbeans.apache.org/download/nb110/nb110.html

Não lembrou em qual versão do JDK ocorreu, mas ele foi removido e agora tem que ser baixado separadamente.

No Ubuntu vc pode instalar com

sudo apt install openjfx

E aqui tem as instruções pra configurar:

https://openjfx.io/openjfx-docs/#IDE-NetBeans

Ocorre que hj ainda diz no site da oracle que o fx vem incluso. Acredito que o netbeans realmente não suporte mesmo.

NetBeans 11.2 suporta Java 13
NetBeans 11.3 suporta Java 14

Para Baixar o JavaFX
https://openjfx.io/

JavaFX 14 requer JDK 11 ou posterior.

1 curtida

@j-menezes, blz? Cara, vi que agora o próprio desenvolvedor cria sua JRE, vi muita informação mas não consegui processar, vc manja fazer isso?

Isso é feito usando Jlink.
Com ele pode gerar uma JVM modularizada reduzida a necessidade do programa.

Caso contrario, funciona igual sempre foi, desde que adicione os modulos necessarios na chamada.

No NetBeans tem essa opcao JLink nas propriedades de compilacao.

Já no JDK 14 dá pra gerar uma imagem nativa usando jpackage, seja ela resultante do JLink ou não.

Testei aqui, e tá funcionando.

É uma opçao a mais, será otimo para portar nas lojas nativas das plataformas.

1 curtida

Entendi… Mas isso substitui a jre né?

Sim

1 curtida

Se alguém ainda estiver passando pelo problema do JavaFX eu tenho a solução, vou passar por partes o que precisa fazer. (Teste com NetBeans 12.0)

1º) Acesse o link https://www.oracle.com/java/technologies/javase/javase-jdk8-downloads.html, você irá escolher o download que é compatível com seu sistema operacional, aceite o “Contrato de Licença de Rede de Tecnologia da Oracle para Oracle Java SE” clicando no quadradinho e depois clique em “Baixar…”.

2°) Se tiver uma conta da Oracle entre em sua conta para poder fazer o download, se não tiver você terá que criar, se ficar em dúvida quanto ao “Título da Função”, “Telefone de Trabalho” e “Nome da Empresa” não se preocupe, se não estiver trabalhando no momento coloque algo que você ache melhor, eu por exemplo trabalho em uma empresa que não é minha e não tem a ver com a Oracle então eu coloquei algo que estou fazendo como freelancer deixando informações como:
Título da Função: Desenvolvedor
Telefone de Trabalho: “O meu próprio número”
Nome da Empresa: Sem nome
PS: Eu recomendaria não mentir em algumas informações pois você está enviando isso para um empresa!
Após tudo concluído um e-mail de validação será enviado para você, vá ao seu e-mail, clique no botão que aparece e valide sua conta, volte ao site e entre em sua conta para iniciar o download.

3º) Após baixar inicie o instalador e deixe ele terminar de instalar, quando pronto abra o NetBeans, clique em “New Project…”, crie um projeto JavaFX e agora sim vem a parte em que nós vamos configurar o NetBeans, clique em “Manage Platforms…”, depois em “Add Platform…”, “Next >”, Selecione a pasta “jdk1.8.0_261” em “C:\Program Files\Java”, “Next >” de novo e por fim em “Finish”, agora voltando a primeira janela mude o “JavaFX Platform” para o perfil que criamos (JDK 1.8), pronto, aproveite seu NetBeans com JavaFX. :wink:

4 curtidas

Funcionou aqui, passei o dia a procura de tutoriais e nenhum funcionou muito obrigado!!

1 curtida

Valeu, irmão. Funcionou aqui.

1 curtida

Sei bem como é rs, de nada! :v:t2::slightly_smiling_face:

De nada amigo! :v:t2::v:t2:

Esse tópico já está marcado como resolvido, então esse meu comentário pode parecer meio estéril, mas tem sua importância.

JavaFX 8 está superado em relação ao JavaFX 18.0.1, claro que mantem a compatibilidade, mas foram adicionados muitos recursos, corrigidos bugs, melhorado performance.

Mas a partir do Java 9 é modular.